Duas Coisas no Inferno Que Toda Igreja Precisa

Duas Coisas no Inferno Que Toda Igreja Precisa
Texto:
Lucas 16:19-31
 
Introdução: Espero que você tenha tirado um momento para olhar para o título desta mensagem, porque esta noite vamos considerar duas coisas que precisamos que estão no inferno. Nesta passagem, Jesus retirou o véu entre este mundo e o outro e nos mostrou que há um céu e um inferno. Há apenas dois destinos eternos e todos neste lugar vai acabar passando a eternidade no céu ou no inferno.
 
Existem apenas duas direções que você pode ir depois da morte.

As pessoas não gostam de falar sobre o inferno, e, francamente, eu não gosto de pregar sobre isso. Mas porque eu estou empenhado em ensinar todo o conselho de Deus, eu vou dedicar duas mensagens a esta poderosa passagem da Escritura sobre o céu e o inferno.
 
Algumas pessoas chamam esse episodio de uma parábola de Jesus, mas eu concordo com muitos estudiosos que acreditam que Jesus está descrevendo uma ocorrência real. Nas 38 parábolas que Jesus contou, ele nunca chamou alguém pelo nome. Nesta história, ele identifica dois dos personagens pelo nome, Lázaro e Abraão. Eu acredito que realmente era um homem rico e um mendigo, chamado Lázaro, e depois que eles morreram Jesus relatou o que aconteceu. Foi real. Você já ouviu falar de reality show - isso é ainda melhor, é realidade Bíblica.
 
Na próxima mensagem, eu vou entrar em um pouco mais detalhadamente sobre Lázaro, mas hoje eu quero focar o homem rico no inferno. Há duas coisas no inferno que realmente precisamos.
 
Na verdade, estas são duas coisas no inferno que toda igreja do Novo Testamento precisa.

I. No inferno, o homem rico olhou para cima - Precisamos ter uma visão do céu.

Jesus nunca revelou o nome do homem rico, talvez porque ele era alguém bem conhecido. Eu suspeito que o homem rico teve um grande funeral em que muitos dignitários compareceram. Orador após orador relatou quão grande, maravilhoso, religioso homem ele era. Ele tinha que ter sido abençoado por Deus por causa de toda a riqueza que ele desfrutava. Tenho certeza de que eles relataram que ele tinha ido para sua recompensa no céu.
 
Mas em uma fração de segundo depois que o homem rico morreu, ele teve a estranha sensação de que algo não estava certo. Jesus simplesmente disse: "No inferno, ele estava em tormentos, ergueu os olhos" Ele estava literalmente no "hades". Hades é um lugar aonde vão os mortos ímpios até a sentença final no Grande Julgamento do Trono branco em Apocalipse 20. É um lugar de tormento e agonia assim como o inferno.
 
Observe duas coisas sobre a agonia do inferno:
 
1. Ele viu as pessoas no céu
A primeira coisa que ele viu foi o tormento, mas a próxima coisa assustadora que ele viu foi que ele pudesse ver o céu! Quando o mendigo Lázaro morreu, o texto não diz que ele foi enterrado como o homem rico. Seu corpo foi provavelmente jogado em alguma pilha de lixo. Mas Jesus disse que os anjos escoltaram a sua alma a presença de Abraão. O seio de Abraão ou paraíso era o lugar aonde as almas de todos os justos mortos iam antes da cruz. Depois da cruz, Jesus levou essas pessoas para o céu. Não há problema em chamá-lo de céu. Para todos os judeus, sentar-se com Abraão era uma palavra para o céu.
 
Muitas vezes as pessoas me perguntam se vamos reconhecer uns aos outros no céu. Acredito que a maioria certamente. O homem rico olhou para cima e reconheceu Lázaro e Abraão. Se eles puderem nos reconhecer do inferno, então eu acho que nós vamos reconhecer uns aos outros.
 
Esqueça o fogo e as chamas. Uma das piores agonias do inferno será a capacidade das pessoas no inferno ver aqueles que estão no céu. Você pode imaginar maridos perdidos vendo suas esposas no céu? Pais perdidos vendo seus filhos no céu? Eu não quero fazer parte de um lugar como o inferno.
 
Como o homem rico, precisamos levantar os nossos olhos e ter um vislumbre do céu também. O céu é real, e ele vai ser preenchido com as pessoas. Como você chegará ao céu? Não por ser bom ou fazer o bem - ninguém é bom o suficiente. Você não irá para o céu por ser religioso. O homem rico era um judeu religioso. Ele chamou "pai Abraão" e Abraão mesmo disse "filho". Pai Abraão teve muitos filhos, muitos filhos tem por pai a Abraão. Eu sou um deles e você também - mas isso não garante lugar no céu. Só por ser um filho de Deus, você pode entrar no céu!
 
Outra agonia do inferno foi:
 
2. Ele se lembrava de sua vida na Terra
No versículo 25, Abraão disse: "Filho, lembre-se..." Eu acredito que essas são duas das palavras mais assustadoras que serão ouvidas no inferno. Pessoas no inferno vão levar suas memórias com eles. Eu acredito que uma pessoa no inferno vai lembrar-se de cada mensagem do evangelho que já ouvi. Eles vão lembrar de cada vez que alguém tentou dar-lhes um folheto explicando como se tornar um cristão.
 
A vida é dura por si mesma, e às vezes as pessoas desejam apagar suas memórias como eles apagam um vídeo. É por isso que muitas pessoas cometem suicídio: querem apagar as memórias. Não há mal de Alzheimer no inferno. Todo mundo vai ter uma memória cristalina. O inferno será um lugar de recordação eterna e arrependimento. Alguma vez você já comprou algo por impulso e depois se arrependeu? Eu chamo isso de "remorso do comprador"
 
Felizmente, você pode trocar um monte de coisas ou receber um reembolso. No inferno haverá o que eu chamo de "remorso do convite" Não será sobre algo que você fez, mas será remorso por algo que você não fez: aceitar Jesus. Se você está aqui hoje sem Jesus e você morrer em seus pecados, você vai lembrar estas palavras exatas que eu estou falando agora. Você vai se lembrar de pé em poucos minutos e ouvir o Espírito de Deus diz a você: "Venha como você está..." E se você rejeitar a oferta gratuita de Jesus da vida eterna; você vai se arrepender para sempre.
 
Deus te ama e Ele não quer que você vá para o inferno. O inferno nunca foi destinado para a habitação humana. Jesus disse em Mateus 25:41 , "Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos" O inferno foi criado para Satanás e seus demônios, e não para pessoas. Mas por causa de nossos pecados, todos nós nascemos com uma reserva para o inferno. Quando nos arrependemos de nossos pecados e vamos a Jesus, Ele nos perdoa e cancela a reserva no inferno, e faz uma nova reserva para nós no céu. Deus te ama tanto que Jesus morreu para que você não passe a eternidade no inferno.
Então, a primeira coisa no inferno que precisamos é de uma visão do céu. Levantai as vossas cabeças, e levantai os vossos olhos, porque a vossa redenção está próxima! Há outra coisa no inferno que precisamos.

II. No inferno, o rico gritou: Precisamos ouvir as vozes do inferno.

Será que você percebe que há oração no inferno? O homem rico gritou a Abraão e ergueu a petição para o céu. Mas suas orações não foram respondidas.
 
Observe seus dois gritos para o céu:
 
1. Um grito de agonia pessoal: “Tem misericórdia de mim"
O primeiro pensamento do homem rico foi sobre si mesmo e suas necessidades. Isso não deveria ser surpresa, porque um dos pré-requisitos para o inferno é passar toda a sua vida pensando apenas em si mesmo e às suas necessidades. Quando ele reconheceu o tormento do inferno, ele gritou a Abraão para enviar Lázaro para molhar o dedo em um pouco de água para tocar sua língua. Ele estava em agonia no fogo. Esse é um ponto interessante sobre a vida após a morte. Vamos ser equipado com corpos espirituais que possuem um senso de dor ou prazer. Lázaro tinha um dedo e o homem rico tinha uma língua.
 
Eu acredito que a sede que o homem rico tinha era a mesma sede toda a gente tem nesta vida, é uma sede de Deus. Esta sede não pode ser satisfeita com qualquer coisa que o mundo tem para oferecer. Só Jesus pode satisfazer esta sede. Jesus disse: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba" (João 7:37) Esta sede de Deus só se torna mais intensa e angustiante no inferno.
 
O inferno é um lugar de trevas exteriores, choro e ranger de dentes. É um lugar de trevas, isolamento e frustração eterna. Lembre-se: este não é um profeta estranho tendo uma visão da vida após a morte, é o próprio Senhor Jesus falando claramente sobre como é o inferno.
 
Abraão informou que esta sede de Deus e agonia física não poderia ser aliviada. Há um grande abismo que é fixado de forma permanente entre o céu e o inferno e ninguém pode atravessá-lo. Após a morte, é tarde demais para mudar o seu destino eterno. Assim, a sua oração para o alívio foi sem resposta.
 
Mas o ponto principal desta mensagem está na próxima declaração do homem rico.
 
Ele também soltou um:
 
2. Um grito de preocupação com sua família: "avisa-os"
Após a resposta de Abraão, o homem rico percebe que não há esperança para si mesmo de modo que seus pensamentos se voltam para sua família. Ele tinha cinco irmãos, e todos eles eram como ele: religiosos, mas perdidos. Então ele diz no versículo 27-28: "Eu te peço, Pai Abraão, manda Lázaro à minha casa, pois tenho cinco irmãos. Deixe-o adverti-los, de modo que eles não venham também para este lugar de tormento”.
 
De repente, o homem rico no inferno torna-se um ganhador de almas. Ele desenvolve um espírito missionário. Ele expressa uma preocupação para com as pessoas perdidas em sua família. É uma pena ele não ter o mesmo medo do inferno antes de morrer!
 
Há um aviso poderoso aqui para todas as pessoas que ainda não confiou em Jesus para salvá-los dos seus pecados e do inferno. Abraão dá uma resposta surpreendente para a oração do homem rico. Ele diz que seus irmãos têm a Bíblia (a Lei e os Profetas), e é tudo que eles precisam para escapar do inferno. Se eles apenas lerem e acreditar, eles podem ser salvos do inferno. Mas o homem rico insiste em que, se um homem morto pudesse voltar e falar com seus irmãos, eles iriam se converter dos seus pecados e se arrepender. Com certeza, o homem rico no inferno sabia como ser salvo, arrepender-se, ele só nunca chegou a arrepender-se. Estou convencido de que milhares de pessoas sabem como ser salvas, elas simplesmente nunca fizeram isso. Então, ele quer que Lázaro volte e avise seus irmãos para ficar longe do inferno. Quando eles virem um homem que saiu da sepultura adverti-los, ele está certo de que eles vão se arrepender.
 
Eu tendo a concordar com o homem rico não é? Imagine se eu não sou um cristão e alguém bate na minha porta à noite. Quando eu abro a porta, eu fico chocado ao ver uma pessoa, cujo funeral eu assisti há algumas semanas antes. Ele diz: "Eu vim para conversar com você sobre Jesus, posso entrar?" Depois do meu choque inicial, eu digo: "É cadáver você pode entrar" O homem começa a dizer: "Eu acabei de voltar do céu especialmente para avisá-lo que existe um inferno, porque o seu irmão mais velho está lá agora. Ele me pediu para vir avisá-lo para não ir para aquele lugar. Então, se você vai admitir que é um pecador, abandonar seus pecados e confiar em Jesus, você pode ser perdoado hoje. Gostaria de abaixar a cabeça agora e receber a Cristo? "Algo como isso literalmente me assustaria muito – faria de tudo para escapar do inferno.
 
Mas Abraão disse: "Se eles não acreditam na Palavra de Deus, eles não vão acreditar que ressuscite alguém dentre os mortos" Algumas semanas depois ele contou essa história para os judeus, Jesus ressuscitou e alguns ainda zombaram e rejeitaram. Hoje em dia, não é muito diferente. As pessoas têm a Bíblia e Jesus ressuscitou dentre os mortos, e muitos ainda o rejeita. Eu estou compartilhando a Palavra de Deus com você hoje, e eu estou proclamando que Jesus está vivo. Se isso não é o suficiente para você escapar do inferno, você não iria se arrepender se um cadáver batesse à sua porta em pessoa.
 
Há também uma poderosa mensagem aqui para todos nós, que somos cristãos. A única coisa que se destaca nesta passagem para mim é a preocupação que o homem rico tinha por seus irmãos. No inferno, as pessoas tem uma preocupação constante e crônica de pessoas perdidas que ainda estão vivos e estão indo para o inferno. E isso é algo no inferno que nós precisamos; uma fervorosa preocupação, compaixão para as pessoas ao nosso redor que estão indo para o inferno.
 
Aqui está a aplicação pessoal desta mensagem. Deixe-me fazer uma pergunta muito pessoal: Você tem uma preocupação para com as pessoas que estão indo para o inferno? Você já derramou alguma lágrima pelas pessoas perdidas em sua família ou círculo de amigos? Alguma vez você já ficou acordado durante toda a noite orando pela salvação de um ente querido perdido que está indo para o inferno? Tenho orado para que Deus me dê o mesmo sentimento para com os perdidos que Paulo expressa em Romanos 9: "tenho grande tristeza e incessante dor no meu coração. Porque eu mesmo desejaria ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; ... Irmãos, o bom desejo do meu coração e a minha súplica a Deus por Israel é para sua salvação" (Romanos 9:2-3, 10:1).
 
Ele disse que estava constantemente angustiado com o fato de seus irmãos judeus não serem salvos. Sua carga era tão pesada, que ele disse que estaria disposto a perder a sua salvação e tornar-se "amaldiçoado e separado de Cristo" se isso resultasse na salvação de seus irmãos. Que fardo!
 
Enquanto eu preparava esta mensagem eu estava fortemente envergonhado, porque eu acredito que as pessoas mortas no inferno tem uma preocupação maior para com as pessoas sem Cristo do que eu. Às vezes eu fico tão envolvido em passar o tempo com os crentes e desfrutando da comunhão com eles que eu esqueço que há pessoas ao nosso redor que estão indo para o inferno. Você pode orar: "Deus, você pode me enviar para o inferno se isso significasse cada pessoa de Lajinha ir para o céu?" Eu me perguntava esta semana se eu poderia honestamente orar: "Senhor, eu estou disposto a morrer e ir para inferno se isso significasse a salvação de cada pessoa nessa cidade" Na verdade, não é mesmo possível para mim ser separado de Cristo. Você vai se juntar a mim como pedimos a Deus para nos dar o mesmo tipo de sentimento que Paulo tinha?
 
Imagine. Se Deus lhe oferecesse deixá-lo passar 30 segundos no céu ou 30 segundos no inferno hoje, o que você escolheria? Isto não é para sempre, é só uma visita de 30 segundos. Qual o local você acha que faria de você um seguidor mais forte, mais maduro de Cristo? Ver a glória e majestade do céu, provavelmente, faria de você um cristão mais forte. Mas lhe daria uma preocupação maior para com as pessoas perdidas?
 
Se Deus me desse a opção de deixar que cada membro de nossa igreja passasse 30 segundos no céu ou 30 segundos no inferno, eu pediria a Deus para que todos nós passássemos apenas 30 segundos no inferno. Porque aqueles de nós que conhecem o Senhor vai passar a eternidade no céu, mas eu acho que 30 segundos no inferno iria mudar-nos para o resto de nossas vidas. Se pudéssemos ver a agonia e ouvir essas vozes; far-nos-ia voltar e ser os cristãos mais evangelizadores sobre a terra. As pessoas no inferno estão preocupados com as pessoas perdidas que estão indo para o inferno. Isso é algo no inferno que precisamos.
 
Do que no inferno precisamos? Precisamos de uma nova visão do céu, e precisamos ter a mesma preocupação para com as pessoas que se dirigem para o inferno.

2 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Nossa...De quando estudo a bíblia, foi a reflexão mais extraordinária sobre esta passagem que ja ouvi na vida. Isso é algo inexplicável.

    ResponderExcluir
  2. Bom este estudo não confere com a realidade dos fatos mais o autor como os outros, usam de fantasias religiosas. Jesus neste parábola, mostra a realidade do lago de fogo, não de um inferno de tormento. As pessoas lêem este capítulo e esquece que parábola são comparações para no final mostrar o verdadeiro significado. E o significado desta parábola é quem não tem seu nome no livro da vida, representado pelo rico, vão se jogados no lago de fogo. Parem de querer fantasiar a parábola. E aprende que era só uma comparação que Jesus fez entre o justo e o injusto.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem