Sujeitar a Deus e resistir ao diabo

resistir “Sujeitai-vos a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tiago 4:7).
As duas palavras que Tiago usa para admoestar os cristãos em sua caminhada - sujeitar e resistir - ambas envolvem a ação. Isso não deveria ser surpreendente.
Anteriormente Tiago elogiou uma fé ativa, enquanto condenou uma fé passiva.
Quanto à fé ativa, ele disse: "Mostre-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras" (Tiago 2:18). Mais adiante, ele disse, "Vedes, então, que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé" (Tiago 2:24).[post_ad]Quanto a fé passiva, Tiago nos diz que "a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma" (Tiago 2:17), e "como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta" (Tiago 2:26). Ele ridiculariza a idéia de "fé somente" quando ele diz: "Você crê que Deus é um só. Fazes bem; os demônios crêem e tremem" (Tiago 2:19).
Então ao invés de ser passivo, é preciso ser ativo - submeter a Deus e resistir ao diabo. Nós nos submetemos a Deus através da obediência, assim como Jesus, humildemente se submeteu à vontade do Pai, "tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz" (Filipenses 2:8). Resistimos ao diabo por ambos; fugindo do pecado (1 Coríntios 6:18, 2 Timóteo 2:22) e vencendo a tentação (1 Coríntios 10:13).
Devemos entender quem o diabo é. Ele "anda em derredor, como leão que ruge, procurando alguém para devorar" (1 Pedro 5:8). O que acontece se a presa de um leão se senta e não está tentando evitar ou combater o leão? O leão vai pega-lo e matá-lo o tempo todo.
Nós temos sido avisados. O diabo quer nos destruir. Mas Deus quer nos salvar. Então o que devemos fazer? Sujeitar a Deus e resistir ao diabo.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!