Quatro Caminhos na Vida do Cristão

Quatro caminhos na vida do cristão Texto: II Samuel 22:22

Introdução: Há caminhos que o cristão deve andar sempre, Davi em seu cântico de livramento depois de haver sido livrado da mão de todos seus inimigos e da mão de Saul que o perseguia, entoou que havia guardado os caminhos do Senhor e nunca se apartou deles, mesmo em meio de todas as adversidades que todo cristão padece e padecerá.

É importante considerar nesta noite 4 caminhos que todo crente deve andar; alguns serão difíceis outros simplesmente são responsabilidades que nosso Deus nos manda.
Vejamos pois estes 4 caminhos em nossa vida…

1. O caminho para Damasco – Salvação. Atos 9:1-6

Para entrar no céu, o primeiro passo é passar pelo caminho da salvação. Paulo encontrou o Senhor no caminho entre Jerusalém  e Damasco.

Paulo teve um encontro com o Senhor que transformou sua vida por completo. Atos 9:1-6
O único caminho que leva ao céu é Jesus, e para ser salvo é necessário passar por este caminho. “Jesus lhe disse: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. João 14:6

“Respondeu Jesus e lhe disse: na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. João 3:3

2. O caminho para Emaús – Companheirismo. Lucas 24:13-35

Depois de conhecer o Senhor como nosso Salvador pessoal, devemos buscar sua presença continuamente. Quando lemos a Bíblia descobrimos que Cristo está em cada capítulo e por sua palavra Deus nos fala. Devemos falar com o Senhor pela oração, e manter comunhão constante com ele.

Neste capítulo os dois discípulos tiveram um encontro maravilhoso com o Senhor todo o dia e um companheirismo incomparável que encheu seus corações de grande gozo.

A Bíblia ensina que é muito importante que cada cristão tire tempo cada dia para ler a Bíblia e meditar em suas palavras.  Porque é comida para a alma, como o pão é necessário para o corpo. “Ele respondeu e disse: Escrito está: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”.  Mateus 4:4

O companheirismo com o Senhor e seu povo é indispensável para o cristão que quer manter sua vida espiritual saudável.

Devemos desejar a Palavra do Senhor como uma criança recém-nascida deseja o leite maternal para seu crescimento. “Desejai como meninos recém-nascidos, o leite espiritual não adulterado, para que por ele cresçais para salvação”. 1 Pedro 2:2  “Orai sem cessar”.  1 Tessalonicenses 5:17

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”. Filipenses 4:6

Por este caminho de Emaús, devemos andar diariamente, buscando a presença de Jesus e seu companheirismo.

3. O caminho para Jericó - O caminho para ganhar almas.  Lucas 10:30-37

Nesta parábola de Jesus conhecemos a compaixão divina pela humanidade deste mundo, caído no pecado e rejeitado pela sociedade e as religiões humanas.
Nesta historia podemos ver cada individuo deste mundo.
“Certo  homem descia” V. 30. (A raça humana, todos nós)
Aqui vemos nós que só descia de Jerusalém (o lugar da benção) para Jericó (a cidade de destruição).
“Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto.”. V. 30

A raça humana caiu nas mãos de Satanás e seus anjos, (vivo fisicamente, mas mortos espiritualmente).
“Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo. Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo”.  V. 31-32
Os dois estavam no mesmo caminho do homem, descendo para o lugar de maldição, Jericó.
Nenhum dos dois tinha interesse de ajudar o homem caído e passaram de largo, seguindo seu caminho para a destruição de suas almas.
“Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele”.  V. 33
Jesus veio a este mundo por seu amor a humanidade e depois de conhecer o sofrimento deste mundo pessoalmente e vendo a incapacidade do homem para fazer algo por si mesmo, se entregou a si mesmo na cruz do Calvário para poder levantar o homem caído no caminho deste mundo.
“E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele”  V. 34
Que quadro maravilhoso do Salvador, que levou nossos pecados em seu corpo, para poder levantar-nos de nosso estado de morte.
“carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados”  1 Pedro 2:24
“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”. Lucas 19:10
Que demonstração maravilhosa do amor de Jesus por este mundo perdido, Jesus levantou este homem quase morto, e o levou para a hospedaria (que é a igreja) e dele cuidou.

Este homem representa cada alma perdida que rende sua vida nas mãos de Jesus para sua salvação.
Quantas historias maravilhosas encontramos nos quatro evangelhos. Historias de almas perdidas que Jesus comprou para o reino de Deus quando andava por esta terra por três anos e meio. “Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.” Vs. 37

As últimas palavras de Jesus para sua igreja foram palavras de ânimo para que sua igreja siga este caminho de ganhar almas para seu reino, e delas cuidar. “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”  Mateus 28:19-20

4. O caminho para Jerusalém - Dedicação e compromisso.  Lucas 9:51-62

Jesus sabia que sua missão a este mundo era para dar sua vida em resgate por muitos, entregando seu corpo para ser crucificado.

Quando Jesus nasceu sabia que este era o fato culminante de seu trabalho aqui no mundo.  Jesus cristo não recusou cumprir seu compromisso com a humanidade, sendo fiel até a morte, e morte de cruz.

O que está faltando na obra do Senhor são pessoas dedicadas, dispostas a assumir um compromisso com o Senhor, e permanecer fiel até o último momento da sua vida aqui na terra.
“Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.”. Lucas 9:62

“Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria um homem em troca de sua alma? Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”. Marcos 8:34-38

Sabemos que Jerusalém era uma cidade edificada sobre uma montanha e o caminho para chegar lá muitas vezes era difícil.

O apóstolo Paulo estava disposto a subir este caminho e subiu.
“Então, ele respondeu: Que fazeis chorando e quebrantando-me o coração? Pois estou pronto não só para ser preso, mas até para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. Como, porém, não o persuadimos conformados, dissemos: Faça-se a vontade do Senhor! Passados aqueles dias, tendo feito os preparativos, subimos para Jerusalém”. Atos 21:13-15
Sabemos que Paulo foi fiel até a morte, recebeu a coroa da vida.
“Sé fiel até a morte, e te darei a coroa da vida”. Apocalipses 2:10

Conclusão: E você? Tem passado por estes quatro caminhos em sua vida, ou parou em um deles?  Que Deus lhe ajude a conhecer estes quatro caminhos e passar por cada um deles.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem