Suas mãos me fizeram e me formaram

Suas mãos me fizeram e me formaram
Texto: Salmo 119:73-80

Introdução: Décima estrofe do Salmo 119 – Este sermão enfoca Deus como nosso Criador, o doador da vida. Isso deve nos levar a servir ao Senhor e fazê-lo de uma maneira correta. Observemos a conexão entre Deus, nosso Criador e nosso Mestre.

1. Deus é nosso Criador (v. 73)

A. No princípio, Ele criou os céus e a terra (Gênesis 1:1) - Ele dá vida a cada um de nós (Salmo 139:13-16, Atos 17:25-26); a criação mostra Seu "poder eterno e natureza divina" (Romanos 1:20), e Sua sabedoria (Provérbios 8:30)
B. Quando o salmista reconheceu isto, ele pediu compreensão (v. 73) - contemplar a criação deveria nos levar a buscar a Deus (Atos 17:25-27; 14:15-17)
C. "dá-me entendimento" - Como? ... através de Sua palavra revelada (Deuteronômio 29:29); uma vez que Deus é nosso Criador, Ele certamente pode tornar Sua Palavra compreensível; nós podemos entender a Bíblia (Efésios 3:4)

2. Deus é o doador da vida espiritual (v. 77)

A. Ele não só fornece a vida física, mas a vida espiritual também - como nascemos, podemos nascer de novo (1 Pedro 1:23); ressuscitados para andar em novidade de vida (Romanos 6:4)
B. Isto está de acordo com Sua compaixão / terna misericórdia - não algo que podemos adquirir por conta própria; a salvação é pela graça (Atos 15:11), mas isso não significa que ela seja incondicional (Atos 2:38, 10:48)
C. Devemos obedecer para sermos salvos (Hebreus 5:9, ver Salmo 119:1, 9, 17, etc.) - não que conquistamos algo por méritos (Lucas 17:10), mas devemos obedecer para ter vida espiritual

3. Nós desfrutamos da comunhão com aqueles que temem a Deus (v. 74, 79)

A. Uma vez que Deus é o Criador, Ele também tem o poder de destruir o mundo (2 Pedro 3:4-7, 10) - isso deve nos dar razão para temê-lo (Hebreus 12:26-29); temor e obediência estão necessariamente ligados (Eclesiastes 12:13, Atos 10:34-35)
B. Naturalmente, deve haver comunhão entre aqueles de mente semelhante (1 João 1:3)
C. "me verão e se alegrarão" (v. 74) - devemos ter nossos irmãos em alta consideração (1 Tessalonicenses 3:6)
D. "Voltem-se para mim" (verso 79) - nos reunimos para que possamos trabalhar em uma causa comum (Efésios 4:16)

4. Deus provê aflição e conforto (v. 75-76)

A. Ele nos aflige (v. 75) – disciplina que vem da palavra de Deus; seus "juízos são justos", significando que Sua palavra é sempre correta (Salmo 19: 9); portanto, a aflição é para o nosso bem (Salmo 119:71)
B. Ele oferece conforto (v. 76) - deve ser de acordo com Sua palavra; nenhuma ajuda para clamar "paz" quando não há paz (Jeremias 6:14)

5. Devemos manter uma consciência limpa (v. 78, 80)

A. "eu meditarei nos teus preceitos" (v. 78) - mais do que apenas seguir os movimentos; a palavra de Deus deve estar em nossos corações e em nossas mentes (Hebreus 8:10)
B. "Seja perfeito o meu coração" (v. 80) - sinceridade, não hipocrisia (Mateus 23:27-28); Deus é nosso Criador, então não há nada escondido Dele (Hebreus 4:12-13); devemos viver para que não tenhamos nada de que nos envergonhar diante dEle (1 João 2:28-29)

Conclusão

A. Deus é nosso Criador - nos deu vida física; nos oferece também a vida espiritual
B. Mas devemos guardar Sua palavra - no coração; não apenas uma aparência exterior de justiça
C. Devemos trabalhar juntos nisto e trabalhar continuamente para conformar nossas vidas à Sua vontade

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem