Fugindo de Deus

fugindo de Deus
Texto:  Jonas 1:1-17

Introdução: Existem 2 tipos de pessoas que fogem de Deus!
a. Os incrédulos
b. Os crentes!

Normalmente existem duas razões básicas para que as pessoas fujam de Deus!
a. Elas estão assustados e com medo da perda - eles acham que Deus vai controlá-los, ou custar-lhes muito.
b. Eles estão com medo de Deus fazer muito bem.   Alguns cristãos caem nessa categoria, eles estão bem com Deus abençoando suas vidas, mas estão loucos porque Deus está abençoando outros que eles acham que não merecem tanto quanto eles estão sendo abençoados!

O cristão que está fugindo de Deus pode estar confuso e com medo de perder alguma coisa, mas eles também podem estar com medo de que Deus possa fazer algo de bom que eles não querem que aconteça... e, então, eles teriam que aceitar e agir com responsabilidade!

Jonas é um bom exemplo do crente que está tentando fugir de Deus, porque ele sabe que Deus é bom... e a resposta que Deus quer trazer para as pessoas pecadoras não é aquela que ele gostaria!   Mas esse tipo de rebeldia geralmente termina em um beco sem saída!

Fugir de Deus nunca irá tornar sua vida mais fácil... só vai adicionar dores de cabeça... Deus é misericordioso, mas a viagem de volta pode ser mais dura do que você esperava! ... melhor coisa a fazer é não navegar para longe!

I. Fugindo! Jonas 1:1-3

A. Ordens recebidas! Jonas 1:1-2
1. Havia poucos profetas disponíveis nesta época, Oséias, Amós e Jonas eram praticamente os únicos 3 homens profetizando a todos Israel.
a. Nesta época o Reino do Norte desfrutava da maior força militar e monetária desde os dias de Salomão.
b. Judá também estava forte e saudável nesta época.
c. Por causa desta afluência tranquila não havia guerra, mas o povo de Deus tinha se tornados negligentes em sua adoração a Deus.
2. Em suas atitudes negligentes para com Deus na prosperidade e na paz; Deus decide conversar com ambas as nações.
a. Amós veio do reino do sul e profetizou para o Reino do Norte, Seu estilo era um pouco mais duro do que o filho nativo do Reino do norte, Oséias... que chorou por causa da indiferença do Reino do Norte a verdadeira adoração!
b. Oséias era um filho nativo do Reino do Norte, E então ele falou principalmente para eles.
c. Jonas, que também veio do Reino do Norte... embora não muito longe da fronteira entre os dois, já havia profetizado que o Reino do Norte se tornaria forte. II Reis 14:25-27.
3. Deus queria falar ao Seu povo, mesmo que eles não estavam ansiosos para ouvir!
a. Os três profetas cada um tinha a mesma mensagem... mas estilos diferentes por causa de seu contexto:
b. Amós falou duramente contra o Reino do norte... ele era do sul!
c. Oséias chorou por causa da indiferença do Reino do Norte, seu tom era muito mais suave ele se identificou com o Reino do norte!
d. Jonas era popular e tinha ganhado uma boa reputação entre os hebreus porque a sua palavra tinha se tornado realidade sobre a expansão e a prosperidade do reino... Eles eram pessoas privilegiadas de Deus, e eles gostavam desse status especial, prosperidade e paz!
4. Agora você pode entender por que Jonas não ficou emocionado com as ordens de Deus... embora se tratasse de uma palavra dura contra uma cidade inimiga Gentia (Nínive)... Jonas sabia que Deus estava amando e perdoando e a última coisa que ele queria ver era um monte de gentios entrarem no reino de bênçãos por meio do arrependimento de seus pecados!
a. Jonas entendeu que esses inimigos perversos de Israel poderiam se arrepender e, Deus seria bom para com eles... que;
b. Faria Jonas como profeta ficar mal com o seu povo que o amava por suas palavras boas e favoráveis ​​de prosperidade e paz.

B. Resistência organizada! Jonas 1:3
1. Jonas provavelmente pensou: se eu sair da terra prometida, a terra da promessa de Deus... então Deus não poderia encontrá-lo ou encontrar qualquer outra pessoa para ir e "salvar" esses gentios!
2. Ele paga uma passagem de barco, o destino é o ponto mais distante conhecido no mundo naquele momento na direção oposta de Nínive!   Enquanto Nínive era leste, ele decide comprar uma passagem de barco para o ponto mais a oeste conhecido pelo homem naqueles dias!
a. Ele cuidadosamente planeja a sua oposição e fuga de Deus!
b. Viaja para Jope nas proximidades da costa.
c. Compra uma passagem de barco.
d. Sobe a bordo e justifica suas ações por todo o caminho!  Mesmo sabendo o que era melhor! Quantas vezes nós, cristãos, fazemos isso?
e. A ironia aqui é que para impedir Deus de salvar centenas de milhares de gentios, Jonas embarca a bordo de um navio Gentio! Ele não se importa de usá-lo... quando ele deveria ter ido salvá-los!
3. Por que Deus enviaria Jonas a Nínive agora!  Porque Nínive tinha acabado de passar por duas pragas sérias e um eclipse solar que naqueles dias eram assustadores para os incrédulos... e as pessoas da cidade estavam maduras para o arrependimento!  Deus sabia disso, e assim que Jonas, apenas Jonas não queria que isso acontecesse!
a. Este era zeloso no trabalho com os hebreus desfrutando das bênçãos de Deus como um povo especial, não queria que mais ninguém desfrutasse disso... especialmente os gentios!
b. No entanto, este tinha sido o plano de Deus o tempo todo... uma vez que estavam seguros e fortes, eles deveriam estar fazendo trabalho missionário e levar a mensagem de Deus para as nações do mundo!
c. Jonas se recusa a ser o missionário para os gentios, mas usá-los e andar em seus barcos está ok!

II.  Atitude precipitada.  Jonas 1:4-11

A. Operação resgate! Jonas 1:4-5 
1. Você sabe que você realmente não pode fugir de Deus!
2. Deus sabia exatamente onde Jonas estava... e envia-lhe uma mensagem através do ar e da água! As coisas se transformam em reais tempestades quando fugimos de Deus!
3. Enquanto Jonas estava dormindo no porão do navio não se importando com os gentios, que viajavam com ele, eles estão lutando contra a tempestade, tentando salvar não apenas suas próprias vidas, mas a dele também! Eles se importavam mais com ele do que ele estava mostrando em direção a eles!
a. Por que o porão do navio? Porque quando você está fugindo de Deus você gosta de se esconder!
b. Que contraste com o momento em que Jesus estava dormindo na polpa de um barco durante uma tempestade!  Seu sono era doce, Jonas estava fugindo!
4. O que Jonas não sabia era que fugir para longe de Deus, escondendo-se no porão do navio lhe custaria uma passagem de volta na barriga de um grande peixe, onde ele iria confrontar Deus de qualquer maneira!
5. Os homens sacrificaram tudo o que possuíam para tentar salvar suas vidas e a de Jonas... enquanto Jonas não sacrificaria qualquer coisa para ver milhares de vidas salvas!

B. Fugitivo intratável! Jonas 1:6
1. "Como você pode dormir”...
2. Tudo o que estes gentios pedem é para Jonas invocar o Deus que ele serve... o mínimo que ele poderia fazer em um momento como este para eles!
3. Ainda assim, ele se recusa e age indiferente!  Eles tinham um problema real em suas mãos... um crente intratável! Nada poderia ser pior!
a. Em vez de ajudá-los, ele continua a ser intratável e desagradável.
b. Eles foram a Jonas em busca de ajuda, eles não se importavam de pedir um judeu para ajudar gentios, mas ele sendo judeu não tinha interesse em ajudá-los como gentios... afinal, ele não se importava com os milhares de gentios em Nínive!

C. Razão obvia. Jonas 1:7-11
1. Tendo esgotado toda a abordagem lógica para a tempestade; eles assumem que este não é apenas um acidente estranho da nação... alguém trouxe isso sobre eles!
2. Como Jonas só observava, deitaram sortes para descobrir qual era a razão para os deuses estarem zangados!   Adivinha em quem caiu a sorte - JONAS!
3. Até mesmo os incrédulos podem estar desgostosos com os santos miseráveis ​​que estão tentando fugir de Deus!
a. Rapidamente eles fazem todas as perguntas lógicas:
1) "Quem é responsável por este problema...?"
2) "O que você faz?"
3) "De onde você vem?"
4) "Qual é o seu país?"
5) "Quem é o seu povo?"
b. Ironicamente, ele afirma que ele pertence ao povo do Deus único e verdadeiro e que ele é um adorador! *Que interessante... ele pode se gabar de sua filiação, mas esta no barco fugindo de Deus, enquanto seus irmãos estão adorando!
c. Eles imediatamente fizeram as conexões, e eles ficaram com muito medo... Jonas já tinha dito a eles que ele estava fugindo de Deus, mas agora eles perceberam que este poderia ser UM DEUS REAL, já que todos os seus apelos aos seus falsos deuses falharam!
4. O que isso queria dizer era que sua segurança estava nas mãos de um estranho... um que não parecia se importar muito sobre eles ou os outros!
5. A pergunta final era óbvia, "O QUE PODEMOS FAZER COM VOCÊ PARA ESTA TEMPESTADE ACALMAR?" Jonas 1:11

III. Arrependimento aceito.  Jonas 1:12-17

A. Resultados ao mar! Jonas 1:12-16 
1. A resposta de Jonas foi simples e honesta! "Jogue-me ao mar!"
a. Esta resposta rápida demonstra o estado de espírito que ele estava... enquanto ele reconhece o seu pecado, ele procura desempenhar o papel de um mártir no final!
b. Martírio usando os meios de ir ao mar!
2. Embora ele se arrependa... ele, pelo menos, assume a sua morte significa que a capital do império assírio, Nínive não vai ouvir e se arrepender!  Enquanto ele está arrependido o suficiente para salvar a vida desses poucos gentios no navio, ele ainda espera não ter de ver centenas de milhares de pessoas salvas em Nínive!
3. Ironicamente, novamente, os homens recusam este tratamento duro e continuam a fazer tudo humanamente possível para salvar Jonas, assim como a si mesmos!
a. Eles estavam mais compassivos para com ele do que ele para com eles!
b. Se ele realmente estivesse arrependido de seu pecado, ele poderia ter oferecido a saltar sem a sua ajuda de jogá-lo ao mar... mas ele não oferece a si mesmo para simplesmente pular, ele quer que eles o joguem ao mar!
c. Eles percebem que o esforço humano não vai funcionar... então oram ao Deus de Jonas!
1) Eles pedem o perdão de Deus antes de agir!
2) Reconhecem o sangue inocente que iriam derramar!
3) Eles reconhecem a soberania de Deus no processo!
d. Em seguida, eles atiraram Jonas ao mar... e o mar se acalmou imediatamente!
1) Isto trouxe um grande senso de convicção sobre eles a respeito de Deus!
2) A rebelião de Jonas salvaria inclusive esses poucos gentios... eles buscavam a Deus; fazendo sacrifícios pelos seus pecados ... e fazendo votos perante o Deus verdadeiro!
4. Será que Jonas ficaria louco se soubesse que esses gentios tinham sido salvos no processo de sua rebelião?  Agora, ele tem vários Gentios convertidos em sua consciência!
a. Pobre Jonas, nem se quer podia desobedecer a Deus, sem alguém ser salvo!
b. Que ironia é o amor de Deus que, mesmo a nossa pior ação às vezes pode levar ao resgate de outras pessoas!

B. Passeio no oceano! Jonas 1:17 
1. Jonas, porém, tinha uma surpresa maior ainda esperando por ele!  Quando ele caiu no mar pensando, "pelo menos Nínive não vai ouvir o evangelho" o que acontece?  Ele é engolido por uma criatura marinha grande... algo tão grande como uma baleia!
2. Ele não podia fugir de Deus, como ele pensava!
a. Agora, ele que viajava no porão de um navio confortável...
b. Ele iria voltar agora na barriga de um peixe fedorento!
3. A viagem de volta a Deus às vezes pode ser desconfortável... mas é melhor do que nunca voltar!
4. Se Jonas originalmente tivesse ido para Nínive teria sido uma viagem de um mês... agora custar-lhe-ia mais tempo por causa do desvio, que ele tomou!
a. O que ele ganha por tentar fugir de Deus
1) Amargura
2) Tempestades
3) Custa uma tripulação inteira seus suprimentos terrenos!
4) Um passeio na barriga de um peixe enorme, com fezes e tudo!   (se você acha que manusear um peixe faz você feder, tente viver na barriga de um por 3 dias)!
b. Quanto melhor se ele tivesse obedecido a Deus em primeiro lugar e não fugisse!
5. Deus tem a primeira palavra e a última... Ele sempre faz você saber!   Jonas comprou uma passagem de ida, e conseguiu uma viagem de retorno grátis... Deus não nos deixar ir muito facilmente, mas isso não significa que a viagem de retorno é sempre fácil.
6. Por que lutar contra isso? Por que fugir de Deus?
a. Geralmente, é porque estamos amargos contra Deus... por isso achamos que vamos ficar ainda com ele, imagine isso!
b. Às vezes estamos fugindo porque temos medo de Deus fazer algo maravilhoso e então nós temos que ajustar nossos corações para esse milagre.   Parece mais fácil fugir!  Às vezes esperamos que Deus não vá responder por que então poderemos ter de aceitar algo que realmente não quero... assim corremos esperando que não teremos de ser responsável ou por isso não vai acontecer!
c. Deus pode deixá-lo fugir certa distância, mas lembre-se que a viagem de retorno... quanto mais tempo você está fugindo; mais tempo no ventre do peixe na viagem de volta!

Conclusão:    Na realidade é difícil fugir de um Deus que está em toda parte... mesmo quando você está fugindo dele você tem certeza que vai encontrar-se com Ele!  Enquanto você pode obter alguma satisfação fugindo, lembre-se a viagem de retorno pode ser mais desconfortável do que você gostaria... basta perguntar a Jonas sobre sua viagem de volta!  Fugir NUNCA ganha nada, exceto uma história no ventre do grande peixe!  É muito melhor correr para Deus do que tentar fugir de Deus! Então se você está fugindo... DESISTA JÁ!

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem