sábado, 7 de janeiro de 2012

Esboços de Sermões e Estudos Bíblicos

Com esboço ou sem esboço?

Esboços de Sermões
Havia um pastor episcopal que era muito preguiçoso e há muito tempo já havia desistido de preparar os seus esboços de sermões. Sua congregação era de pessoas de pouco cultura, Ele tinha o dom da oratória, de modo que era muito fácil para ele pregar sem qualquer preparação. Além de preguiçoso, ele também era muito piedoso, de modo que racionalizava sua preguiça como muitas vezes os piedosos fazem.
 
Ele fez um voto muito solene: jamais voltaria a preparar os seus sermões, falaria de improviso e confiaria que o Espírito Santo lhe daria o que falar. Por alguns meses, tudo correu muito bem.
 
Certo dia, faltando 10 minutos para as 11 horas, na manhã de domingo, um pouco antes de o culto começar, quem entra pela porta da igreja?
 
O bispo.
 
Era uma visita de surpresa. Ele sentou-se num dos bancos. O pastor ficou imaginando o que deveria fazer. Não havia preparado o seu sermão. Pensou que podia enganar a congregação, mas sabia que não conseguiria enganar o visitante.
 
Ele foi até ao bispo, cumprimentou-o e lhe disse: “Acho que devo explicar-lhe uma coisa. Alguns anos atrás eu fiz um voto de que nunca iria preparar os meus sermões, mas confiaria no Espírito Santo”. “Está tudo bem”, disse o bispo, compreendendo muito bem a situação. O culto começou, mas, no meio do sermão, o bispo levantou-se e saiu. Quando o culto terminou, o pastor foi para o vestíbulo da igreja. Encontrou sobre a mesa um bilhete com a letra do bispo e nele estava escrito o seguinte: “Eu te absolvo do teu voto”.

Existe por ai uma falsa ideia; para que a pregação da palavra de Deus seja cheia de unção é necessário que ela venha do improviso, lá na hora em cima do púlpito, os que pensam assim acreditam que não há necessidade de um preparo, um estudo mais aprofundado do tema;  sabemos que toda palavra para que se produza efeito tem que vir de Deus, no entanto isto não que dizer que o pregador não deve preparar seus sermões.

Você prepara seus sermões? Ou prega de improviso?

Pr. Aldenir Araújo

3 comentários:

  1. Primeira vez que visito esse site e tenho certeza que será ima benção para mim. Parabens a todos vocces!

    ResponderExcluir
  2. Site muito bom!! Gostaria de receber o Ebook "Esboços de Sermões e Estudos Bíblicos". Grato!!!

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz meu irmão Pr. Aldemir!
    Infelizmente este é um mau costume de muitos que se dizem "pregadores", não se preparar para levar a Mensagem da Cruz. Inclusive conheci um que me confessou que fazia muito tempo que não orava, nem preparava um esboço do sermão que iria pregar e ainda disse que os melhores sermões que ele tinha "pregado" foram que não houve nenhuma preparação prévia, coia que eu duvido muito. Mas Graças a Deus que Ele tem levantado homens e mulheres que levam a sério este Ministério de Pregação do Evangelho de Cristo Jesus; e que muitos outros se levantem com este objetivo!
    Que Deus te abençoe e abençoe toda a tua família e o teu Ministério amado Pastor!!!

    ResponderExcluir