Como o Espírito Santo pode guiá-lo como ele guiou Jeremias

Como o Espírito Santo pode guiá-lo como ele guiou Jeremias
Texto: Jeremias 1:4-9
Citação: “Quem tem Deus e muitas outras coisas não tem mais do que aquele que tem somente Deus”.
1. O Espírito Santo pode levar você a compreender exatamente o que Deus o escolheu para ser, fazer e realizar. A Bíblia diz: “Ora veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta" (Jeremias 1:4,5)
Peça ao Senhor para ajudar você a ter uma compreensão mais clara de exatamente o que o Senhor o escolheu para ser, fazer e realizar para Seus grandes propósitos. Confiar no Senhor para a sensibilidade de ouvir a Sua exortação calma.[post_ad]2. O Espírito Santo pode ajudá-lo, como fez com Jeremias, para superar qualquer timidez, baixa autoestima ou hesitações em obedecer a Deus. Jeremias disse: "Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque sou um menino. Mas o Senhor me respondeu: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás" (Jeremias 1:6-7)
Peça ao Senhor uma maior confiança na capacidade de Deus para ajudar a realizar tudo o que Ele lhe pede para fazer com o poder capacitador do Espírito Santo.
3. O Espírito Santo irá encorajar você, como fez com Jeremias. O Senhor disse a Jeremias: " Não temas diante deles; pois eu seu contigo para te livrar, diz o Senhor" (Jeremias 1:8)
Confiar no Senhor para dar-lhe um coração de leão para tudo o que o Espírito dirigir você fazer.
4. O Espírito Santo lhe dará a capacidade articulativa para falar a mensagem de Deus com um poder sobrenatural que dá provas de sua unção especial. Jeremias escreveu: "Então estendeu o Senhor a mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca" (Jeremias 1:9)
Peça ao Senhor para dar-lhe especial articulação, comunicação e habilidades persuasivas para entregar poderosamente verdade para todas as pessoas.
5. O Espírito Santo irá dotá-lo com autoridade especial da comissão de Jesus Cristo para fazer discípulos de todas as nações. O Senhor disse a Jeremias: "Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares; e também para edificares e plantares". (Jeremias 1:10)
Peça ao Senhor para enchê-lo com a plena realização das muitas competências, habilidades e ferramentas que você tem à sua disposição para a realização da grande comissão de Cristo de Mateus 28:18-20.
6. O Espírito Santo irá ajudá-lo a suportar os testes de tempo, pessoas e problemas da mesma maneira que Ele deu a Jeremias suporte. O Senhor disse: "Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te..." (Jeremias 1:17a)
Confie no Senhor que Ele vai enchê-lo, não com o espírito de timidez, mas o Espírito de poder, amor e disciplina para realizar a Sua vontade! (2 Timóteo 1:7).
7. O Espírito Santo irá avisá-lo ou corrigi você, como fez com Jeremias, para não se encolher diante dos grandes ministérios que são chamados a enfrentar. O Senhor disse: "não desanimes diante deles, para que eu não te desanime diante deles" (Jeremias 1:17b)
Peça ao Senhor para criar uma relação saudável para a habilidade de Deus corrigir você se você não está obedecendo as diretivas de Deus.
8. O Espírito Santo vai lhe dar uma identidade nova e melhorada para facilitar sua capacidade de conhecer toda a vontade de Deus para sua vida completamente. O Senhor disse a Jeremias: "Eis que hoje te ponho como cidade fortificada, e como coluna de ferro e muros de bronze contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra" (Jeremias 1:18)
Peça ao Senhor para ajudá-lo a obter maior segurança na sua identidade em Cristo para que você esteja totalmente facilitado para conhecer toda a vontade de Deus.
9. O Espírito Santo vai levantá-lo a um nível superior de proficiência em sua capacidade de falar com pessoas poderosas, sem medo. O Senhor disse a Jeremias: "Eis que hoje te ponho como cidade fortificada, e como coluna de ferro e muros de bronze contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra" (Jeremias 1:18b)
Peça ao Senhor que lhe permita crescer em sua capacidade de falar de forma eficaz para as pessoas “grandes” sem ser intimidado.
10. O Espírito Santo irá prepará-lo para qualquer eventualidade, como Ele fez com Jeremias. O Senhor disse a Jeremias: "E eles pelejarão contra ti" (Jeremias 1:19)
Peça ao Senhor para ajudá-lo a estar preparado emocionalmente, mentalmente, socialmente, educacionalmente, financeiramente, moralmente, fisicamente e espiritualmente para os grandes ataques que estão vindo para seus relacionamentos e ministérios.
11. O Espírito Santo promete-lhe a vitória no meio das dificuldades mais esmagadoras, como fez com Jeremias. O Senhor disse a Jeremias: "mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar” (Jeremias 1:19b) Peça ao Senhor para dar-lhe garantias contínua da vitória sobre todos os tipos de adversidade.
12. O Espírito Santo compromete Sua lealdade eterna a você como Ele fez com Jeremias. O Senhor disse a Jeremias: "mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar" (Jeremias 1:19b)
Confiar no Senhor, em seu nome quando você está emocionalmente, mentalmente ou fisicamente desanimado.
13. O Espírito Santo se compromete toda a força do poder de Deus para salvá-lo do mal, como o fez a Jeremias. O Senhor disse a Jeremias: "porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar" (Jeremias 1:19)
Confie no Senhor para salvar, libertar e livrá-lo de qualquer coisa que pode tentá-lo a vontade de desistir.
 
Conclusão: Quando você não tiver nada, exceto Deus, então você se torna consciente de que Deus é suficiente.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Como o Espírito Santo pode guiá-lo como ele guiou Jeremias Reviewed by Aldenir Araujo on sábado, novembro 12, 2011 Rating: 5

2 comentários:

  1. Muitos se usam quando Deus não quer usar...

    Deus tenha misericórdia nós!

    ResponderExcluir
  2. Sabe, esses seus textos me fizeram um bem danado no dia chamado hoje.
    Que Deus venha lhe conceder sabedoria diária para que continue empregando bençãos através da maravilhosa palavra verdadeira de Deus.

    Gratidões infinitas,

    Bruno Costa.

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.