Como o Espírito Santo Faz um Trabalho Melhor do Que as Pessoas

Espirito-SantoTexto: João 16:8-14

1. O Espírito Santo busca trazer maior glória ao Senhor através do crente.

Jesus disse: "Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará”. (João 16:14)

Peça ao Senhor para ajudá-lo a dar a Deus maior glória, pelo Espírito Santo trabalhando para iluminar, manifestar e esclarecer tudo da vontade de Deus e as bênçãos para sua vida.

2. O Espírito Santo intercede pelos crentes de maneira que ele apresenta as nossas preocupações ao Pai celestial.

Paulo escreveu: "Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis" (Romanos 8:26)

Peça ao Senhor para ajudá-lo a ganhar mais confiança no Espírito para pleitear suas causas ao Pai celestial para todas as suas necessidades, objetivos e problemas.

3. O Espírito Santo convence o mundo do pecado.

Jesus disse: "E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim" (João 16:8,9)

Peça ao Senhor para ajudá-lo a tornar-se mais dependente do Espírito para trazer convicção a si mesmo e aqueles ao seu redor, de modo que você seja menos crítico.

4. O Espírito Santo guia os crentes na verdade.

Jesus disse: "Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras" (João 16:13)

Peça ao Senhor para ajudá-lo a receber toda a sabedoria espiritual, conhecimento e compreensão da verdade que lhe permitirá dar frutos em toda boa obra, enquanto você cresce no conhecimento de Deus.

Veja: Como o Espírito Santo pode guiá-lo como ele guiou Jeremias

5. O Espírito Santo nos conforta em momentos de aflição e sofrimento.

Paulo escreveu: "que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus" (2 Coríntios 1:4)

Agradeça ao Senhor por todo o conforto que Ele lhe oferece em termos de encorajamento, afeição e bênçãos.

6. O Espírito Santo limpa, santifica e nos justifica.

Paulo escreveu: "E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus" (I Coríntios 6:11)
Agradeça ao Senhor pela maneira como ele te lavou de todas as penalidades do pecado. Louvado seja o Senhor porque nos separou mundo e da influência corruptora do poder do pecado.
Honra ao Senhor por te fazer justo aos olhos de Deus, de modo que você pode ter paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. (Romanos 5:1-2)

7. O Espírito Santo restringe o mal.

Moisés escreveu: "Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos. Naqueles dias estavam os gigantes na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses gigantes eram os valentes, os homens de renome, que houve na antiguidade. Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente" (Gênesis 6:3,5)

Graças a Deus pela maneira como o Espírito restringe os homens de fazerem atos ainda piores por causa da misericórdia e graça de Deus.

8. O Santo Espírito nos refresca diariamente com esperança e amor.

Paulo escreveu: "e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Romanos 5:5)

Faça um inventário de toda a esperança e amor que você é enriquecido através do derramamento das bênçãos do Espírito Santo.

9. O Espírito Santo regenera.

Jesus disse: "Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus" (João 3:3-5)

Peça ao Senhor para ajudá-lo a levar muitos a uma fé salvadora em Jesus Cristo, com um sentido de urgência e de consciência de sua necessidade de ser nascido do Espírito.

10. O Espírito Santo nos faz lembrar as verdades importantes que esquecemos.

Jesus disse: "Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito" (João 14:26)

Peça ao Senhor para ajudá-lo a lembrar de todas as verdades valiosas do Senhor para suas conversas, planos e propósitos em Sua vontade.

11. O Espírito Santo nos ajuda a priorizar.

Jesus disse: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra" (Atos 1:8)

Peça ao Senhor para ajudá-lo a obter maior sabedoria em suas prioridades para os seus relacionamentos, estilo de vida pessoal e ministérios.

Leia também:  Como o Espírito Santo nos ajuda a tirar o máximo de cada situação

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem