Crucificado Com Cristo Jesus

Cruz Texto: Gálatas 2:20

Introdução: Paulo disse aos Gálatas: "Já estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim" (Gálatas 2:20).

Estas declarações que Paulo fez sobre si mesmo se aplica à todos os cristãos.

1. Já estou crucificado com Cristo 

- a morte de Jesus na cruz é o cerne da mensagem do evangelho. Paulo disse aos irmãos de Corinto: "Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,” (I Coríntios 15:3). Ele prontamente deu a sua vida em sacrifício por nós (João 10:17-18). Paulo disse aos Romanos que devemos tornar "unidos com Ele na semelhança da sua morte" (Romanos 6:5). Ele explicou como isso acontece. Devemos nos considerar "mortos para o pecado" (Romanos 6:11) por meio do arrependimento. Temos também de ser batizado Nele. Paulo escreveu: "Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida" (Romanos 6:3-4). Muitas pessoas religiosas minimizam a importância do batismo, mas Paulo disse que isso era necessário ter esperança na ressurreição. "Porque se fomos unidos com Ele na semelhança da sua morte, certamente, estaremos também na semelhança da sua ressurreição" (Romanos 6:5).

2. Não sou mais eu que vivo 

- Paulo não está dizendo que ele morreu uma morte literal. Ele ainda estava vivo na carne, mas ele não vivia mais para si mesmo. Ele disse aos coríntios: "E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (II Coríntios 5:15). Isso é o que devemos fazer - viver para Cristo e não para nós mesmos.

Para fazer isso, devemos estar dispostos a fazer sacrifícios. Paulo disse: "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional" (Romanos 12:1). Jesus disse: "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me" (Lucas 9:23). Precisamos deixar de lado nossos próprios desejos e entregar nossas vidas ao Seu serviço, não importa o sacrifício, que tenhamos que fazer para fazê-lo.

3. Cristo vive em mim 

- A Bíblia ensina que Cristo habita no cristão (Romanos 8:10, Efésios 3:17). Há muita controvérsia sobre a habitação do Espírito Santo (2 Timóteo 1:14), mas de alguma forma isso não é um grande problema. Entendemos que Cristo não habita no cristão diretamente, literalmente, e pessoalmente. No entanto, muitos se perdem nesse ponto quando se trata do Espírito.
Cristo habita em nós pela fé. Paulo escreveu à igreja de Éfeso, "e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor," (Efésios 3:17). Sabemos que "a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo" (Romanos 10:17). Assim como nós temos Cristo habitando em nós? Nós devemos viver de acordo com a Palavra de Deus. Precisamos viver como Jesus viveu, desde que ele deixou o exemplo. "Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos," (I Pedro 2:21).

4. Eu vivo pela fé no Filho de Deus 

- A fé é essencial a fim de agradar a Deus e ser justificado diante dEle (Hebreus 11:6, Romanos 5:1). Como Paulo disse: "Eu vivo pela fé no Filho de Deus" Devemos acreditar em Jesus, que Ele é o Filho de Deus, e não apenas um homem.

O que significa ter fé em Jesus? Devemos reconhecer quem Ele é. Ele não é somente o Filho de Deus e, portanto, divindade (João 5:17-18, Colossenses 2:9), Ele também é o Salvador. A salvação é por meio dele e de mais ninguém (Atos 4:12).Ele é chamado o Senhor porque Ele tem "toda autoridade" (Mateus 28:18). Ele também é nosso juiz e somos responsáveis perante Ele (2 Coríntios 5:10).

Tudo isso aponta para a importância da obediência. Temos que ter fé em Cristo, mas a fé não é viva sem obras (Tiago 2:16-17). Devemos agir de acordo com o que Ele ordenou e autorizou (Colossenses 3:17). No final, Ele vai nos julgar de acordo com o que fizemos (2 Coríntios 5:10). Nós "vivemos pela fé", não apenas acreditamos. Em vez disso, o curso de nossa vida está sendo dirigido por nossa fé em Jesus.

5. Ele me amou e se entregou por mim 

- Esta afirmação não se aplica apenas aos cristãos, mas para todos os homens. Jesus morreu na cruz para o mundo (João 3:16). Para aqueles de nós que somos cristãos, sabemos que Ele nos amou antes que nós tenhamos amado a Ele (1 Jo 4:10,19). Paulo nos diz que "quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós" (Romanos 5:8).

O amor que Cristo teve que o obrigou a sofrer a morte na cruz para nos fornecer uma lição também. "Nós amamos porque Ele nos amou primeiro" (1 João 4:19). Nós devemos responder ao Seu sacrifício de amor para ele. Jesus disse: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos" (João 14:15). Assim como Ele se entregou por nós, devemos nos entregar a Ele (Romanos 12:1).

Conclusão: Paulo foi capaz de fazer estas declarações com confiança. Será que temos esta mesma confiança? Você já foi crucificado com Cristo? Você pode honestamente dizer que já não vive a sua vida para si mesmo, mas para Cristo. Você vive pela fé, demonstrando seu amor, sacrificando-se a Ele? Isto é o que somos chamados a fazer. Vivamos de tal forma que possamos ter a mesma confiança que o apóstolo Paulo.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem