Como Neemias encontrou direção através do Espírito Santo

Como Neemias encontrou direção através do Espírito Santo
Texto: Neemias 1:11-13:5-14
1. O Espírito Santo pode levá-lo como Ele levou Neemias a chorar, orar e jejuar para as necessidades de seu povo. Neemias orou: "Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo. Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu". (Neemias 1:3,4)
Peça ao Senhor para ajudá-lo a chorar, orar e jejuar pelo seu povo permitindo que o Espírito faça a sua obra primeiro em você e nos corações de seu povo antes de qualquer coisa acontecer.
2. O Espírito Santo pode levá-lo como Ele levou Neemias a louvar a Deus em meio a grandes dificuldades.[post_ad]Neemias orou: "e disse: Ó Senhor, Deus do céu, Deus grande e temível, que guardas o pacto e usas de misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos:" (Neemias 1:5)
Peça ao Senhor para dar-lhe o coração para louvar a Deus independentemente dos problemas, pressões ou as pessoas que estão em sua mente.
3. O Espírito Santo pode levá-lo como Ele levou Neemias a confessar os pecados pessoal, e nacional ao Senhor buscando Seu perdão e restauração. Neemias orou: "Estejam atentos os teus ouvidos e abertos os teus olhos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos, confessando eu os pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; sim, eu e a casa de meu pai pecamos; na verdade temos procedido perversamente contra ti, e não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a teu servo Moisés" (Neemias 1:6-7)
Esteja disposto a confessar e abandonar todo o pecado pessoal antes de tentar conduzir o seu povo
4. O Espírito Santo pode levá-lo como Ele levou Neemias a apontar as pessoas imperativos bíblicos que lhes dão uma direção clara para onde eles precisam focar suas atenções. Neemias orou: "Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a teu servo Moisés, dizendo: Se vós transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos; mas se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos e os cumprirdes, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome". (Neemias 1:8,9)
Peça ao Senhor para ajudá-lo a dirigir a atenção das pessoas para os imperativos bíblicos essenciais que são necessários obedecer antes que Deus possa abençoá-los individualmente e coletivamente.
5. O Espírito Santo pode levá-lo como Ele levou Neemias a lembrar a Deus e seu povo das grandes promessas do Senhor, perspectivas e planos. Neemias orou: "Eles são os teus servos e o teu povo, que resgataste com o teu grande poder e com a tua mão poderosa. Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. (Era eu então copeiro do rei.)" (Neemias 1:10,11)
Peça ao Senhor para ajudá-lo humildemente lembrar a Deus e seu povo das promessas bíblicas, perspectivas e planos para os seus melhores interesses.
6. O Espírito Santo pode levá-lo como Ele levou Neemias a analisar e administrar um ministério para a edificação do reino de Deus e a justiça. O Senhor deu a Neemias a capacidade de acessar as necessidades, organizar o seu povo e administrar a construção do muro que restabeleceria a segurança para o povo de Israel.
Peça ao Senhor para dar-lhe as capacidades analíticas e administrativas para ver que seus ministérios estão efetivamente contribuindo para o crescimento qualitativo e quantitativo do reino de Deus e a justiça em suas comunidades.
7. O Espírito Santo pode levá-lo como Ele levou Neemias a recrutar, formar, motivar e mobilizar as pessoas para trabalhar em conjunto para a realização de tarefas de Deus. O Senhor levou Neemias com a sabedoria, inspiração e habilidade de supervisão para ver um grupo diversificado de pessoas reunidas por seu objetivo comum de ver o muro de Jerusalém reconstruído para a glória de Deus e o bem-estar do povo.
8. O Espírito Santo pode levá-lo como Ele levou Neemias a harmonizar uma grande variedade de personalidades e perspectivas em conjunto para realizar sinergicamente o grande propósito de Deus. O Senhor levou Neemias a ser capaz de suportar todos os tipos de críticas, reclamações e desentendimentos entre pessoas de diferentes origens. Peça ao Senhor para ajudá-lo a harmonizar a diversidade de personalidades e perspectivas no seu grupo para a realização sinérgica dos propósitos de Deus.
9. O Espírito Santo pode levá-lo como Ele levou Neemias a delegar e substituir pessoas chave que podem ajudar a partilhar o fardo da liderança com você. O Senhor levou Neemias nomear anciãos sábios que foram capazes de despertar o melhor de seu povo, envolvendo todos em uma tarefa comum, apesar das objeções naturais.
10. O Espírito Santo pode levá-lo como Ele levou Neemias a combater o bom combate da fé contra os obstáculos espirituais, psicológicos e emocionais. Quando Tobias e Sambalate tentou zombar dos esforços de Neemias, ele se recusou a ceder a aflição, desânimo ou derrota.
Peça ao Senhor coragem para seguir em frente independentemente dos obstáculos espirituais, psicológicas ou emocionais que você está enfrentando.
11. O Espírito Santo pode levá-lo como Ele levou Neemias a superar todos os problemas, pois Ele sabe que o poder de Deus é maior que qualquer que se opõem a ele. Neemias orou: "Por isto, Deus meu, lembra-te de mim, e não risques as beneficências que eu tenho feito para a casa do meu Deus e para o serviço dela" (Neemias 13:14)

Peça ao Senhor para preservar, proteger e promover o que você tem feito para o Seu ministério pelo Seu poder.

Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem