Aqueles que andam na lei de Deus são abençoados

Aqueles que andam na lei de Deus são abençoados
Texto: Salmos 119:1-8

Introdução: Primeira estrofe do Salmo 119 – Fala da bênção que a palavra de Deus é para nós. Neste sermão vamos considerar porque devemos reconhecer a palavra de Deus como uma bênção e o que devemos fazer como resultado.

1. As bênçãos vêm porque Deus está conosco (v. 1, 8)

A. Esta passagem começa com o reconhecimento de ser abençoado (v. 1) - podemos ser abençoados porque Deus não nos abandona (v. 8)
B. Deus é o doador de todas as coisas boas (Tiago 1:17; Genesis 8:22) - Suas bênçãos são um testemunho d'Ele (Atos 14:17)
C. Muitas bênçãos são dadas a todos, independentemente da resposta a Deus (Mateus 5:43-45)
D. "Nele tudo subsiste" (Colossenses 1:17) - o homem não pode existir sem Deus

2. Nós somos abençoados quando observamos os seus testemunhos (v. 1-2, 5, 8)

A. No entanto, é verdade que todos os homens são abençoados por Deus, porém aqueles que seguem a sua palavra desfrutam de bênçãos adicionais
B. Muitos não veem a expectativa de Deus para nós obedecer a Sua palavra como uma bênção - eles veem a autoridade de Deus como uma prisão da qual eles desejam ser livres (Salmo 2:3); no entanto, o caminho do transgressor é difícil (Provérbios 13:15); seguir a palavra de Deus significa evitar as armadilhas do pecado (Provérbios 13:21)
C. Para ser abençoado, devemos observar seus testemunhos (v. 2) - devemos obedecer ao Senhor (Mateus 28:20)
D. Quando obedecemos, temos de ser irrepreensíveis (v. 1) - não pode ser acusado; exige obediência consistente (1 Pedro 2:12); as pessoas vão procurar nos acusar, mas não devemos tornar isso fácil para eles
E. Nossos caminhos são estabelecidos quando nós o seguimos (v. 5) - estabilidade (Mateus 7:24-27)
F. Devemos resolver a obedecer (v. 8) – a fidelidade não vai acontecer por acidente (Mateus 7:13-14)

3. Devemos buscar a Deus de todo o coração (v. 2, 4)

A. Observar os seus testemunhos leva o homem a ser abençoado, mas devemos fazê-lo de todo o coração - esforço total e completo; afeta todo o nosso ser (Provérbios 4:23)
B. Isso significa que Deus deve ser a nossa maior prioridade (Mateus 6:33)
C. Isso significa que nossas vidas devem ser completamente entregues a Ele (Romanos 12:1, Lucas 9:23)
D. Isso significa que devemos seguir a Sua palavra (V. 4) - exige esforço diligente (2 Pedro 1:3-10)

4. Devemos evitar o pecado e manter a consciência limpa (v. 3, 6)

A. Muitos acreditam que os cristãos podem "continuar no pecado" sem preocupação (Romanos 6:1-2) - aqueles que ensinam isso, estão pervertendo a palavra de Deus (Judas 4)
B. A palavra de Deus é o caminho da retidão (Salmo 119: 172) - que nos treina na justiça (2 Timóteo 3:16); por isso temos de nos esforçar para evitar o pecado (1 João 2:1)
C. Devemos também manter a consciência limpa (v. 6) - mas a nossa consciência deve ser treinada pela palavra de Deus (Atos 23:1; Hebreus 5:14)

5. Devemos dar graças com um coração reto (v. 7)

A. Começamos considerando as bênçãos de Deus – isso deve levar-nos a dar graças continuamente (Hebreus 13:15); não tomar as bênçãos de Deus de qualquer maneira
B. Dar graças com um coração reto significa que devemos seguir a Sua palavra - Por quê? ... Graças expressas em oração (Colossenses 4:2); Deus ouve a oração dos justos (1 Pedro 3:12)
C. Quanto mais se conhece a vontade de Deus em Sua Palavra, mais gratos devemos ser (v. 7)

Conclusão

A. Por que devemos prestar atenção à palavra de Deus e segui-la? ... É a maneira de receber maiores bênçãos de Deus
B. Esteja disposto a obedecer (v. 8) - Deus nos abençoa (2 Timóteo 4:7-8)

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem