Série: José: Amargura, Traição E Bênção - Quem Tem a Taça de Prata? #11

Série: José: Amargura, Traição E Bênção - Quem Tem A Taça De Prata? #11
Texto: Gênesis 44:1-34

Introdução: Hoje à noite chegamos a uma passagem interessante e reveladora na vida de José e sua família. Os irmãos fizeram a segunda viagem ao Egito, garantindo as provisões necessárias que buscavam. Simeão foi libertado como José havia prometido. Depois de desfrutar de uma refeição abundante, os irmãos estavam preparados para fazer a viagem de volta para Canaã. Eles provavelmente estavam se sentindo muito bem quando acordaram naquela manhã, mas eles não tinham ideia de como o dia se desdobraria.

Até o momento os irmãos não haviam reconhecido José. Ele tinha visto sinais de promessa neles, mas ele ainda não estava satisfeito sobre o seu caráter e compromisso com a família. Quando eles partem José elabora um plano para um teste final que irá revelar a verdadeira natureza dos irmãos. O plano envolvia uma taça de prata que pertencia a José. Através deste item ele iria se revelar a seus irmãos.

Há uma grande aplicação para nós nesta passagem. Deus conhece nossos corações melhor do que nós conhecemos a nós mesmos, e em ocasiões Ele traz circunstâncias que revelam claramente a natureza dos nossos corações, não só para nós, mas para aqueles que nos rodeiam também. Uma coisa é certa, Deus sabe como chamar nossa atenção. Eu quero discutir as circunstâncias deste encontro enquanto nós consideramos a pergunta: Quem tem a Taça de Prata?

I. A Preparação Para O Encontro. V. 1-2

- José tinha um plano e aqui vamos descobrir como o plano estava sendo realizado. Observe:

A. A graça envolvida. V. 1 - Enquanto os irmãos se preparavam para partir, José novamente ordenou ao mordomo para encher os sacos com tanto quanto eles podiam transportar e devolver-lhes o dinheiro. Este era certamente um ato de graça. Naturalmente, ele queria garantir a sobrevivência deles, mas já seria bom se ele ficasse com o dinheiro, não querendo fazer mais do que era absolutamente necessário. Afinal de contas, eles não tinham se preocupado com o bem-estar de José anteriormente. Este foi um ato gracioso da parte de José. Não temos nós todos recebido mais do que merecemos? Será que Deus não tem suprido nossas necessidades além daquilo que esperávamos às vezes? Nós somos os destinatários da graça de Deus!

B. O objetivo envolvido. V. 2 - completamente desconhecido pelos irmãos, José instruiu o mordomo para esconder sua taça de prata no saco de Benjamim. Isso foi feito com um propósito. José sabia quem o tinha traído anos antes. Isso foi feito para provar seus irmãos. Enquanto vendo Benjamin acusado e enfrentando dura punição, eles iriam ficar com ele ou traí-lo como eles tinham feito com José. Isso iria realmente revelar os corações dos irmãos mais velhos.

- Podemos não gostar de admitir isso, mas há momentos em que Deus coloca uma taça de prata em nosso meio. Ele não nos tenta, mas há momentos em que ele prova a nossa fé para nos provar e reforçar a nossa fé. Muitas vezes, estes testes revelam áreas de fraqueza em nossas vidas, bem como nos confirmar com o que é realmente importante. (Abraão, Elias, Discípulos na tempestade, Pedro peneirado, o espinho de Paulo).

II. A Investigação No Encontro. V. 3-13

- Estes versos lidam com a investigação e descoberta da taça de prata plantada. Observe:

A. A acusação. V. 4-6 - Imagine a surpresa que os homens tiveram quando eles foram rapidamente alcançados pelo mordomo de José. Sem dúvida, eles deixaram de pensar que tudo estava bem e que tinham sido bem-sucedidos em todos os sentidos. Eles não tinham ideia que a taça estava no saco de Benjamim. O mordomo os acusa abertamente de roubo. Eles eram completamente inocentes, e eles estavam sendo falsamente acusados. José criou uma situação em que eles iriam experimentar a ansiedade que ele experimentou por causa de sua traição.

- Isso me lembra a vida que vivemos, às vezes. Deus oferece oportunidades para vermos claramente o pecado em nossas vidas e a necessidade de arrependimento. Ele usa várias situações e circunstâncias, mas eventualmente ele nos leva para um lugar onde temos de lidar com as necessidades em nossas vidas.

B. A afirmação. V. 7-9 - Uma vez confrontados e acusados de roubo, os irmãos insistentemente negam qualquer atitude errada. Eles foram honestos sobre o dinheiro que devolveram, mas honestamente eles não sabiam nada da taça que foi furtada. Eles até mesmo concordam com a execução do culpado e a escravidão disposta pelos outros, se a taça fosse achada em posse deles.

- Isto serve como um duplo desafio para nós. Primeiro; nossa vida deve ser vivida de tal forma que, mesmo se a acusação for dirigida contra nós, não haverá provas para nos condenar. Precisamos viver de tal maneira que não tenhamos que nos preocupar que os outros descubram o que está em nosso saco. No entanto, como no caso dos irmãos, é fácil permitir que o pecado não arrependido permaneça em nossas vidas e, eventualmente, atinja o nível em que nós nos tornamos insensíveis a ele. Eles nunca tinham lidado com o pecado do passado e provavelmente começaram a se sentir como se as consequências seriam limitadas. Como já dissemos, o pecado acabará por ser revelado se não for confessado e tratado. Não podemos continuar a pecar e ficar por isso mesmo.

C. A angústia. V. 10-13 - O mordomo imediatamente começou a procurar no saco de cada um, começando com o mais velho dos irmãos. Procurando por último no saco de Benjamin, a taça foi encontrada em sua posse. Qualquer confiança que eles tinham foi embora. Os irmãos foram tomados pelo pavor, depois de terem concordado que a parte culpada morreria. Eles já estavam lidando com a culpa interna sobre José e agora eles seriam responsáveis por Benjamin também. Este era o início da mudança em seus corações.

- Este encontro vai levar os irmãos ao arrependimento genuíno. Eles estavam começando a se sentir culpados por seus pecados passado, mas ainda tinha que confessá-lo a Jacó e lidar com ele. Aqui, Deus os levou a um lugar onde o arrependimento era absolutamente necessário. O genuíno arrependimento envolve abandonar nosso pecado, não apenas sentir remorso porque fomos apanhados em flagrante. Podemos nos recusar a lidar com nosso pecado, mas, eventualmente, Deus vai colocar um copo no nosso saco e vamos ter de lidar com isso.

III. O Confronto No Encontro. V. 14-17

- Aqui nós descobrimos a posição deles diante de José quando confrontados com as acusações contra eles. Observe:

A. A humildade. V. 14 - Não há nenhum sinal de arrogância ou orgulho. Mais uma vez se humilham perante José, em um ato de submissão e desejo de misericórdia. Eles sabiam que seu destino estava em suas mãos e não havia necessidade de esperar ou exigir nada. Precisamos ser lembrados de nossa necessidade de humildade também. Os salvos podem se achegar corajosamente diante do trono da graça, mas não há espaço para arrogância ou orgulho enquanto estamos de pé diante do Senhor. Ele é soberano sobre nossas vidas! Se Deus colocou um copo no nosso saco, devemos chegar com humildade perante Ele em arrependimento.

B. A honestidade. V. 15-16 - Não há dedo sendo apontado ou acusação interposta pelos irmãos. Eles não estão procurando alguém para culpar pela situação difícil. Eles admitem que a situação e risco foi provocada por seu próprio pecado. O dia do julgamento tinha chegado e eles foram honestos com José.

- Oh, como precisamos desenvolver um coração aberto e honesto diante do Senhor. Ele sabe onde estamos. Ele conhece o pecado que cometemos e as falhas em nossas vidas. É fácil tentar racionalizar nosso comportamento ou procurar alguém para culpar, mas nós somos responsáveis pelas vidas que vivemos e as decisões que tomamos. A comunhão pode ser restaurada, mas temos de ser honestos com Deus se isso é para acontecer. Cristo morreu pelos pecados do mundo, mas até o perdido admitir sua necessidade e confessar seu pecado, a salvação não é recebida. Evitar as nossas responsabilidades nunca vai resultar em bênção.

C. A audiência. V. 17 - Como a audição prossegue, José passa o julgamento. Ele declarou que Benjamin continuará a ser um escravo no Egito e os outros poderão ir em paz. Esta era a chave para o teste. Como os irmãos respondem? Será que eles abandonarão Benjamin como eles tinham feito com José anos antes ou será que eles irão intensificar e fazer a coisa certa? O inocente seria mais uma vez condenado, enquanto os culpados foram autorizados a ir livremente.

- Mais uma vez eu não quero cometer o excesso de espiritualizar a Escritura, mas eu não podia deixar de pensar em nosso Senhor aqui. Os irmãos eram culpados do pecado passado, enquanto Benjamin não tinha cometido nada de errado contra José. Nesse ponto, ele foi acusado, enquanto aqueles que deveriam ter sido condenados foram oferecidos a liberdade. Eu era como os irmãos de José, culpados do pecado contra o meu soberano. Jesus assumiu o meu lugar e eu fui livre. Sabemos que Benjamin não morreu por seus irmãos, mas isso oferece um vivo lembrete do sacrifício que Cristo fez em nosso favor!

IV. A Revelação No Encontro. V. 18-34

- A última parte desta passagem revela a resposta de Judá a José. Ele serve como porta-voz dos irmãos, mas sua resposta reflete a atitude que todos eles possuem. Através das suas palavras, descobrimos muito sobre eles. Observe:

A. A preocupação. V. 20, 29, 31 - Judá e os outros não podem imaginar voltando para Canaã sem Benjamin. Eles sabiam que seu pai não seria capaz de suportar tal dor. Eles realmente temiam que tamanho sofrimento iria acabar com a vida de seu pai. Esta é uma mudança drástica de suas atitudes antes. O ódio que eles tinham de José excedeu o amor deles por Jacó, mas agora eles aprenderam a pensar em alguém além de si mesmos.

- Podemos aprender com os irmãos a este respeito. Nós também precisamos ter uma preocupação com o bem-estar dos outros. Muitas vezes, nossas vidas são consumidas com os desejos e planos egoístas. Muitos dão pouca atenção às necessidades e sentimentos dos outros. Devemos seguir o exemplo de nosso Senhor. Ele certamente estava preocupado com a humanidade; tanto assim que, Ele voluntariamente deu sua vida como expiação pelos nossos pecados. Certamente podemos perceber e responder às necessidades dos outros também.

B. O compromisso. V. 32-34 - Judá revela que ele tinha feito uma promessa a seu pai garantindo o retorno seguro de Benjamin. Ele estava disposto a tomar o lugar de Benjamin e permanecer no Egito para cumprir sua promessa. Finalmente Judá e os outros estavam aceitando a responsabilidade e mostrando o seu compromisso com o pai e toda a família.

- A oferta de Judá aponta para o sacrifício que Cristo faria na cruz para cada um de nós e toda a humanidade. Ele é a nossa garantia de salvação. Ele estava comprometido com a vontade do Pai e tomou o nosso pecado para trazer redenção e reconciliação.

- Certamente isso deveria servir como um desafio para cada um de nós. Temos recebido tanto em Cristo. Temos sido adotados na família de Deus, tornando-se herdeiros da promessa. Como filhos de Deus, temos a responsabilidade de servir a Ele e outros. Devemos ser testemunha de Cristo, procurando influenciar o mundo e alcançá-los com o evangelho. Talvez Deus colocou um copo em seu saco esta noite para revelar a necessidade de um compromisso renovado. Ele não é digno de nosso serviço e compromisso?

C. O semblante - Quando consideramos o contexto desta passagem, vemos uma mudança definitiva nos irmãos mais velhos. Uma vez endurecido, homens pecadores, eles já perceberam o erro de seus caminhos e estão procurando conciliar o passado. O Senhor levou-os a um lugar de arrependimento e que vemos e mudança genuína tendo lugar em seus corações e vidas. As relações tensas do passado em breve serão consertadas e a família vai ficar junta novamente.

- Quando eu pensei na mudança real visto em suas vidas, me perguntava sobre as necessidades dentro de nossa igreja. Certamente há necessidades e cargas que precisam ser abordados e tratados. Na verdade, acredito que o Senhor colocou alguns copos nos sacos de indivíduos. Ele fez isso com um propósito. Ele deseja que reconheçamos nossa necessidade e respondamos como Judá e os outros fizeram. O arrependimento genuíno, procurando os caminhos de Deus e abandonar o pecado que nos impede é a única solução.

Conclusão: Você está cansado de lidar com o pecado em sua vida? Existe um problema que dificulta continuamente a sua caminhada com o Senhor? Falta a alegria e a paz que você já teve? Se assim for, por que não trazer essa taça diante do Senhor e lidar com ela esta noite? Ele colocou lá para revelar sua necessidade e ele está disposto a restaurar a comunhão que você precisa.

Talvez a sua taça revelou a necessidade de salvação. Talvez o Espírito trouxe convicção e você percebeu que você precisa vir a Cristo pela fé, recebendo-o como seu Salvador. Se assim for, por favor, venha. Novamente eu pergunto: Quem tem a Taça de Prata?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem