O encontro com Deus através das dificuldades

O encontro com Deus através das dificuldadesTexto: João 5:17-20

Introdução: Deus ama a humanidade e sabe muito bem como cada pessoa é diferente da outra, portanto, Ele tem usado diferentes métodos para tornar-se conhecido e ouvido através dos séculos, como o envio de anjos com uma mensagem, ou falar de uma nuvem ou um trovão, ou uma sarça ardente e até mesmo através de uma mula uma determinada vez.

Hoje, Deus fala na maioria das vezes através da Sua Palavra escrita, a Bíblia, e através de momentos de oração com o Espírito Santo ajudando os filhos de Deus entender o que Deus está dizendo.

Existe outra maneira de Deus fazer-se ouvir hoje é através das dificuldades e situações na vida de uma pessoa.
[post_ad]

I. As dificuldades são melhor compreendidas quando vistas da perspectiva de Deus

1. Cedo ou tarde, todo o cristão vai encontrar situações que vai olhar para cima e perguntar a Deus: "Porque isso está acontecendo comigo?"
a. A história bíblica de Jó e todas as tragédias que veio sobre ele é um exemplo:
b. Os amigos de Jó lhe disseram que era por causa do pecado em sua vida que a tragédia veio.
c. A esposa de Jó não teve melhor resposta para tudo o que tinha acontecido.
d. Jó foi a Deus e aprendeu do ponto de vista de Deus.
e. Jesus disse que Ele viu Deus, o Pai e, em seguida, a compreensão do ponto de vista de Deus, fez o que Deus, o Pai queria.
2. Não é incomum um cristão nos momentos difíceis olhar para Deus e pensar que Deus não é "justo" ou que Deus está zangado com alguma coisa e está a punir-lhe mas não sabe porque ou para que.
a. Às vezes inclusive acusa Deus e questiona a sabedoria e o amor de Deus e que Deus tem de estar errado pelo que está acontecendo. Porque Deus permitiu que isto acontecesse comigo?

II. Em meio os momentos difíceis ideias erradas sobre Deus pode vir

1. A pergunta que se deve fazer a Deus não é "Porque eu?" mas "Mostra me".
a. Tomar a Palavra de Deus, a Bíblia, estudá-la, pedir ao Espírito Santo para ajudá-lo a ouvir a Deus, compreender o que Deus está fazendo, conversar com Deus, sem culpá-lo.
b. Dê a Deus a oportunidade para lhe mostrar seu ponto de vista sobre a sua difícil circunstância.
2. Na maioria das vezes em circunstâncias difíceis na vida do cristão, Deus está trabalhando para fortalecer a fé da pessoa, bem como a fé dos outros, para aumentar o conhecimento espiritual, e para dar glória a ele mesmo.
3. No entanto, muitos chegam à conclusão de que Deus não se importa com o que eles estão sofrendo e precisam de sua ajuda, especialmente depois de orar muitas vezes para Deus intervir e pôr fim à crise.

III. Somente quando o ponto de vista de Deus é compreendido a pessoa saberá o porquê das circunstâncias difíceis em sua vida

1. Moisés disse a Faraó: "Deus disse para deixar o Seu povo ir" Faraó colocou dificuldades para o povo de Deus e eles culparam Moisés e Moisés, por sua vez culpou a Deus.
2. Deus suavemente e pacientemente explicou a Moisés que Ele queria que todos soubessem que ele era Deus. O ponto de vista de Deus passou a ser compreendido.
3. Lázaro estava doente e Jesus deliberadamente esperou até que Lázaro morresse e fosse sepultado antes de ir. Todo mundo ficou chateado com Jesus por esperar tanto tempo. Jesus explicou que Deus estava para ser glorificado quando Ele ressuscitasse Lázaro dentre os mortos.
4. Jesus parou um cortejo fúnebre e ressuscitou o filho único de uma viúva. Por que Jesus teve que esperar? Para que o nome de Deus fosse glorificado.
5. 5.000 pessoas estavam ouvindo e seguindo a Jesus e eles estavam com fome. O alimento que tinham eram apenas cinco pães e dois peixes. Os discípulos não sabiam o que fazer. Jesus disse-lhes o que fazer e mais de 5.000 foram alimentados e havia comida sobrando. O nome de Deus foi glorificado.
6. Somente quando se descobre o que Deus tem em mente pode-se realmente compreender porque ele/ela está em uma situação difícil. Leia também: Lidando com situações difíceis

Conclusão:
1. Quando as coisas ficam confusas e difíceis, lembre-se que Deus ama você e tem o melhor interesse no coração, portanto, busque a Deus e procure a resposta de Deus. Não culpe a Deus!
2. Por mais difícil que seja, às vezes, leia a Palavra de Deus, ore e espere de Deus o Espírito Santo para ajudá-lo a compreender o que Deus está fazendo e porquê.
3. Não concluir nada até que você tenha ouvido de Deus e obtido Seu ponto de vista.
4. Faça os ajustes que Deus irá te revelar e, no final, você será abençoado e Deus será honrado.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

O encontro com Deus através das dificuldades Reviewed by Aldenir Araujo on segunda-feira, maio 31, 2010 Rating: 5

6 comentários:

  1. Olá!

    Devemos encontrar a Deus não somente em nossas dificuldades mas em todos os momentos, nas alegrias e nas tritezas, na fartura e e nas escassez.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  2. Devemos estar ou procurar estar sempre em sua presença.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. Deus não nos fez desligados da Humanidade. Somos elos da grande corrente universal e as energias divinas que vão alcançar os outros devem passar por nós, beneficiando-nos e ao nosso próximo. Carecemos dos outros, qual eles de nós na imensa vinha do nosso Pai Celestial. Portanto, o nosso segundo dever é amar o próximo, como nos aconselha o Mestre por intermédio do Seu Evangelho de Luz. E amar é acatar os direitos daqueles que andam conosco no mesmo caminho. Nada fazemos sem a participação dos nossos irmãos. Cada um nos ajuda em algo de que carecemos. Somos devedores da humanidade, como também emprestamos a ela o nosso concurso, e a fraternidade é o caminho mais desejado na área do Bem, ao tratarmos com os nossos companheiros.
    meu carinho
    Silvana Marmo

    ResponderExcluir
  4. @Francisco Castro
    Sem dúvida caro colega Francisco, mas infelizmente alguns esquecem de Deus quando tudo tá bem, então Deus permite a dificuldade para chamar nossa atenção.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. @Principe Encantado
    Sim, meu caro amigo, o melhor lugar para estar é na presença de Deus.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. e quando se perde um filho...já foram 9 meses que Deus levou o meu pequeno...tinha apenas 2 anos e 5 meses...doeu e ainda doi...Meu refugio é o Senhor...mas tem dias que dá uma vontade louca de sair correndo...de alguma forma tentar correr desta dor...mais tenho meu outro pequeno...hoje com 1 ano...ele tem sido a minha força...Agradeço a Deus por ter me dado ele...se não o tivesse talvez estaria louca...doi! doi demais.

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.