Quando você não sabe o que fazer

Quando você não sabe o que fazer
Texto: I Pedro 5:6-10
Introdução: Na epístola de Pedro, é revelado que os crentes estão passando por dificuldades, e apesar de muitos avanços no mundo, as dificuldades ainda existem.
Às vezes, no meio deles, muitos dos filhos de Deus encontram-se expressando que "eles não sabem o que fazer!"
Como cristãos, precisamos explorar as Escrituras e descobrir as respostas práticas para a questão, "O que fazer, quando nós não sabemos o que fazer?"

I. Tente ser paciente

“Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa” (Hebreus 10:35-36)[post_ad]A. As pessoas que não sabem o que fazer, muitas vezes toma decisões precipitadas e apressam-se em ações que mais tarde trazem arrependimento e decepção.
B. Quando não tiver certeza sobre quais as medidas tomar, devemos exercitar a paciência.
1. Devemos esperar antes de tomar decisões importantes ou tomar atitudes que podem mudar o rumo de nossas vidas. “sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma” (Tiago 1:3-4)
2. É intenção de Deus que os crentes sejam capazes de suportar os problemas e as provações de forma diligente

II. Tentar orar

“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças" (Filipenses 4:6)
A. Muitas pessoas não conseguem orar como deveriam, porque eles se tornam tão envolvidas na tentativa de decidir o que fazer.
1. Ilustração: Para o cristão, a oração deve ser como respirar. Assim como a respiração é a resposta da vida física a presença de ar, assim a oração deve ser a resposta da vida espiritual com a presença de Deus.
B. Se quisermos chegar a uma decisão acertada há alguns princípios bíblicos que devem ser seguidos
1. Consultar a Deus
2. Ouvir a Deus
3. Obedecer a Deus
4. Aguardar o tempo de Deus
C. Quando não sabemos o que fazer, devemos "orar sem cessar" (1 Tessalonicenses 5:17)

III. Tente ser positivo

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Filipenses 4:8)
A. Não saber o que fazer muitas vezes traz desânimo e autocomiseração
B. Precisamos manter uma visão otimista crendo que Deus ainda está no trono e é capaz de dirigir as nossas vidas
C. O pensamento positivo produz fé e confiança
1. "Maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo" (1 João 4:4)
2. O Espírito Santo é maior do que Satanás e confiando Nele você pode vitoriosamente superar qualquer obstáculo da vida

IV. Tente ser produtivo

“Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade" (1 João 3:18)
A. Devemos ser pacientes, mas não devemos ficar com as mãos cruzadas e esperar o tempo passar.
B. Alguém disse: "O segredo da paciência é fazer alguma coisa nesse meio tempo"
C. Quando você não sabe o que fazer, faça algo para Deus.
1. Estenda a mão para os menos afortunados e compartilhe Cristo com os perdidos
2. Isto fará maravilhas e trará direção e sentido à sua vida. “Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus?” (1 João 3:17)

Conclusão: Como cristãos, devemos sempre lembrar que quando não sabemos o que fazer, devemos tentar ser pacientes, orar, positivos e produtivos. Embora não possamos entender o que está acontecendo, Deus está!

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!