O Pregador E Sua Saúde

O Pregador E Sua Saúde
"Por que estou escrevendo sobre isso?" Eu pensei: "Este assunto deveria ser sobre pregação, não sobre fazer dieta ou exercícios físicos". Minha aula de teologia pastoral estava cheia de informações práticas, mas nos meus vinte e poucos anos eu pensava que a seção sobre a saúde física era irrelevante. Eu estava ansioso para aprender sobre o ministério, habilidades de pregação, crescimento da igreja, qualidades de liderança ... mas exercitar? Não estava muito interessado.

Uma das coisas necessárias para apascentar o rebanho de Deus é uma boa saúde física no pastorado. Para sustentar um ritmo tão vigoroso e exaustivo como o ministério requer, deve-se desenvolver tanto a preocupação como a capacidade de cuidar de seu bem-estar físico, e um corpo que foi disciplinado e treinado para atender às demandas.

É obvio que o pregador sem nenhuma experiência ministerial, não tem ideia do que quer dizer: "ritmo vigoroso e exaustivo" do ministério. Além disso, estando na melhor forma física da vida não pode imaginar um tempo em que isso será pertinente. Mas a vida tem uma maneira de trazer a verdade ao ponto de partida. Estações passam, os músculos enfraquecem e o tempo passa ... antes que você perceba, você está garimpando sua biblioteca de livros de teologia pastoral tentando encontrar alguns conselhos sobre a saúde física (enquanto está respirando com dificuldade, posso acrescentar). Veja: O Pregador E Seus Críticos

Quanto mais velho fico, e quanto mais envolvido no ministério eu fico, mais eu percebo o significado de "ritmo vigoroso e exaustivo". Mas, o mais importante é que eu entendo melhor a responsabilidade que tenho como um mordomo para cuidar do "templo de Deus". O pregador, que deve ser um exemplo em todas as coisas, deve demonstrar para as pessoas como cuidar do templo do Espírito Santo. Veja também: O Pregador E Sua Chamada

Eu certamente defendo a piedade acima de todas as coisas. Até mesmo porque Paulo declarou: "Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir". Mas não devemos tomar esse versículo fora de contexto. Este não é um passe livre para se jogar no sofá, sem nunca pensar na sua saúde. Paulo não estava tentando desqualificar os benefícios do exercício físico, tanto quanto ele estava tentando acentuar a necessidade de santidade. Eu afirmaria que há uma forte correlação entre a santidade e a integridade de espírito, alma e corpo.

Quando fazemos más escolhas de vida e saúde, isso afeta nosso ministério. Acho que é difícil começar o dia com zelo e paixão quando eu só obtive algumas horas de sono. Eu fico cansado e lento quando eu como demais. Deus nos chamou para fazer o trabalho do ministério pelo poder do Espírito Santo, mas a carne vem junto no pacote.

Estou descobrindo mais e mais os benefícios de uma boa saúde no que se refere ao ministério:
  1. Proporciona um tempo com Deus na oração, meditação e adoração conforme eu me exercito
  2. Ajuda a minha atitude e minha disposição geral
  3. Me dá mais força e resistência, enquanto eu prego
  4. Me dá mais resistência enquanto eu cuido do rebanho de Deus e cumpro minhas obrigações
  5. Me dá mais estrutura e disciplina para minha vida
  6. Faz-me lembrar que meu corpo é de fato o templo do Espírito Santo
  7. Me permite ser um exemplo mais completo para o rebanho de Deus
  8. Aumenta a minha chance de uma vida mais longa, o que, por sua vez, aumenta as minhas oportunidades para o ministério
  9. Me ajuda a concentrar melhor enquanto estudo
  10. Ela glorifica e honra a Deus
Pregador; uma coisa é ter uma visão, outra coisa é ter a vitalidade necessária para sustentar essa visão. Quero ver grandes coisas se desenrolarem no meu ministério, vida e família; portanto, devo assegurar que vou estar lá quando isso acontecer. Comer uma salada ocasional, fazer mais algumas flexões, ir para a cama um pouco mais cedo, perder alguns quilos, e honrar o corpo que Cristo lhe confiou. Como Mickey Mantle disse: "Se eu soubesse que iria viver tanto tempo, eu teria cuidado melhor de mim mesmo".

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!