Como ser uma mãe excepcional

Como ser uma mãe excepcionalTema: Dia das mães

Texto: Lucas 2:1-7

Introdução: Dar à luz não faz de uma mulher uma mãe. É preciso uma mulher especial para ser mãe.
Uma mãe é uma pessoa que está disposta a assumir a responsabilidade de investir sua vida em outro ser humano que é totalmente dependente dela:

A primeira coisa necessária para se tornar uma mãe excepcional é...

I. Uma relação pessoal com Deus

[post_ad]
2 Timóteo 1:3-53 “Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço menção de ti em minhas súplicas de noite e de dia; e, recordando-me das tuas lágrimas, desejo muito ver-te, para me encher de gozo; trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice e estou certo de que também habita em ti”.
A. Maria era uma pessoa de integridade espiritual. Lucas 1:30 “Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus”.
B. Maria era uma pessoa que desfrutava da presença de Deus. Lucas 1:46,47 “Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador”.
C. Maria era uma mulher com fome de Deus. Atos 1:14 “Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele” - Atos 2:1-4 “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem”.

A primeira coisa necessária para se tornar uma mãe excepcional é uma relação pessoal com Deus. A segunda coisa necessária é...

II. Um bom relacionamento com a família

A. Maria apoiou a liderança de seu marido. Mateus 2:13-14 “E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito”.
Mateus 2:19-23 “Mas tendo morrido Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que procuravam a morte do menino. Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. Ouvindo, porém, que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; mas avisado em sonho por divina revelação, retirou-se para as regiões da Galiléia, e foi habitar numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado nazareno”.
B. Maria ensinou seu filho a disciplina em honra de Deus. Lucas 2:51-52 “Então, descendo com eles, foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava todas estas coisas em seu coração. E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens”.
Provérbios 22:6 “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”.
Aplicação: Se os seus filhos não honrar e obedecer, quem eles podem ver; como eles vão aprender a obedecer a Deus, a quem não pode ver?
C. Maria foi fiel a seu filho. João 19:25 “Estavam em pé, junto à cruz de Jesus, sua mãe, e a irmã de sua mãe, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena”.

A primeira coisa necessária para se tornar uma mãe excepcional é uma relação pessoal com Deus. A segunda coisa necessária é um bom relacionamento com sua família, o terceiro ingrediente de toda mãe excepcional é...

III. A vontade de servir a Deus

Lucas 1:38 "Disse então Maria. Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela”.

Deuteronômio 10:12-13 "Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno para o teu bem?”

Leia também: O maior presente de uma mãe

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Como ser uma mãe excepcional Reviewed by Aldenir Araujo on sábado, maio 11, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.