Definindo Graça, o que é Graça?

Definindo graça, o que é graça?Especificamente, o que é a Graça de Deus?
E qual é a diferença entre a justiça, a misericórdia e a graça?

A graça é muito diferente de Justiça e Misericórdia:
  • Justiça é receber exatamente o que nós merecemos. (Que no nosso caso é a morte)
  • Misericórdia é não receber o mal que nós merecemos. (Mais uma vez, a morte)
  • Graça é receber o bem que nós não merecemos. (A vida eterna, NÃO a morte)
[post_ad]
Simplificando, a graça pode ser definida como favor imerecido. Especificamente, a graça de Deus é algo que Deus faz em favor do Seu povo porque Ele os ama, não por causa de algo que eles têm feito para merecê-lo.

A graça é um presente e nunca pode ser comprada. É sempre totalmente gratuita. ("Graça barata" é uma falsificação da incrível graça de Deus. A Graça de Deus é de graça, mas não é barata. Custou a vida de nosso Criador e é por isso que agora é um dom gratuito. Jesus quer que você a tenha, GRÁTIS).

A justiça de Deus, a misericórdia e a graça pode ser comparada ao perdão que um governador de um estado nos EUA pode dar a um prisioneiro culpado que estará enfrentando a execução (a pena de morte) por algo que ele ou ela realmente cometeu. A justiça será feita e ele será morto, a menos que o governador tenha misericórdia e perdoe o prisioneiro. Mas se o governador decide dar ao prisioneiro não só o perdão, mas também a total liberdade, uma enorme mansão para viver, e recursos ilimitados, então ele deu ao prisioneiro culpado tanto a misericórdia e a graça.
Se nós só recebemos a Justiça de Deus, todos nós seríamos mortos porque todos nós pecamos Romanos 3:23, 6:23, e "o salário do pecado é a morte" Romanos 6:23, mas nos foi dado uma "suspensão da execução" por agora.

Agora, porém, Deus nos oferece o perdão (Misericórdia). Ele quer nos perdoar e nos libertar dos resultados do pecado. E ele tem o direito legal de fazer isso porque o nosso Criador, Jesus, veio e morreu para que nós não tivéssemos que morrer. Jesus morreu por nós para que pudéssemos viver, mas sua morte só pode ser a nossa "salvação" se aceitarmos isso. Assim como o prisioneiro citado, podemos rejeita-lo ou podemos aceitar este perdão que Deus oferece. João 3:16.
Se aceitarmos o perdão que Deus nos oferece, não só não morreremos como também Ele, nos dará uma vida que nunca vai acabar. Ele continuará dando-nos uma fantástica morada para viver, recursos ilimitados, e liberdade total. Essa é a maravilhosa graça de Deus!

A Graça de Deus é "o poder de Deus para fazer por nós aquilo que não podemos fazer por nós mesmos." E o fato é que não podemos fazer nada por nós mesmos. Jesus disse: "... sem mim nada podeis fazer" João 15:5
A Bíblia nos dá um belo exemplo do que é graça e o que ela faz. Quando Moisés levou os filhos de Israel para fora do Egito e no deserto as pessoas logo ficaram com sede, mas não havia água para eles beberem, especialmente para mais de 2.000.000 de pessoas, além de seus rebanhos de animais. Deus disse a Moisés que tocasse em uma rocha específica e Ele (Deus) daria lhes água.
A água que saiu da rocha mostra a graça de Deus fluindo abundantemente para todos os que querem beber. Ele também fez com que a terra seca e estéril florescesse que por sua vez deu ao povo e aos animais algo para comer. Sem essa água, sem a graça de Deus suprindo as necessidades do povo, o povo teria morrido. Cristo é a rocha, Ele é também a Água Viva.

Sem a misericórdia e a graça de Deus, sem o perdão que Deus nos dá e todas as bênçãos que recebemos a cada minuto, nós morreríamos.
Todos os dias Deus nos fornece; a luz do sol, ar para respirar, e algo para comer e beber. Na verdade, quando você parar para pensar sobre isso, sem os materiais que Deus providenciou para nós nem sequer podemos gerar eletricidade por conta própria para fazer a luz, ou criar oxigênio, ou até mesmo criar alimentos.
Deus supre tudo o que precisamos, mas devemos optar por aceitar Seus dons, ou rejeitá-los. Temos a opção de se recusar comer ou beber. Nós temos a opção de nos fechar em um quarto apertado sem ar, impermeável e escuro, mas isso vai nos matar. Precisamos da misericórdia e da graça de Deus para viver.

A graça de Deus não se limita apenas as nossas necessidades físicas. Ele tem fornecido o que é necessário para o nosso bem-estar espiritual também. Só é necessário ler e esconder em nossos corações, a Santa Palavra de Deus, a Bíblia contém tudo o que precisamos para ser feliz, ganhar a liberdade total e ter a vida eterna. A Bíblia nos diz quem é Deus e como Ele é.
Além da Bíblia, o Pai permitiu que o Seu Filho, Jesus, viesse e nos mostrasse quem Ele (o Pai) é e como Ele é. Jesus deu a Sua vida para que eu e você não tenhamos que morrer. A justiça de Deus, a misericórdia e a graça estão tudo envolto em Jesus.

A graça de Deus está ao nosso redor. Ele quer que vivamos para sempre e sejamos felizes, mas nós temos uma escolha a fazer. Nós podemos aceitar algo de Sua graça durante este período da "suspensão da execução" e viver aqui na terra por alguns anos, ou podemos aceitar toda a sua graça e viver para sempre com Ele!

Aceite a graça que Deus oferece através de Jesus, e viva eternamente!

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!