Adivinha Quem Andou Comigo?

Adivinha Quem Andou Comigo?
Texto:
Lucas 24:13-35

Introdução: Lucas 24:13-35 fala do encontro de Jesus com os discípulos no caminho de Emaús. É uma bênção saber que o ressurreto, o Cristo ressuscitado aparece em alguns dos momentos mais inesperados em nossas vidas.

Aqueles discípulos precisava dessa aparição de Jesus depois que Ele ressuscitou, porque as suas esperanças estavam frustradas. Devido ao que diz o versículo 21, eles confiaram que Cristo haveria redimir a Israel. Suas vidas agora pareciam como se a luz da esperança tivesse sido extinta com a morte cruel do Senhor Jesus. Na estrada de Jericó podia-se encontrar com os ladrões, mas aqui no caminho de Emaús, os discípulos se encontram com Jesus, vivo e bem. Não tenho dúvidas de que esses discípulos disseram a alguém: "Adivinha quem andou comigo?”.

Foi um dia abençoado quando esses homens perceberam que a morte não pode deter o Filho de Deus. Isso teria sido absolutamente impossível.

I. Seus Problemas 

- Havia uma variedade de problemas que atormentavam a vida destes discípulos no caminho de Emaús.

A. Houve uma falta de fé - Jesus chamou-os de, "néscios e tardos de coração para crer" (v.25).
B. Houve uma falta de visão - porque o versículo 16 diz que os seus olhos estavam "fechados". Eles não podiam ver que era Jesus que estava andando com eles.
C. Houve uma falta de compreensão (v.20 e 27). Eles simplesmente viam Jesus como um profeta, mas para lidar com essa mentalidade dos discípulos, Cristo expõe como Moisés e os profetas falaram dele (v.27). Que estudo bíblico experimentaram esse dia!

II. Seus privilégios 

- O Senhor Jesus poderia ter aparecido para outros discípulos, mas ele escolheu se encontrar com os discípulos no caminho de Emaús.

A. Cristo andou com eles (v.15). Você é uma pessoa muito abençoada quando Cristo caminha com você.
B. Cristo os aqueceu (v.32). Eles descreveram o que sentiram em seu coração quando Jesus andou com eles; “... porventura, não nos ardia o coração...?” (cf. Jeremias 23:29 e Lucas 24:32).
C. Cristo trabalhou com eles. Apesar de sua ignorância e pensamento tolo (v.25), Cristo pacientemente e metodicamente os instruiu. (v.27).

III. Sua Proclamação 

- Os versículos 34 e 35 dizem-nos que eles tinham algo a anunciar, após o encontro que eles tiveram com Jesus.

A. Eles proclamaram um Cristo ressuscitado (v.34). Ele tinha ressuscitado "de fato" - o que sugere a certa realidade de Sua ressureição.
B. Eles proclamaram um Cristo que lembra. Jesus lembrou-se de Pedro, embora ele o tenha negado. (v.34).
C. Eles proclamaram um Cristo revelado (v.35). Disseram que reconheceram que era Jesus quando Ele partiu o pão.

Conclusão: Como crentes em Cristo, não temos de falar de alguém que andou com a gente, nós podemos dizer "Ele anda (presente) comigo e fala comigo, e me diz que sou dele". Que alegria de dizer isso!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem