Vigiemos e sejamos sóbrios

Vigiemos e sejamos sóbrios
Texto: I Tessalonicenses 5:6
Introdução: A palavra "vigiar" aparece 61 vezes na Bíblia. A palavra "vigiar" significa permanecer acordado, estar alerta, sóbrio e ao contrário de estar dormindo e inconsciente do entorno. 
O arrebatamento da igreja (a nossa bem-aventurada esperança) pode ocorrer a qualquer momento. Devido a isso, não deveríamos estar dormindo, mas sim ser cristãos atentos.
Há pelo menos seis coisas importantes que o cristão deve vigiar.

I. Vigie o que você pensa. II Coríntios 10:5

[post_ad]A. Muitos cristãos não conseguem levar seus pensamentos em cativeiro pelo Senhor. Em vez disso, eles são dominados por pensamentos negativos e mal que influenciam a atitude (Provérbios 23:7a). Eventualmente, você se torna o que você sempre pensa.
B. Ao primeiro sinal de maus e negativos pensamentos, devemos recusar e combatê-los; preenchendo nossos corações e mentes com o que bom e positivo (Filipenses 4:8).

II. Vigie o que você vê. Salmo 141:8a

A. Um dos desperdiçadores mais eficazes de Satanás do valioso tempo e energia é a televisão. A televisão é a visão do diabo. Milhões de pessoas estão sendo lavadas diariamente por cenas de imoralidade e violência em programas de TV. Mesmo comerciais e anúncios estão cheios de pontos turísticos de homens e mulheres seminus.
B. O que Jesus quer que vejamos? Certamente não é a sujeira diária e o lixo do mundo, mas aquilo que ajuda o nosso crescimento espiritual e fortalece a nossa fé. (Salmos 119:18). 

III. Vigie o que você ouve. Provérbios 23:12

A. Nós vivemos em uma sociedade que está constantemente alagada e bombardeados com música barulhenta e irritante, linguagem obscena, abuso verbal, fofocas e pessoas amaldiçoando - cada um competindo por nossa atenção e audiência. Devemos habitualmente filtrar o que ouvimos e rejeitar tudo o que é anti-Deus e anti-bíblicos.
B. Devemos prestar mais atenção ao estudo da Palavra de Deus e os gritos dos pobres e necessitados, os solitários e os que estão perecendo. (Romanos 10:17 - Provérbios 21:13).

IV. Vigie o que você fala. Mateus 12:36-37

A. Todos nós podemos lembrar casos em que as nossas observações irresponsáveis feriram sentimentos. Se não tivermos cuidado com o que dizemos, vamos sempre trazer mais mal do que bem.
B. Temos que tornar um hábito de pensar pelo menos duas vezes antes de dizer algo sensível. Às vezes, a boca é muito mais rápida do que a mente! (Provérbios 15:1 - Colossenses 4:6)

V. Vigie o que você faz. Colossenses 3:23 - I Coríntios 10:31.

A. Somos salvos pela graça mediante a fé em Cristo (Efésios 2:8-9). Mas depois da salvação, a nossa profissão de fé cristã deve ser apoiada por boas obras. De todas as pessoas, os cristãos devem ser o número 1 e campeões de boas obras (Efésios 2:10 - Tito 2:14).
B. Não importa quantas vezes dizemos e confessamos nosso cristianismo, as pessoas gostariam de ver a diferença. Eles vão observar e julgar-nos por nossos atos e ações.
C. Ações de verdade falam mais que palavras! Às vezes as pessoas se tornam surdas ao que estamos dizendo, porque nossos atos soam tão fortes! Se você diz que é um cristão, então, aja e viva como um! Vamos fazer mais e falar menos!

VI. Vigie aonde você vai. Provérbios 9:6

A. Alguns cristãos estão tão ocupados e vão a qualquer lugar durante a semana, exceto a igreja. Parece que até mesmo entre os professos crentes, jogos e festas se tornaram mais populares que a oração, o culto de estudo bíblico, e ganhar almas. As pessoas estão se tornando mais amantes dos prazeres do que amantes de Deus. (II Timóteo 3:4).
B. É uma tragédia que há mais pessoas fazendo fila nos cinemas, casas lotéricas e parque de diversões do que em igrejas cristãs. Assim, os bancos vazios dentro das igrejas durante quintas-feiras e domingos são uma vergonha para todos os crentes, e um escárnio à fé cristã. Hebreus 10:23-25.

Conclusão: Deus chama todos nós, os que creem na Bíblia, os crentes em Cristo a vigiar e ser sóbrios em tudo o que ver, pensar, ouvir, dizer, fazer e, ir - porque todos estes têm consequências presentes e futuras, seja para o bem ou para o mal.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Vigiemos e sejamos sóbrios Reviewed by Aldenir Araujo on sábado, abril 02, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.