Como Aprender Pregar a Palavra de Deus?

Como Aprender a Pregar a Palavra de Deus?Aprender a escrever um esboço de sermão para logo Prega-lo, é algo como aprender a nadar. Você pode ler todas as instruções e se comprometer com todas as técnicas, mas você somente vai Aprender a Pregar quando partir para a prática.
 
Devido a isto muitos pregadores nunca aprendem a desenvolver seus esboços de sermões de uma maneira rápida e eficiente. Isto é problemático quando se é um pastor que precisa pregar três ou quatro vezes na semana.
 
1. O primeiro passo na forma de escrever um sermão é “Determinar o propósito do sermão”. Porque você estará pregando nessa ocasião? O que as pessoas irão fazer como resultado de ouvir sua Mensagem? Uma vez que você tem este propósito em sua mente terá definido os limites da sua pregação.
 
2. O seguinte passo é apoiar seu propósito com “O texto das Escrituras”. Isto é às vezes um passo difícil se você não estiver familiarizado com a Bíblia. Como pregador, você deve ter um regular e intenso programa de leitura da Bíblia e o estudo com o objetivo de encher a sua mente com a Palavra de Deus. Isto não só te levará mais próximo de Deus, como também fertilizará o seu cérebro com os conceitos bíblicos, ideias e conteúdos.
 
Depois de encontrar o texto bíblico, isso te levará ao tema do seu sermão. Lembre-se que o tema não é o propósito, e o propósito não é definitivamente o tema. Neste ponto, o tema não deve ser muito bem definido. Pode ser somente uma ideia.
 
3. Escreva os Pontos Principais do Sermão. Depois que você já tem definido o Propósito, o Texto bíblico e a “ideia do tema”, uma chuva de ideias começará a surgir para seus pontos principais. Anote todas as ideias que vier a sua mente em seu bloco de anotações, inclusive as ideias sem sentido. Quando você sentir como se o cérebro estivesse vazio, pegue um dicionário bíblico e comece a procurar algumas palavras chave relacionadas com o texto em questão. Uma vez mais, anote tudo o que vier a sua mente.
 
Dos pontos principais em seu bloco de anotações, selecione três que se ajustam melhor ao seu propósito e seu tema. Verifique e tenha certeza de que estes pontos são compatíveis com o texto bíblico. Isto não é fácil no principio, mas com a prática será mais natural. Lembre que escrever um esboço de sermão é como nadar. A prática vai melhorar seu rendimento.
 
Depois destes três pontos principais, selecione um deles para trabalhar. Algumas declarações de suas notas vão te servir como apoio para esses pontos principais. Selecione dois ou três para seu uso. Repita o procedimento com cada ponto.
 
Tenha certeza de revisar constantemente seu trabalho, e desfaça de tudo o que não se ajusta ao seu propósito. Lembra que seu objetivo será dar poder a sua mensagem para não dilui-lo com as coisas que não te levam adiante com o propósito da mensagem.
 
4. Agora escreva seu “Chamado a Ação”. Já que você tem um propósito, agora você deve perguntar como seus ouvintes podem alcança-lo. Um chamado ao povo para tomar uma atitude, para fazer o que você tinha em mente na hora de escrever a mensagem. Não sejas tímido ao fazer isto.
 
É somente depois de completar estes passos que você vai voltar e escrever a sua Introdução. Não se pode escrever uma introdução até que haja algo para introduzir. Portanto a introdução deve ser escrita no final ou em ultimo lugar.
 
Depois da introdução você pode escrever um título se assim você desejar.
 
Não é fácil aprender a pregar uma mensagem, mas com a ajuda de Deus e através da prática é possível. Agora que você já tem tudo pronto, lembra que tudo o que você conseguiu até agora, terá efeito na vida de seus ouvintes quando você permitir que Deus use sua vida como instrumento em suas mãos. O resultado será grandioso, porque o tempo que você tirou para se preparar foi sempre colocando sua mente e seu coração nas mãos de Deus.
 
Leitura recomendada

Faça uma contribuição
Seja um investidor financeiro e colaborador deste ministério. MAIS OPÇÕES

Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »
Obrigado pelo seu comentário