Requisitos para ser um bom Pregador

Requisitos para ser um bom PregadorJá apareceram grandes pregadores neste mundo, mas Jesus Cristo é o modelo de pregador eficiente.
 
Qual era Seu segredo?
 
Seu segredo era que Suas mensagens não vinham dEle mesmo. Ele mesmo afirmou:“Porque eu não tenho falado por Mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse Me tem prescrito o que dizer e o que anunciar”. João 12:14.
 
O segredo do êxito de Jesus em mudar vidas com Sua forma de pregar é que Sua fonte de inspiração era o Deus Pai. Suas palavras surtiam efeito.
[post_ad]
Transformavam vidas. Através das palavras, Jesus conseguia atrair as pessoas e levá-las a uma nova experiência de vida, esperança e confiança em Deus.
 
Por que as vezes nossos sermões são fracos e pobres em transformar vidas?
 
Por que não conseguimos levar almas contritas aos pés de Jesus?
 
Por que as vezes pregamos e nada acontece em nossa vida e na vida de nossos ouvintes?
 
É que falta-nos o poder da Palavra de Deus. Jesus estava sempre em harmonia com a vontade da Palavra de Deus. Deus era Sua fonte em todos os momentos. “Não tenho falado de Mim mesmo”. Jesus possuía uma mensagem vinda de fora dEle. O Pai conduzia o que Ele deveria falar. “O Pai, que me enviou, tem prescrito o que dizer e anunciar“ João 12:49.

Como pregar de tal forma que transformemos vidas?

Poderemos fazê-lo, quando permitirmos que o Espírito Santo nos guie, iluminando nossa mente para entendermos as necessidades de nossos ouvintes e supri-las com o poder da pregação bíblica. “Assim diz o Senhor!” Esta deve ser a tônica de nossa pregação.
 
Mostrar aos nossos ouvintes qual a vontade de Deus para eles, e como podem colocar suas vidas em conformidade com esta vontade; eis a mais urgente necessidade em nossas pregações.

Requisitos para ser um bom Pregador Cristão:

  • Desejo sincero de trabalhar para Cristo e de apressar Sua volta.
  • Humildade e disposição para aceitar a direção do Espírito Santo.
  • Disposição para auxiliar espiritualmente outras pessoas.
  • Disposição para doar-se (tempo, talentos, recursos).
  • Gostar de aprender.
  • Gostar de ensinar.
  • Capacidade para observar e entender as reações dos ouvintes.

Qualidades Desejáveis num bom Pregador Cristão:

  • Conhecer bem o assunto que vai apresentar.
  • Ser fiel à Palavra de Deus.
  • Dar sempre destaque à mensagem, sem chamar a atenção para o mensageiro.
  • Ser reverente na exposição do assunto e fazer bom uso do tempo.
  • Usar de tato e bom senso na exposição de assuntos delicados, particularmente quando houver visitas ou pessoas de outras denominações.
  • Ser humilde para com seus irmãos (nunca tentar ser o “dono da verdade”).
  • Prestar a devida atenção às reações e necessidades dos ouvintes.
  • Vestir-se e portar-se de maneira condigna com seu caráter cristão.
  • Usar um vocabulário simples e compreensível por todos, evitando uso de gírias.
  • Desenvolver boa dicção e um timbre de voz agradável.

Conselhos Úteis para pregadores:

  • Lembre-se que o púlpito é um lugar sagrado; prepare-se espiritualmente para ir ocupá-lo, examine seu coração e entregue-se a Jesus.
  • Ninguém nasceu sabendo, e todos ainda tem o que aprender; ainda assim, você está aí porque aceitou o compromisso de abrir a Palavra de Deus. Faça o seu melhor, ciente de que está fazendo um trabalho para Deus.
  • Sempre faça tudo quanto estiver ao seu alcance e depois, se necessário, queixe-se a seu Senhor; cobre o cumprimento de Suas promessas e se ponha a trabalhar com confiança. Ficará surpreso com os resultados. Lembre-se que Deus deseja os decididos; decida-se a ficar ao lado dEle, trabalhando com Ele e para Ele.
  • Evite abordar assuntos polêmicos, que possam dar origem a discussões desnecessárias.
  • Prepare-se apoiado no poder do Céu; dê o melhor de si; separe o melhor de seu tempo; pesquise, estude muito, escreva, informe-se.
  • Aperfeiçoe sua leitura em voz alta, treine até que consiga ler de forma tão natural como se estivesse contando o assunto, como se fosse um apresentador de televisão. Se puder, use um gravador para ouvir sua própria voz, para encontrar possíveis pontos a serem melhorados, e treine, treine, treine exaustivamente, até conseguir a naturalidade necessária. Todos podem, e você ainda mais, pois terá ao seu lado, se pedir, o poder do Deus do universo, que lhe dará mais do você espera.
Resumindo: se você tirou tempo para preparar-se, se buscou a inspiração do Espírito Santo e se está indo com humildade para o trabalho, com o sincero desejo de ajudar outros a se aproximarem de Jesus, então não tenha medo; faça sua parte cheio de confiança, porque o poder do Céu vai suprir todas as suas deficiências, e vai aperfeiçoá-lo para fazer um trabalho cada vez melhor.
 
Lembre que só a prática aperfeiçoa; quanto mais se repete uma tarefa, melhor se pode executá-la. Com a pregação acontece o mesmo: quanto mais prega com fidelidade a Palavra de Deus, melhor e mais competente fica o pregador.
 
Não Esqueça: a palavra é uma ferramenta que quanto mais é usada, tanto mais fica afiada.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!


Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Requisitos para ser um bom Pregador Requisitos para ser um bom Pregador Reviewed by Aldenir Araujo on outubro 07, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.