oracao Texto: João 16:24-25

Introdução: Por que você acha que muitas pessoas não vêem as suas orações respondidas? Muitas pessoas deixam de apreciar alguns dos obstáculos à oração. Jesus disse: "Até agora, nada pedistes em meu nome: (por minha causa, a minha vontade e para a glória de Deus) pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa” (João 16:24)

Os seguintes são 20 obstáculos à resposta a oração que devemos estar atentos a fim de maximizar a nossa alegria, ao ter nossas orações respondidas pelo Senhor.

1. Preocupação - Ansiedade -

Paulo escreveu: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus" (Filipenses 4:6,7)

Jesus disse: "Os gentios se preocupar com comida, roupas, abrigo, mas buscai primeiro o reino de Deus ea sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas a vocês também." (Mt 6:24-33)

Preocupação é como uma cadeira de balanço. Ela lhe dá algo para fazer, mas você nunca chega a lugar nenhum.

2. Desobediência -

Miquéias 3:4 diz: "Então, clamarão ao Senhor, mas não os ouvirá, antes esconderá deles a sua face naquele tempo, visto que eles fizeram mal nas suas obras"

Lamentações 3:42,44 diz: "Nós prevaricamos e fomos rebeldes; por isso, tu não perdoaste. Cobriste-nos de ira e nos perseguiste; mataste, não perdoaste. Cobriste-te de nuvens, para que não passe a nossa oração"

3. Dúvida -

Tiago 1:6,7 diz: "Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante a onda mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos”

4. Egoísmo -

Tiago 4:1-4 "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites"

Marcos 10:45 – “Porque o Filho do homem não veio para ser servido mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos".

5. Motivações erradas -

Tiago 4:3-5 "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastarde em vossos deleites. Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus"

Você não sabe que cada um de nós será julgado com base em nossas motivações. Somente Deus é capaz de discernir os pensamentos e intenções do nosso coração pelo uso de sua palavra. (Hebreus 4:12)

Permita a Palavra de Deus realinhar as suas motivos com as motivações dEle (a Sua glória, seu amor e sua grande comissão)

6. A falta de observância da Lei de Deus -

Provérbios 28:9 diz: "Se alguém se recusa a ouvir a lei, até suas orações são detestáveis".

Jesus disse: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele" (João 14:21)

7. Falta de permanecer em Cristo -

João 15:7 diz: "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito"

2 Pedro 3:18 diz: "Antes, crescei na graça e no conhecimento ( comunhão íntima) de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo..."

8. Altivez (orgulho) -

Tiago 4:6; 10 diz: "Antes, dá maior graça. Portanto, diz:" Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes” “Humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltará"

O orgulho vem antes da destruição e o espírito altivo, antes do tropeço.

9. A falha em seguir exemplos piedosos -

Paulo orou: "Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus; corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência e longanimidade, com gozo" (Colossenses 1:9-11)

Paulo orou: "E peço isto: que a vossa caridade aumente mais e mais em ciência e em todo o conhecimento. Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros e sem escândalo algum até o dia de Cristo, cheios de frutos de justiça, que são Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus" (Filipenses 1:9-11)

10. A idolatria impede a oração -

Jeremias escreve: "Eles voltaram para os pecados de seus antepassados, que recusaram ouvir as minhas palavras. Eles seguiram outros deuses para servi-los... Eu vou trazer-lhes uma catástrofe que não poderão escapar, e clamarão a mim; e eu não vou ouvi-los" (Jeremias 11:10,11)

11. Inadequada relação entre marido e mulher -

I Pedro 3:7,8 diz: "Igalmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra a mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações"

12. Insinceridade – Falsidade -

Deuteronômio 4:29 diz, "Então, dali, buscarás ao Senhor, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma."

13. Irreverência (adoração inadequada) -

Mal 1:7-10 diz: "Ofereceis sobre o meu altar pão imundo e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto, que dizeis: A mesa do Senhor é desprezível. Porque, quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não faz mal! E, quando ofereceis o coxo ou o enfermo, não faz mal! Ora apresenta-o ao teu príncipe; terá ele agrado em ti? Ou aceitará ele a tua pessoas? – diz o Senhor dos Exércitos"

14. Sem ânimo -

Lucas 18:1-3 diz: "E contou-lhes uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer"

15. Orar contrário à vontade de Deus -

I João 5:14,15 diz: "E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a Sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as as petições que lhe fizemos"

16. Recusa de ajudar os pobres -

Provérbios 21:13 diz: "O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre também clamrá e não será ouvido"

17. Hipocrisia - Farisaísmo

Jesus disse: "Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano.

O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado. Traziam-lhe também as crianças, para que as tocasse; e os discípulos, vendo, os repreendiam" (Lucas 18:9-15)

18. Pecados não confessados -

Salmo 66:18 diz: "Se eu atender à iniqüidade no meu coração o Senhor não me ouve"

David escreveu: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno" (Salmo 139:23,24)

19. Infidelidade -

Oséias 5:6,7 – “Estes irão com os seus rebanhos e o seu gado à procura do SENHOR, porém não o acharão; ele se retirou deles. Aleivosamente se houveram contra o SENHOR, porque geraram filhos bastardos; agora, a Festa da Lua Nova os consumirá com as suas porções"

20. Falta de perdão – Ou não perdoar

Jesus disse: "E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. [Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.]”

(Marcos 11:25-26)

Jesus disse: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém , não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6: 14)

Tiago 5:16 – “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”

Conclusão: “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos” Tiago 5:17-18

Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário Blogger Disqus

 
Top