Mães: Cultural ou Bíblica?

Mães: Cultural ou Bíblica?

Tema: Dia das mães

Texto: Tito 2:1-5 e I Timóteo 5:14-15

Introdução: Há alguns anos atrás era uma coisa rara ver uma "família misturada" Todos na família tinham o mesmo sobrenome - incluindo os pais e as crianças. Em uma geração, tudo mudou. Agora é raro encontrar qualquer tipo de família que poderíamos chamar de "tradicional".

Grande parte dessa mudança chegou porque muitos crentes professam ter sido influenciado mais pela "cultura" em vez de considerar as "escrituras".

Esta mensagem é uma tentativa de advertir as mães a manter-se fiel às suas funções, conforme descrito na Bíblia, em vez de conformar com a última moda da cultura. O termo "admoestar" significa trazê-los para os seus sentidos. Minha oração é que esse seja o caso.

Papéis determinam relacionamentos. Nós nunca podemos ter relações corretas na família, a menos que cada membro assuma o seu papel ordenado por Deus. A verdadeira questão não é "como eu posso ter um bom relacionamento?", mas "qual é o papel e a vontade de Deus para minha vida?" Qual é a vontade de Deus para as mães?

Leia esse também: Ana - Uma mãe modelo

Os quatro pontos seguintes respondem a essa pergunta.

1. A mãe bíblica deve ser salva. (Efésios 1:1)

Muitas vezes ouvimos as pessoas dizerem que a sua mãe é uma "santa". Eu certamente espero que sim. Um santo não é uma pessoa sem pecado, mas o pecador salvo.

Um pecador se torna um santo, quando ele crê no Senhor Jesus Cristo como seu Salvador.

2. A mãe bíblica deve ser cheia do Espírito. (Efésios 5:18)

Não há nenhuma maneira de realizar a vontade de Deus em casa, sem o enchimento do Espírito de Deus. O enchimento do Espírito é:
  • Ordenado - É um pecado desobedecer esta ordem.
  • Contínuo - É uma coisa diária. Assim como você não pode permanecer bêbado a menos que você continue bebendo, então você não pode ser cheio do Espírito Santo, a menos que "continue bebendo”.
  • Controle - A versão moderna do enchimento do Espírito é o que se sai do controle. Isso é o oposto do que a Bíblia ensina (comparar com Colossenses 3:15-16)
  • Condicional - A mãe deve se afastar do pecado e render-se a Deus.
  • Crucial - Você não pode ser uma mãe piedosa sem ele.

3. A mãe bíblica deve ser submissa. (Efésios 5:21)

Este é o lugar onde a cultura e as Escrituras embate violentamente. Mesmo que a presidenta do Brasil exclua a submissão e a obediência de seus votos - Deus não excluiu de Seu!

4. A mãe bíblica deve ser bíblica. (Colossenses 3:15-17 e Romanos 12:1-2)

Leia I Timóteo 5:14-15 e Tito 2:1-5. A mãe que está em harmonia com a Palavra de Deus -
  • Ama o marido (Tito 2:4)
  • Ama seus filhos (Tito 2:4)
  • Ama sua casa (Tito 2:5)
Conclusão: A mãe que ama seus filhos mais do que ela ama seu marido está patinando no gelo muito fino.

A mãe que persegue sua carreira, mais do que ela persegue seu marido e sua casa vai encontrar a cultura ditando seu comportamento ao invés das Escrituras.

Veja também: Um modelo para as mães de hoje
Postagem Anterior Próxima Postagem