Definindo Graça, o que é Graça?

Definindo graça, o que é graça?Especificamente, o que é a Graça de Deus?
E qual é a diferença entre a justiça, a misericórdia e a graça?

A graça é muito diferente de Justiça e Misericórdia:
  • Justiça é receber exatamente o que nós merecemos. (Que no nosso caso é a morte)
  • Misericórdia é não receber o mal que nós merecemos. (Mais uma vez, a morte)
  • Graça é receber o bem que nós não merecemos. (A vida eterna, NÃO a morte)
[post_ad]
Simplificando, a graça pode ser definida como favor imerecido. Especificamente, a graça de Deus é algo que Deus faz em favor do Seu povo porque Ele os ama, não por causa de algo que eles têm feito para merecê-lo.

A graça é um presente e nunca pode ser comprada. É sempre totalmente gratuita. ("Graça barata" é uma falsificação da incrível graça de Deus. A Graça de Deus é de graça, mas não é barata. Custou a vida de nosso Criador e é por isso que agora é um dom gratuito. Jesus quer que você a tenha, GRÁTIS).

A justiça de Deus, a misericórdia e a graça pode ser comparada ao perdão que um governador de um estado nos EUA pode dar a um prisioneiro culpado que estará enfrentando a execução (a pena de morte) por algo que ele ou ela realmente cometeu. A justiça será feita e ele será morto, a menos que o governador tenha misericórdia e perdoe o prisioneiro. Mas se o governador decide dar ao prisioneiro não só o perdão, mas também a total liberdade, uma enorme mansão para viver, e recursos ilimitados, então ele deu ao prisioneiro culpado tanto a misericórdia e a graça.
Se nós só recebemos a Justiça de Deus, todos nós seríamos mortos porque todos nós pecamos Romanos 3:23, 6:23, e "o salário do pecado é a morte" Romanos 6:23, mas nos foi dado uma "suspensão da execução" por agora.

Agora, porém, Deus nos oferece o perdão (Misericórdia). Ele quer nos perdoar e nos libertar dos resultados do pecado. E ele tem o direito legal de fazer isso porque o nosso Criador, Jesus, veio e morreu para que nós não tivéssemos que morrer. Jesus morreu por nós para que pudéssemos viver, mas sua morte só pode ser a nossa "salvação" se aceitarmos isso. Assim como o prisioneiro citado, podemos rejeita-lo ou podemos aceitar este perdão que Deus oferece. João 3:16.
Se aceitarmos o perdão que Deus nos oferece, não só não morreremos como também Ele, nos dará uma vida que nunca vai acabar. Ele continuará dando-nos uma fantástica morada para viver, recursos ilimitados, e liberdade total. Essa é a maravilhosa graça de Deus!

A Graça de Deus é "o poder de Deus para fazer por nós aquilo que não podemos fazer por nós mesmos." E o fato é que não podemos fazer nada por nós mesmos. Jesus disse: "... sem mim nada podeis fazer" João 15:5
A Bíblia nos dá um belo exemplo do que é graça e o que ela faz. Quando Moisés levou os filhos de Israel para fora do Egito e no deserto as pessoas logo ficaram com sede, mas não havia água para eles beberem, especialmente para mais de 2.000.000 de pessoas, além de seus rebanhos de animais. Deus disse a Moisés que tocasse em uma rocha específica e Ele (Deus) daria lhes água.
A água que saiu da rocha mostra a graça de Deus fluindo abundantemente para todos os que querem beber. Ele também fez com que a terra seca e estéril florescesse que por sua vez deu ao povo e aos animais algo para comer. Sem essa água, sem a graça de Deus suprindo as necessidades do povo, o povo teria morrido. Cristo é a rocha, Ele é também a Água Viva.

Sem a misericórdia e a graça de Deus, sem o perdão que Deus nos dá e todas as bênçãos que recebemos a cada minuto, nós morreríamos.
Todos os dias Deus nos fornece; a luz do sol, ar para respirar, e algo para comer e beber. Na verdade, quando você parar para pensar sobre isso, sem os materiais que Deus providenciou para nós nem sequer podemos gerar eletricidade por conta própria para fazer a luz, ou criar oxigênio, ou até mesmo criar alimentos.
Deus supre tudo o que precisamos, mas devemos optar por aceitar Seus dons, ou rejeitá-los. Temos a opção de se recusar comer ou beber. Nós temos a opção de nos fechar em um quarto apertado sem ar, impermeável e escuro, mas isso vai nos matar. Precisamos da misericórdia e da graça de Deus para viver.

A graça de Deus não se limita apenas as nossas necessidades físicas. Ele tem fornecido o que é necessário para o nosso bem-estar espiritual também. Só é necessário ler e esconder em nossos corações, a Santa Palavra de Deus, a Bíblia contém tudo o que precisamos para ser feliz, ganhar a liberdade total e ter a vida eterna. A Bíblia nos diz quem é Deus e como Ele é.
Além da Bíblia, o Pai permitiu que o Seu Filho, Jesus, viesse e nos mostrasse quem Ele (o Pai) é e como Ele é. Jesus deu a Sua vida para que eu e você não tenhamos que morrer. A justiça de Deus, a misericórdia e a graça estão tudo envolto em Jesus.

A graça de Deus está ao nosso redor. Ele quer que vivamos para sempre e sejamos felizes, mas nós temos uma escolha a fazer. Nós podemos aceitar algo de Sua graça durante este período da "suspensão da execução" e viver aqui na terra por alguns anos, ou podemos aceitar toda a sua graça e viver para sempre com Ele!

Aceite a graça que Deus oferece através de Jesus, e viva eternamente!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem