Como Ser Restaurados a um Relacionamento Correto Com Deus

Como ser restaurados a um relacionamento correto com DeusTexto: Lucas 15:11-32
 
Introdução: Jesus conta essa história para ilustrar, entre outras coisas, como as pessoas podem ser restauradas a um relacionamento correto com Deus.

Este assunto deve ser de grande interesse de todos, porque todos nós temos a tendência de fracassar ou sair de um relacionamento saudável e feliz com Deus.
 
Esta parábola certamente se aplica para aqueles que não são cristãos, mostrando-lhes como ter um relacionamento correto com Deus. Esta parábola se aplica também aos cristãos, cuja relação com Deus não é o que deveria ser. Em qualquer caso, essa história nos mostra como podemos ser restaurado a um relacionamento correto com Deus.

Esta parábola serve como uma analogia do relacionamento de nosso Pai Celestial com seus filhos. O pai nesta história representa Deus, enquanto os dois filhos representam pessoas. O filho mais novo representa aqueles que deixaram um relacionamento correto com o Pai.
 
Como uma pessoa pode ser restaurada um relacionamento saudável com Deus?
 
Vejo neste texto três coisas necessárias para restaurar o relacionamento com Deus.
 
Antes que eu compartilhe com você essas três coisas, vou compartilhar os versos 11-16 que nos mostram duas questões importantes.
 
- Primeiro estes versos revelam como uma pessoa destrói seu relacionamento com Deus.
- Segundo esses versículos nos mostram as consequências de um relacionamento quebrado com Deus.
 
Leia Lucas 15:11-16
 
Como é que este filho mais novo acabou tão longe da abundância da casa do pai?
 
Em outras palavras, por que ele estava tão distante da alegria e satisfação de um relacionamento correto com Deus?
 
Foi seu pai que o expulsou para fora da casa, porque ele era indesejável? Não. Ele só tinha uma má sorte? Não. Ele nunca deu uma chance na vida? Não.
 
A razão pela qual ele estava perdendo as bênçãos de um relacionamento saudável com seu pai eram seus próprios desejos e decisões. Nosso relacionamento com Deus, e as consequências de um relacionamento quebrado com Deus, é o resultado de nossas próprias escolhas.
 
Há duas decisões, em particular, que levaram este homem a esta condição terrível.

Primeiro, ele decidiu que queria ser independente de seu pai. Ele disse a seu pai: "Dê- me a minha parte da herança" Ele queria assumir o controle por possuir a propriedade. Desta forma, ele seria capaz de tomar suas próprias decisões, independente de seu pai. O primeiro passo em direção à ruína em nossas vidas é decidir viver nossas próprias vidas, independente de Deus. Quando fazemos as regras vêm à ruína.

A segunda decisão tola deste homem foi buscar sua realização no pecado. O versículo 13 nos diz que ele ajuntou tudo o que tinha e "dissipou os seus bens, vivendo dissolutamente” Ele procurou saciar seus desejos mais selvagens. Ele foi às festas mais selvagens. Ele bebeu o melhor licor. Ele dormia com as mulheres mais bonitas, mas no final não disso o satisfez.
 
Como sabemos que este estilo de vida não foi satisfatório?
Bem, Jesus não disse que ele "gastou sua riqueza em uma vida selvagem", mas Jesus diz que ele "dissipou (desperdiçou) sua riqueza vivendo dissolutamente (indulgência pecaminosa)" Foi um desperdício, porque isso não realizou a satisfação que prometeu.
É o mesmo com o pecado. Jesus usa a palavra "desperdiçou" ou "perdeu" porque o pecado não entrega a satisfação que ele promete.
 
Houve duas decisões que levaram a ruína desse homem.
· A primeira foi viver independente de seu pai.
· A segunda foi buscar satisfação no pecado.
 
Quais foram às consequências dessas duas escolhas?
Nos versículos 14-16 Jesus nos diz que houve uma grande fome, e ele começou a passar necessidade desesperada. Ele acabou aceitando um trabalho de alimentar porcos que comiam melhor do que ele! Agora, tenha em mente que Jesus estava falando para um público judeu e presumimos que o filho era um judeu. Um jovem judeu alimentar os porcos de um homem gentio não é kosher! Naquela cultura, isto seria o que chamamos de "fundo do poço" Isso era o mais baixo e mais vergonhoso que uma pessoa podia ir. É aí que fugir de Deus e executar a sua própria vida vai levá-lo.
 
Johnny Cash foi perguntado por um repórter: “Você acredita no inferno?” Ele respondeu afirmativamente e então, o repórter perguntou: "Como você sabe que o inferno existe?" Ele respondeu: "Porque eu estive lá (referindo-se a sua dura vida de pecado)". A resposta pode não ser teologicamente correta, mas existe um ponto a ser considerado. “Viver para Deus não é apenas a coisa certa a fazer, mas também é a coisa mais gratificante a fazer”.
 
As consequências de viver independente de Deus e tentar encontrar satisfação no pecado são terríveis. Em certo sentido, você tende a criar o seu próprio inferno. A boa notícia é que você não tem que ficar nesse estado! Assim como a relação deste homem com o seu pai foi restaurada, o seu relacionamento com Deus pode ser restaurado.
 
Não importa o quão distante você está de Deus, hoje, não importa quais escolhas erradas você pode ter feito; você pode ser restaurado a um relacionamento saudável, alegre e correto com Deus. Como?
 
Há três coisas necessárias para restaurar o seu relacionamento com Deus, a primeira coisa está no versículo 17.
 
Leia Lucas 15:17
 
Qual é o primeiro passo para a restauração do relacionamento com Deus?

1. O primeiro passo para um relacionamento restaurado com Deus é admitir a estupidez de ficar onde está.

Isso é em essência o que esse rapaz fez. "Ele caiu em si" Ele finalmente abriu os olhos e disse: "Isso é estupidez; até mesmo os servos de meu pai têm comida de sobra" Até mesmo a vida como um escravo na casa de seu pai teria sido melhor do que a chamada liberdade que ele estava experimentando.
 
Antes de a pessoa ser restaurada a um relacionamento feliz com Deus, ela tem que “cair em si” e admitir que a vida que está vivendo e a direção que ela está indo é tolice! Cada pessoa tem que chegar ao ponto onde elas estão insatisfeitas com a maneira como as coisas estão.
O primeiro passo para um relacionamento restaurado com Deus é admitir a estupidez de ficar onde está.
 
Espanta-me quantas pessoas não estão dispostas a chegar a esta conclusão. A vida está desmoronando ao seu redor, que figurativamente falando estão alimentando porcos, e ainda assim elas tentam convencer-se de que a vida está boa. A coisa surpreendente é a forma como muitos deles, mesmo sabendo que suas vidas é uma bagunça, ainda estão tentando manter a sua antiga vida e torná-la melhor. Eles tiveram um relacionamento fracassado após o outro, eles não têm dinheiro, eles estão deprimidos e sem paz em sua vida, e ainda assim eles vão dizem coisas como: "Minha vida não é tão ruim, eu só precisa colocar as coisas em ordem" Eu quero lhe dizer: "Caia em si, a sua vida é uma bagunça!" Isto não é para desencorajar as pessoas, mas para levá-los a reconhecer a realidade, para que corram com todo o coração a Deus.
 
O primeiro passo para um relacionamento restaurado com Deus é admitir a estupidez de ficar onde está.
 
Satanás está lá fora, preenchendo as mentes das pessoas com mentiras. Ele está tentando impedi-las de chegar a seus sentidos, convencendo-os que a vida não é tão ruim assim. Se as pessoas derem uma olhada e forem honestas elas vão admitir que a direção em que estão indo só termina em ruína.
 
Leia Lucas 15:18 –20a 

2. O segundo passo para um relacionamento restaurado com Deus é voltar para Deus com uma atitude de arrependimento e humildade.

Algumas pessoas admitem que suas vidas está uma bagunça, mas nunca fazem nada sobre isso. Algumas pessoas chegam a dizer: "Eu preciso consertar a minha vida com Deus", mas nunca realmente voltam para Deus. Este homem não somente planejou se acertar com seu pai, como ele realmente tomou medidas para fazê-lo. Ele não ficou onde estava e escreveu uma carta para seu pai pedindo dinheiro, mas ele voltou com uma atitude de humildade e arrependimento. Ele sabia que seu pai não podia abençoá-lo onde ele estava.
 
Algumas pessoas simplesmente querem que Deus as abençoe onde elas estão, mas para ter um relacionamento restaurado com Deus, você deve deixar a antiga vida para trás e voltar para Deus.
 
Agora eu quero que você observe a atitude que este homem teve ao voltar para seu pai, porque ilustra a atitude que precisamos ter ao voltar para Deus. Ele não minimizou o seu comportamento, como se não fosse grande coisa. Ele disse: "Eu pequei contra o céu e contra ti" Ele assumiu plena responsabilidade pessoal por suas decisões e ações. Ninguém foi responsabilizado e ele não ignorou sua própria pecaminosidade.
 
Ele foi humilde e modesto em seu retorno a casa seu pai como devemos ser no nosso retorno a Deus quando tivermos estragado tudo. Ele admitiu: "Eu não sou digno de ser chamado teu filho...” Em outras palavras, ele estava reconhecendo que ele não merecia nada de seu pai. Isso é algo que todos nós precisamos reconhecer ao voltar a Deus. Deus não nos deve nada e não é obrigado a nos abençoar de qualquer maneira. Nós não viemos para Deus dar desculpas ou fazer exigências, mas sim que vêm reconhecendo delito pessoal e pedindo misericórdia.
 
Até agora, vimos duas coisas necessárias para restaurar o relacionamento com Deus.
 
O primeiro passo para um relacionamento restaurado com Deus é admitir a estupidez de ficar onde está.
 
O segundo passo para um relacionamento restaurado com Deus é voltar para Deus com uma atitude de arrependimento e humildade.
 
Leia Lucas 15:20b – 24 

3. O terceiro passo para um relacionamento restaurado com Deus é reconhecer que Deus amorosamente o recebe de volta a casa.

As pessoas que têm fracassado em seu relacionamento com Deus também precisa saber que Deus vai aceitar e recebê-las em casa com amor. Muitas vezes as pessoas que estão realmente perdidas não estão dispostas a voltar para casa para Deus, porque elas não têm certeza que elas são bem-vindas.
 
O terceiro passo para um relacionamento restaurado com Deus é reconhecer que Deus amorosamente o recebe em casa.
 
Não faça como eu fiz por muitos anos. Eu realmente estraguei tudo por cometer os mesmos pecados de novo e de novo, apesar de muitas promessas de nunca mais fazer de novo. Depois de estragar tudo em repetidas ocasiões e sério, eu hesitava em ir a Deus, porque no fundo do meu coração, eu não tinha certeza de como Deus sentia em relação a mim e como ele iria me receber. Hoje eu não hesitaria em voltar para o meu Pai, não importa o quão mal eu possa ter se desviado de sua vontade. Agora reconheço que, não importa o quê eu tenha feito Deus vai me acolher amorosamente. Nós certamente vemos esta verdade ilustrada nesta parábola.
 
Existem sete coisas que o pai faz na história que todos transmitem a profundidade do seu amor e ilustra o amor do Pai Celestial, para aqueles que estão totalmente perdidos.
Primeiro, o pai viu o filho quando ele ainda vinha longe. Isso só poderia acontecer se o pai estivesse olhando e esperando o retorno do filho rebelde. Deus quer que você volte para casa e ele está olhando esperando você tomar qualquer passo em sua direção.
 
Segundo o pai não estava cheio de raiva ao ver seu filho rebelde, ele estava "cheio de compaixão" por isso que ele "correu para seu filho" Isto em si é uma notável exibição de amor, mas é ainda mais extraordinário se considerarmos o protocolo do Oriente Médio e da cultura. Na cultura do Oriente Médio seria muito indigno para um pai correr para o seu filho, mas o pai não estava preocupado com o que os outros pensavam. Seu amor por seu filho veio antes de sua própria reputação. Após estes dois exemplos de uma recepção amorosa há uma terceira exibição de aceitação. O pai "jogou os braços ao redor do filho e o beijou" Jesus saiu do seu caminho nesta parábola para mostrar que as boas-vindas do amor de Deus aos pecadores é clara.
 
O terceiro passo para um relacionamento restaurado com Deus é reconhecer que Deus amorosamente o recebe amorosamente.
 
No versículo 22 , o pai continua o seu acolhimento amoroso . Ele disse aos seus servos: "depressa (sem hesitação) trazei a melhor túnica e vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. Trazei também e matai o novilho cevado" para uma festa. Ele fez mais quatro coisas, todas expressando amor e aceitação do pai. Cada um dos três itens (roupas, anel, sandálias) eram símbolos de aceitação, posição e status. De maneira semelhante que a minha aliança de casamento fala de minha condição de homem casado.
 
Estes três itens eram símbolos de status de filiação, porque um escravo nunca seria autorizado a usar essas coisas. Em outras palavras, o pai totalmente aceita e restaura o filho. O perdão de Deus e a restauração daqueles que vêm a ele com uma atitude de arrependimento e humildade é 100% completa! A festa ou as celebrações é como a cereja do bolo. Todas as sete essas coisas (olhando, correndo, beijando, roupas, anel, sandálias, festa ) são destinados a ilustrar um ponto. Deus amorosamente recebe-o em casa quando você retornar a ele com uma atitude de humildade e arrependimento.
 
Leia Lucas 15:25-32
 
O filho mais velho nesta história ilustra a atitude de justiça própria que muitos têm sobre a graça abundante de Deus para com os pecadores. Este homem perdeu a festa, porque ele estava muito ocupado falando sobre como ele tinha sido fiel e quão injusto é abençoar aqueles que não merecem. Esta parte da história é um alerta para aqueles que não estão dispostos a perdoar, restaurar e alegrar-se quando os pecadores voltam para casa. Você vai perder a festa, porque você está do lado de fora fazendo beicinho quando você deveria estar dentro da festa! Deus é um Deus amoroso e misericordioso que ama e restaura aqueles que caíram; isso é algo para comemorar.
 
Conclusão: Talvez você se desviou ou se afastou de Deus. Talvez você esteja começando a experimentar algumas das consequências de viver independente de Deus ou buscar satisfação no pecado. A boa notícia é que hoje você pode ser restaurado a um relacionamento correto com Deus.

Há três passos necessários...

1. O primeiro passo para um relacionamento restaurado com Deus é admitir a estupidez de ficar onde está.

2. O segundo passo para um relacionamento restaurado com Deus é voltar para Deus com uma atitude de arrependimento e humildade.

3. O terceiro passo para um relacionamento restaurado com Deus é reconhecer que Deus amorosamente o recebe de volta.

Deus também só quer um final feliz e esse pode ser o caso se você parar de ignorar ou fugir dele e responder à sua oferta de restauração.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem