Como ser eficaz na pregação

Como ser eficaz na pregação
A pregação é a arte de comunicar a verdade divina através da personalidade humana. Um pregador é essencialmente um comunicador. Ele recebe a verdade de Deus e se comunica de forma eficaz para os homens.

Deus dá a revelação; o homem fornece a apresentação.

Para fazer isso de forma eficaz, ele deve aprender a fazer várias coisas bem.

1. Esperar em Deus

Primeiro, ele deve aprender a esperar em Deus. O pregador deve aprender a ficar em silencio na presença de Deus, e discernir a voz do Senhor falando dentro de seu próprio espírito.

Todo sermão que vale a pena começa no coração e na mente de Deus, que é a fonte de toda a verdade. Ele é a fonte de todo o conhecimento. A primeira tarefa do pregador eficaz é aprender a receber os pensamentos de Deus. Raramente ele vai ouvir uma voz audível de Deus.

A verdade divina vai destilar silenciosamente em seu espírito como o orvalho da manhã. O pregador em perspectiva deve esperar pacientemente na presença de Deus. Lá, ele receberá os pensamentos preciosos e as verdades que Deus está sempre disposto a compartilhar com aqueles que o buscam.

Você tem o sonho de ser um grande pregador? Deus preparou algo para você hoje. Clique aqui e saiba mais.

É bom cultivar o hábito de gastar tempo na presença de Deus. Separe uma parte de cada dia para entrar na presença de Deus e esperar pacientemente Nele. Logo você vai aprender a perceber a voz de Deus falando baixinho em seu espírito.

Não devemos entrar na presença de Deus, com a única ideia de "fazer um sermão". Precisamos em primeiro lugar entrar na presença de Deus, para nos expor regularmente ao escrutínio e conselho de Deus.

Correr em Sua presença com uma urgência que "precisa de um sermão para amanhã" certamente não é uma atitude de um coração que pode receber as verdades maravilhosas de Deus. Devemos permitir a verdade uma oportunidade de ter o seu efeito sobre nós, antes de nos esforçar para compartilha-la com os outros.

2. Estudar a Bíblia

Idealmente, o pregador deve ir diante de Deus com a Bíblia na mão. Reservar tempo para sentar-se calmamente e pacientemente diante de Deus desta maneira. Pedir iluminação e inspiração na Sua Palavra.

Com oração, busque o conselho, sabedoria e as instruções do Senhor em Sua Palavra.

Às vezes, é bom seguir um padrão regular de leitura, a partir de onde você parou no dia anterior. Isso ajuda você a ir de forma consistente através da Bíblia, em vez de ler aqui e ali e negligenciar grandes porções das Escrituras.

Em outros momentos, você pode procurar alguma inspiração do Espírito quanto ao local onde você deve ler. Desta forma, você não entrar em uma rotina.

3. Manter um caderno de notas

Um caderno para registrar os pensamentos e ideias que vêm à sua mente, nestes momentos de espera silenciosa é essencial. É impressionante a rapidez com que se pode esquecer a verdade mais maravilhosa, se o pensamento não for registrado enquanto ele estiver fresco em sua mente.

Pratique anotar cada pensamento significativo que vem à mente quando você em oração lê as Escrituras. Se um tema se sugere a você, siga-o tanto quanto você puder e anote tudo o que puder sobre o assunto. Desta forma, em breve você vai desenvolver uma boa fonte de material para sermão.
Leia o caderno de anotações de vez em quando. Os pensamentos vão começar a expandir-se em seu coração. Você vai descobrir que alguns temas vão ocupar sua mente por semanas, expandindo continuamente enquanto você medita sobre eles.

Adquira o hábito de falar com o Senhor sobre a Sua Palavra. Quando há coisas que você não entende, peça ao Espírito Santo para revelar o significado para você. Peça o espírito de revelação (Efésios 1:17).

Em seguida, aprenda a esperar em silêncio e pacientemente diante de Deus a medida que Ele gentilmente orienta as respostas em seu espírito. Registre-as assim como elas vêm a você. Escreva a verdade em seu caderno. Não as confie apenas a memória. Até mesmo porque a sua memória é reforçada quando você escreve as coisas.

4. Ser purificado pela palavra

Tente evitar a atitude de buscar uma palavra de Deus somente para que você possa pregar sobre ela no domingo. Não esteja sempre à procura de balas espirituais que você possa disparar em alguém. Reconheça a necessidade primária do seu próprio coração. Deixe Deus lidar com o seu coração através de Sua Palavra e pelo Seu Espírito. Deixe a Palavra lava-lo e purificá-lo em primeiro lugar.

Compartilhar o que Deus falou com você sobre o caminho da purificação e correção é uma das melhores pregações que existe.

É importante você alimentar sua própria alma. Uma das armadilhas em que os pregadores podem cair é esta: eles ficam tão empenhados em encontrar alimento para a congregação que seu próprio bem-estar espiritual é negligenciado.

Este é um dos perigos do ministério. O pensamento é expresso desta forma em Cântico de Salomão 1:6: "... me puseram por guarda de vinhas; a minha vinha, porém, não guardei".

Às vezes, um pastor pode estar tão envolvido em cuidar do bem-estar espiritual de seu rebanho que, infelizmente, negligencia seu próprio bem-estar espiritual. Esta é uma das principais razões pelas quais muitos ministros falham. Um ministro não pode se dar ao luxo de negligenciar sua própria vida espiritual.

Deixe a Palavra de Deus enraizar-se em seu próprio coração e espírito. Deixe crescer forte em sua vida pessoal e experiência. Então, quando você pregar, você ministrará por experiência. Você não estará falando como um indivíduo com teoria, mas pouca prática, compartilhando de coisas que você compreende inteiramente e experimentou.

O versículo seguinte nos ensina isso. "O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos" (2 Timóteo 2:6). O que você planta e colhe (em um sentido espiritual), você deve participar de (experiência) antes de alimentar os outros. Você nunca deve alimentar os outros o que você não comeu primeiro. Você não deve tentar orientar outros por caminhos e trilhas que você não caminhou sozinho primeiro.

Você tem o sonho de ser um grande pregador? Deus preparou algo para você hoje. Clique aqui e saiba mais.

À medida que a Palavra de Deus se torna encarnada (isto é, habita em você), então você se tornará uma mensagem de Deus. Você não será aquele que simplesmente recita sermões, mas aquele cuja vida e estilo de vida ministra vida, bênção e força àqueles que o conhecem e ouvem.



Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Como ser eficaz na pregação Reviewed by Aldenir Araujo on quarta-feira, fevereiro 15, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.