Menu

Cinco Minutos depois de Morrer

morte
Texto: Lucas 16:19-31
 
Introdução: A carta aos Hebreus diz: “está ordenado aos homens morrerem uma vez e depois disto o juízo.”
É um fato incontestável que algum dia você e eu e todos os que estão vivendo morreremos: Nossos corações cessaram de bater e de bombear o sangue através de nossos corpos. Nossos peitos deixarão de inalar e exalar oxigênio. Nossos cérebros deixarão de enviar milhões de sinais as diferentes partes de nosso corpo.
Milhares de pessoas morrerão este ano só em nosso país. Alguns serão amigos e familiares. Interessantemente, poucas coisas têm causado mais curiosidade no homem do que a vida depois da morte. Quantos de nós temos repetido a pergunta que se encontra no livro de Jó 14: 14: “Morrendo o homem, porventura, tornará a viver?”.
E o único lugar onde podemos encontrar uma resposta confiável a nossa pergunta é na Palavra de Deus: A resposta se encontra em Lucas 16: 19-31.
Deste texto aprendemos muito acerca do tema da vida depois desta vida, e deste texto aprendemos também varias coisas que acontece 5 minutos depois que uma pessoa morre.
A primeira coisa que aprendemos é que 5 minutos depois que morrermos...

I. Estaremos vivos. V.22

1. No verso 22 vemos que tanto Lázaro como o homem rico havia morrido.
a. Podemos estar certos que quando Lázaro morreu não houve funeral. Provavelmente jogaram seu corpo no vale de Geena onde o lixo era jogado e queimado.
b. Creio que todos os que estão aqui são o suficientemente maduros para entenderem que não importa se você é rico ou pobre, se tem muitos amigos ou poucos, se você é sepultado em uma tumba especial ou em uma cova comum, quando a morte bate em sua porta, você está tão morto como qualquer outro.
c. Sem dúvida, observamos, nos versos 22-23 que tanto Lázaro como o homem rico estava vivos depois de morrer.
2. Isso significa que você e eu também continuaremos vivendo depois de ter morrido, porque existe uma vida depois desta vida.
a. Segundo uma pesquisa levantada nos Estados Unidos, muitas pessoas acreditam na existência de uma vida depois desta.
78% creem que existe um céu; 60% creem que existe o inferno.
Agora, daqueles que creem que existe uma vida depois desta:
78% creem que tem uma grande possibilidade de ir para o céu. 4% creem que tem uma grande possibilidade de ir para o inferno.
b. Aqueles que acreditam que existe vida depois da morte estão de acordo com o que ensina a Bíblia. A Bíblia ensina que nosso destino final não é a tumba onde uma pessoa é sepultada. Temos a certeza de que segundo a Bíblia, 5 minutos depois de morrer estaremos vivos.
3. Precisamos entender que a morte não é extinção, mas separação.
a. No dia que Adão comeu do fruto proibido morreu. Fisicamente ele morreu 900 anos depois. Mas no dia em que ele comeu do fruto ficou separado de Deus.
b. A humanidade se encontra separada de Deus por causa do pecado.
As pessoas sem Cristo estão mortas ainda que estejam vivas fisicamente. Efésios 2:1 “quando estáveis mortos em vossos delitos e pecados”.
c. De modo que, vemos que o estado que estamos nesta vida determina nosso estado na próxima. Se estou morto em meus pecados nesta vida, estarei condenado eternamente na próxima. Mas se estou vivo com Cristo nesta vida, sei que 5 minutos depois de morrer estarei vivendo com Cristo eternamente.

A segunda resposta que recebemos a nossa pergunta é que 5 minutos depois de morrer...

II. Estaremos conscientes. V.25

1. Notemos o que Abraão disse no v. 25 depois que o homem rico lhe pediu que Lázaro molhasse seu dedo em água e lhe refrescasse a língua.
2. De maneira que podemos ver que na outra vida estaremos conscientes do nosso passado.
a. Lembra-te de que recebeste boas coisas em tua vida: boa diversão, prazeres, amigos, os melhores assentos nos banquetes, homem de sociedade, popular. Etc.
b. Lembras-te de Lázaro? Ele era um mendigo sentado à tua porta, desejoso de alimentar-se com as migalhas da tua mesa?
3. Deste verso podemos ver que estaremos conscientes do presente.
a. Depois de morrer o homem rico se deu conta que: Lázaro estava agora no paraíso, e ele em tormentos. Ele viu o mendigo sendo consolado no seio de Abraão. Ele deu conta de que precisava do que Lázaro tinha.
4. Nossa consciência continua conosco depois da morte.
a. A consciência de Lázaro estava em paz porque sabia que havia sido perdoado, já que em vida se voltou para Deus. Está tua consciência em paz no dia de hoje? Está certo de que 5 minutos depois de morrer haverá de ter a paz que sobre passa todo entendimento?
A terceira resposta a nossa pergunta é que se entregarmos nossa vida a Cristo, então 5 minutos depois de morrer...

III. Estaremos com cristo. V.22

1. O verso 22 diz que Lázaro foi levado ao seio de Abraão pelos anjos.
a. Lázaro deixou este mundo de provas e sofrimentos e foi levado ao paraíso. 5 minutos depois de morrer sabemos que nós também podemos estar no paraíso.
2. A Bíblia ensina claramente que podemos conhecer nosso estado eterno. I João 5:12-13; João 5:24
3. Quando estivermos com Cristo todas às tristezas deste mundo ficaram para trás. Apocalipse 21 e 22 ensina que:
a. Deus enxugará toda lágrima de nossos olhos,
b. Ali não haverá mais morte
c. Ali não haverá mais dor, nem lamento.
d. A Bíblia é clara a esse respeito, se você é de Cristo estarás ali.
A quarta resposta a nossa pergunta é que 5 minutos depois de morrer...

IV. Todas as nossas oportunidades terrenas terão ido para sempre. V.28

1. O verso 28 nos diz que o homem rico tinha cinco irmãos.
a. Cinco irmãos que ele desejava que fossem advertidos da sua iminente condenação. Era algo bom que o homem rico estava preocupado por seus irmãos. Devemos admirar seus bons desejos, mas lamentavelmente era demasiado tarde. 5 minutos depois de morrer não teremos mais oportunidade de fazer o bem que queríamos fazer. Mas agora o Senhor está brindando toda a oportunidade para aproveitá-las.
b. O homem rico tinha cinco irmãos. Estes irmãos representam teus parentes e teus amigos a quem podes compartilhar o evangelho de Jesus Cristo para que não sejam condenados.
Finalmente, aprendemos que 5 minutos depois de mortos...

V. Nossos destinos estarão decididos para sempre.

1. Decidimos nosso destino enquanto estamos com vida. O homem rico escolheu uma eternidade separada de Deus, e fez esta escolha enquanto estava com vida. Ele decidiu rejeitar a Deus, e Deus respeitou sua decisão.
2. Lázaro escolheu o paraíso. Escolheu crer em Deus, e Deus o recebeu em seus braços.
3. O que escolhemos nesta vida não poderá ser mudado na outra. V. 26. Há um grande abismo, um abismo. Ninguém pode passar de um lado para o outro. Não há um purgatório, não há uma segunda oportunidade. Só há dois destinos céu ou inferno: João 5: 28-29.
Cinco minutos depois de morrer onde estará passando a eternidade?
 
Conclusão:
5 minutos depois de morrer...
1. Estaremos vivos
2. Estaremos conscientes
3. Estaremos com Cristo
4. Nossas oportunidades terão acabado para sempre
5. Nossos destinos estarão decididos

Pr. Aldenir Araújo

Mensagem pregada em Lajinha dia 2 de agosto de 2009 

Compartilhe:

Receber Esboços de Sermões e Estudos Biblicos via Email. GRÁTIS!

Um comentário to ''Cinco Minutos depois de Morrer"

COMENTAR
  1. Muito bom site excelente. Eu estou esperando no meu blog Espero que gostem e podem ligar uns aos outros uma vez que ambos têm problemas de fundo e fazer uma contribuição para o povo. Abrace alma

    ResponderExcluir