As Experiências do Vale em Nossa Vida

As experiências do vale em nossa vidaTexto: Salmo 23:1-6

Introdução: Todos nós passamos por experiências no vale na vida. A adversidade é uma parte inevitável da vida. Quando as dificuldades surgem, tendemos a perguntar por que Deus nos permitiu sofrer. Podemos até nos sentir abandonados por ele. Mas a Escritura nos diz o contrário.

O Salmo 23 descreve o Senhor cuidando de nós ternamente e fielmente como um pastor cuida de seu rebanho. Esta passagem da Palavra de Deus é um lembrete de que Ele está sempre presente - amando, protegendo e guiando-nos. Ele tem um propósito para cada adversidade que Ele permite. O princípio bíblico é: Aprendemos mais em nossas experiências no vale do que nos topos das montanhas.

I. As experiências no vale são inevitáveis.

A. Nós nos encontramos em circunstâncias difíceis por uma variedade de razões: guerra espiritual, a mão de Deus, as ações dos outros, e nossa própria rebelião.
B. Todo o vale é uma via de passagem, e não um destino. Eventualmente, a dificuldade vai passar. Davi escreveu: "eu ande pelo vale" (Salmo 23:4).

II. Deus controla a profundidade e o comprimento de uma experiência no vale.

A. A temporada de sofrimento pode parecer maior se estivermos com uma enorme quantidade de dor.
B. O sofrimento nos deixa fora de equilíbrio. Perder qualquer coisa - uma posição, uma amizade ou um casamento, ou algo mais precioso - pode levar uma pessoa a se perguntar: Por que Deus fez isso comigo?
C. Quanto mais fundo o vale, maior a obra que Deus será capaz de fazer através dele.
D. A experiência no vale pode ser mais curta e menos dolorosa se for preciso apenas um pouco de sofrimento para trazer uma rendição mais profunda a Deus em sua vida. Resistir a ele normalmente se alongará o período de sofrimento.
E. Deus está mais interessado em nosso caráter do que em nosso conforto.
F. Com o Senhor, sempre temos esperança. Você e eu temos o Bom Pastor que vive em nós, guiando, confortando, fortalecendo e protegendo-nos (Salmo 23:1).

III. Às vezes, as pessoas reagem negativamente em um vale.

Nós vamos lidar mal com a adversidade se...
A. Nós não temos um sistema de crença sólida. Se você e eu não entendemos o caráter de Deus, vamos entrar em pânico diante da dificuldade.
B. Nós não entendemos os caminhos do Senhor. A Escritura contém muitos exemplos de santos que sofreram, apesar de sua fidelidade a Deus.
C. Nossa fé é baseada na emoção ao invés de ser baseada na Palavra de Deus.
D. Não conhecemos Suas promessas. As garantias encontradas nas Escrituras podem nos ajudar a atravessar através das provas.

IV. Aprendemos mais em uma experiência no vale do que no topo da montanha.

A. Em tempos difíceis, estamos muito mais propensos a descobrir como confiar em Deus do que quando as coisas estão indo bem.
B. Não importa o que aconteça, o Pai irá suprir para nós: "Ele me faz repousar em verdes pastos, guia-me mansamente águas tranquilas" (Salmo 23:2).
C. A Palavra de Deus é como uma vara e o cajado (veja Salmo 23:4). Especialmente em épocas de dificuldade, a sua verdade pode nos proteger de fazer escolhas insensatas e confortar-nos em nosso sofrimento.
D. No vale, aprendemos mais sobre a natureza de Deus: Sua presença em nossa dor, Seu amor em nossa perda, e sua paciência, apesar das nossas reclamações. Através do sofrimento, Ele pode nos tirar do orgulho, renovar nossa paixão por Ele, refinar nosso caráter, e / ou purificar os nossos motivos.

V. Há uma maneira correta de responder aos vales.

A. Entregue a sua vida a Deus.
B. Creia que o Senhor vai usar essa experiência para o bem (Romanos 8:28).
C. Descanse em Sua sabedoria, amor e poder.
D. Agradeça a Ele por guia-lo através do vale. Você vai aprender lições valiosas nos mais negros períodos da vida.

Conclusão: Ninguém pode escapar completamente dos vales da vida. Mas, como crentes, podemos enfrentar as dificuldades com confiança. Se você está em um vale, agora, eu oro para que você se lembre de Deus como seu pastor fiel. Ele irá guiá-lo através do sofrimento e mostrar-lhe como superar em Sua força. Olhe para Ele em busca de paz e esperança, apesar de suas circunstâncias. Se você estiver disposto a caminhar com Ele através do vale, você vai experimentar maior bênção de Deus sobre a próxima montanha.

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem