Como ser uma mãe excepcional

Como ser uma mãe excepcionalTema: Dia das mães

Texto: Lucas 2:1-7

Introdução: Dar à luz não faz de uma mulher uma mãe. É preciso uma mulher especial para ser mãe.
Uma mãe é uma pessoa que está disposta a assumir a responsabilidade de investir sua vida em outro ser humano que é totalmente dependente dela:

A primeira coisa necessária para se tornar uma mãe excepcional é...

I. Uma relação pessoal com Deus

[post_ad]
2 Timóteo 1:3-53 “Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço menção de ti em minhas súplicas de noite e de dia; e, recordando-me das tuas lágrimas, desejo muito ver-te, para me encher de gozo; trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice e estou certo de que também habita em ti”.
A. Maria era uma pessoa de integridade espiritual. Lucas 1:30 “Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus”.
B. Maria era uma pessoa que desfrutava da presença de Deus. Lucas 1:46,47 “Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador”.
C. Maria era uma mulher com fome de Deus. Atos 1:14 “Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele” - Atos 2:1-4 “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem”.

A primeira coisa necessária para se tornar uma mãe excepcional é uma relação pessoal com Deus. A segunda coisa necessária é...

II. Um bom relacionamento com a família

A. Maria apoiou a liderança de seu marido. Mateus 2:13-14 “E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito”.
Mateus 2:19-23 “Mas tendo morrido Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que procuravam a morte do menino. Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. Ouvindo, porém, que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; mas avisado em sonho por divina revelação, retirou-se para as regiões da Galiléia, e foi habitar numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado nazareno”.
B. Maria ensinou seu filho a disciplina em honra de Deus. Lucas 2:51-52 “Então, descendo com eles, foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava todas estas coisas em seu coração. E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens”.
Provérbios 22:6 “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”.
Aplicação: Se os seus filhos não honrar e obedecer, quem eles podem ver; como eles vão aprender a obedecer a Deus, a quem não pode ver?
C. Maria foi fiel a seu filho. João 19:25 “Estavam em pé, junto à cruz de Jesus, sua mãe, e a irmã de sua mãe, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena”.

A primeira coisa necessária para se tornar uma mãe excepcional é uma relação pessoal com Deus. A segunda coisa necessária é um bom relacionamento com sua família, o terceiro ingrediente de toda mãe excepcional é...

III. A vontade de servir a Deus

Lucas 1:38 "Disse então Maria. Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela”.

Deuteronômio 10:12-13 "Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno para o teu bem?”

Leia também: O maior presente de uma mãe

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!


Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Como ser uma mãe excepcional Como ser uma mãe excepcional Reviewed by Aldenir Araujo on maio 11, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.