Redenção: Livre da Culpa

Redenção: Livre da Culpa
Texto: Efésios 1:7

Introdução: Ao ler publicações, artigos e blogs hoje, percebo que muitos pregadores e pastores tem muita precaução em relação ao uso de termos teológicos específicos. Esses escritores alertam para uma desconexão entre o mundo que nos rodeia e os que estão dentro da igreja. A igreja usou há muito tempo palavras e frases particulares que o mundo não consegue entender, e de fato são estranhas a elas. São palavras que a igreja usa, mas o mundo não entende.

Embora eu concorde que devemos nos conectar adequadamente com o mundo ao nosso redor, se quisermos alcançar o não salvo com o Evangelho, vejo hoje uma grande tragédia entre a igreja. Nos nossos dias modernos, vemos um abandono de termos teológicos que possuem grande significado para o crente. Em vez de se afastar de seu uso, precisamos entender esses termos, juntamente com a capacidade de compartilhar seu significado de uma maneira que o mundo possa entender.

O primeiro termo que eu quero destacar é a redenção. Esta é uma palavra que tem um significado especial para o crente, e é encontrada em toda a Bíblia. É facilmente definida como sendo livre de escravidão através do pagamento feito por outro. Simplesmente, alguém que foi escravizado foi libertado por alguém comprando sua liberdade. Agora, de acordo com o Dr. Ray Pritchard do Ministério Keep Believing, havia três palavras usadas no Novo Testamento para definir a redenção. Agorazo é um termo secular e tem a ideia de comprar algo do mercado. Exagorazô traz a ideia de entrar no mercado de escravos, comprar um escravo e remover o escravo do mercado. Lutron significa libertar do cativeiro; livre de escravidão. Juntos, revelam - alguém que é comprado, removido do mercado de escravos e libertado da escravidão. A palavra em nosso texto é a palavra Lutron, não apenas comprado e removido do mercado de escravos, mas libertado da escravidão.

Antes de entrar na beleza da redenção, todos devemos entender nossa necessidade particular de redenção. Adão foi o primeiro humano criado por Deus. Ele e sua esposa Eva viveram no Jardim do Éden, livres do pecado, desfrutando de comunhão sem obstáculos com Deus. Por meio da desobediência, eles pecaram diante de Deus e mergulharam todo o gênero humano em pecado. Por causa do pecado, todos nascem no pecado e separados de Deus. O resultado final do pecado é a morte eterna. Romanos 3:23 - Porque todos pecaram, e ficam aquém da glória de Deus. Romanos 3:10 - Como está escrito, não há nenhum justo, não, nenhum. Romanos 6:23 – “Porque o salário do pecado é a morte; mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna através de Jesus Cristo nosso Senhor”. Claramente, todos os que vivem nesta vida necessitam de redenção. Todos nós nascemos escravizados pelo pecado e precisamos de alguém para comprar nossa liberdade, libertando-nos da escravidão e da condenação do pecado. Quero examinar os aspectos da redenção dentro do texto, enquanto consideramos - Redenção: Livre Da Culpa.

I. O Plano da Redenção

- em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça”. À medida que usamos esse único verso para o nosso texto, descobrimos rapidamente o plano da redenção. No entanto, para clareza, em quem Paulo revela que a nossa redenção está fundamentada? Isso é respondido no verso. Efésios 1:3 – “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo”. Nossa redenção é fornecida e estabelecida em Deus Pai e nosso Senhor Jesus Cristo. Nesse sentido, precisamos considerar:

A. A vontade de Deus - Paulo estava bem ciente de que Deus tinha um plano para prover a redenção da humanidade. Para que possamos apreciar e compreender plenamente a redenção, também devemos entender a vontade de Deus nesse processo glorioso e gracioso. Já estabelecemos que a redenção se tornou necessária com a primeira criação de Deus. Como Adão pecou no Jardim, o pecado e a morte entraram na raça humana. Por isso, todos temos necessidade de redenção. É importante para nós entender que a redenção nunca foi um pensamento posterior com Deus. Ele não descobriu o pecado de Adão e começou a encontrar uma solução para o problema do pecado da humanidade. De fato, Deus já sabia, muito antes de Adão respirar seu primeiro suspiro, que a humanidade seria mergulhada no pecado e precisaria de um Redentor. Este plano de redenção foi estabelecido antes da fundação do mundo. Cristo foi um Cordeiro morto no plano de Deus antes da Criação. Através da Lei, os sacrifícios eram oferecidos para oferecer expiação limitada pelo pecado, mas não podiam satisfazer plenamente as exigências justas do Deus santo. Esses sacrifícios eram repetidos ano após ano. Para que a redenção fosse feita, tinha que haver um sacrifício perfeito. O próprio Deus se tornaria esse sacrifício. Isso nos leva a:

B. A obra de Cristo - A nossa redenção foi possível através da pessoa e obra de Jesus Cristo, o Filho unigênito do Pai. Devemos lembrar que a redenção sempre envolve o pagamento. Examinaremos isso mais adiante, mas Cristo, o Senhor, realizou a obra da redenção quando Ele morreu na cruz, levando o nosso pecado e suportando o justo juízo de Deus que todos nós merecíamos. Nossa redenção e reconciliação a Deus foi assegurada através da obra consumada de Cristo. Nós não somos resgatados pelo sangue de touros e cabras, ou por meio de nosso próprio esforço ou mérito. A redenção não é um subproduto da adesão à igreja ou do batismo; é obtida por e através da obra consumada de Cristo! Hebreus 10:10 – “É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre. [12] mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus [14] Pois com uma só oferta tem aperfeiçoado para sempre os que estão sendo santificados”.

II. O Pagamento da Redenção

- “em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça”. Não podemos esquecer que a redenção sempre exigiu um pagamento a ser feito. Um preço tinha que ser pago para resgatar alguém da escravidão. Alguém tinha que providenciar o pagamento para libertar um escravo da escravidão. Isso era verdade em um sentido físico - a única forma de libertar um cativo da escravidão era que ele fosse comprado no mercado de escravos. Uma vez que ele era comprado por um novo proprietário, ele se tornava propriedade do novo proprietário. Ele poderia mantê-lo escravizado ou libertá-lo, o que ele escolhesse. Este princípio também permanece no sentido espiritual. Devido à nossa natureza caída, nascendo no pecado, todos nós fomos escravizados em nosso pecado. Estávamos presos ao pecado e a Satanás. Não tínhamos esperança de providenciar nossa redenção. Nossa única esperança era que alguém que tivesse a capacidade de fornecer o pagamento que Deus exigia.

- Muitos hoje não gostam, mas Deus sempre exigiu um sacrifício de sangue. O sangue teve que ser derramado para expiar o pecado, resultando em redenção. Hebreus 9:22 – “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão”. Paulo declarou que nossa redenção foi garantida pelo sangue de Cristo. Isto foi prefigurado desde o Jardim do Éden. Em seu pecado, Adão e Eva descobriram sua nudez. Os animais morreram, e sangue foi derramado para fornecer uma cobertura para o seu pecado. Os sacrifícios do Antigo Testamento apontaram para o sacrifício supremo que Cristo faria à medida que Ele morreu voluntariamente em nosso lugar para comprar nossa redenção. O Santo, o Filho de Deus, sem pecado, se tornou o sacrifício expiatório pelo nosso pecado. Ele derramou seu sangue precioso para apaziguar a ira de Deus e fazer expiação pelos nossos pecados. A redenção teve um preço elevado para Jesus Cristo, nosso Senhor. 1 Pedro 1:18-19 – “sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo”. 1 Pedro 2:24 – “levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados”.

III. O Perdão Através da Redenção

- “em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça”. Para aqueles que são salvos pela graça de Deus, experimentar a redenção em Cristo, ocorre uma transformação milagrosa - nosso pecado é perdoado através do pagamento de Seu sangue precioso. Todos nós éramos culpados e condenados diante de Deus; não poderia haver dúvida sobre isso. Nosso pecado causou a separação do Senhor e, sem a redenção, teríamos a morte e o sofrimento eterno. Nossa única esperança era que pagasse a dívida que devíamos, mas não podíamos pagar. Cristo Jesus fez isso quando morreu na cruz. Aqueles que vem a Ele em arrependimento e fé são salvos pela graça, tendo o pecado e a culpa de seu passado purificado de sua vida, e todos os registros desse pecado foram removidos para sempre. Através do pagamento feito por Cristo, os salvos pela graça estão livres da escravidão do pecado e libertados da morte!

- Ele levou nosso pecado sobre a cruz para que pudéssemos ser feitos justos aos olhos de Deus. Nosso pecado foi removido para longe. Deus o jogou no mar do esquecimento, optando por não mais lembrar ou segurar o nosso pecado contra nós. Aqueles que já eram condenados e dignos da morte são agora vistos como justos por Deus e tem a promessa da vida eterna em Cristo. Os salvos pela graça são agora aceitáveis ​​aos olhos de Deus, purificados de todo pecado e injustiça!

IV. A Provisão na Redenção

- “em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça”. Paulo nos lembra que nossa redenção é toda uma obra da maravilhosa graça de Deus. Ele estendeu o favor imerecido a quem não merecia. Cristo nos providenciou o que nunca poderíamos merecer ou obter. Sem o plano eterno de Deus, motivado e orquestrado por Sua boa graça, todos nós ainda estaríamos em nosso pecado e não teríamos esperança diante de Deus.

- A redenção está verdadeiramente além da nossa capacidade de compreender completamente. Nós éramos culpados de pecado e dignos de morte. Deus sabia, muito antes de Ele ter criado o homem, que o pecado teria que ser expiado - um pagamento deveria ser feito para o pecado. Ele também sabia que só Ele era digno de oferecer tal sacrifício. Antes de você e eu pecar, muito antes de que precisássemos de redenção, Deus providenciou um Redentor na pessoa de Seu Filho. Cristo Jesus veio a esta terra na forma de um homem para morrer em nosso lugar. Ele tomou nosso pecado sobre si mesmo e entregou o resgate que providenciou a nossa redenção. Deus teria sido justificado por ter nos deixado no nosso pecado e exigido que pagássemos a pena por nossos pecados, mas na Sua graça Ele proveu um meio para a nossa redenção. Cristo morreu para vivermos. O inocente tomou o lugar do culpado, provando a morte por nós, para que possamos escapar da morte e viver eternamente com o Pai. Se isso não for graça, nunca ouvi a explicação. Não podemos entender as riquezas da graça de Deus que proporcionou a nossa redenção no sacrifício de Cristo, Seu Filho unigênito. Se você não tem mais nada para agradecer hoje, você pode se alegrar com a graça de Deus que se estendeu aos pecadores! 2 Coríntios 8:9 - “pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza fôsseis enriquecidos”.

Conclusão: O ano foi 1829. Um homem com o nome de George Wilson havia sido preso, julgado e condenado por assassinato e roubo. Como sua família era bem conhecida, quando foi mandado para a prisão, sua família apresentou apelação após apelação. Eventualmente, as apelações chegaram à mesa do presidente, Andrew Jackson. Depois de revisar os arquivos e porque ele conhecia a família e seus antecedentes, e por sua conta, ele não ofereceu apenas clemência, mas um perdão para George Wilson. Eles levaram as notícias para a prisão. George Wilson recusou o perdão. Ele disse que não queria porque era culpado e merecia morrer. Eles disseram que ele não podia dizer não, porque era um perdão presidencial. Mas ele disse que podia e estava dizendo não a ele. Isto é uma história verídica. Ele recusou o perdão. Isso estabeleceu uma tremenda batalha legal porque essa questão nunca havia sido levantada na história americana. Eventualmente, funcionou até a Suprema Corte e a decisão veio do juiz John Marshall, que disse: "O perdão não tem efeito até que seja aceito pelo destinatário". Ele continuou dizendo "Embora seja quase inconcebível que um criminoso condenado recuse um perdão, se ele o recusar, o perdão não tem efeito. George Wilson deve morrer". E morreu ele porque não aceitou o perdão oferecido.

Cristo, o Senhor, providenciou a nossa redenção. Ele morreu em nosso lugar para garantir nossa salvação. No entanto, devemos aceitar Sua obra de expiação na cruz por nossos pecados, crendo que somos incapazes de nos salvarmos, nos arrependemos do nosso pecado e cremos em Sua obra consumada pela fé. A redenção do pecado foi assegurada, mas você deve responder à oferta da graça. Você já recebeu a Cristo para salvação, sendo libertado da pena do pecado? Caso contrário, exorto você a responder em arrependimento e fé hoje!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem