No olho da tempestade

jesus acalma a tempestadeTexto: Marcos 4:35-41

 

Introdução: Na arte cristã primitiva a igreja foi muitas vezes descrita como um barco impulsionado sobre um mar perigoso - muito cedo este incidente (texto), foi entendido como um sinal da presença salvadora de Jesus nas tempestades que procuram oprimir a vida do crente.

I. A tempestade frequentemente vem no caminho da obediência.

Esta viagem foi realizada por ordem do Senhor. Isso fez que a tempestade fosse mais difícil de ser compreendida e a atitude inexplicável do Senhor. Marcos usa uma palavra que significa mais do que uma tempestade comum, que significa uma tempestade furiosa. Os discípulos tinham enfrentado muitas tempestades, mas esta lhes causou medo. Às vezes, as tempestades que vem da obediência são maiores do que as tempestades comuns.

2. A tempestade muitas vezes faz parecer que Jesus não se importa.

Ele estava dormindo. "Mestre, não te importa que pereçamos?" Seu grito implica um sentimento de ressentimento pela aparente indiferença de Jesus a sua situação. Observe o contraste entre os discípulos "pânico" e o Senhor "paz". Gideão gritou: "Se o Senhor é conosco por que nos sobreveio tudo isso?"

3. A tempestade revela o inimigo real.

Ela expôs sua fraqueza: “Medo e falta de fé”. Falta de fé é para ser temido mais do que qualquer tempestade. O problema que Jesus enfrentou não foi acalmar a tempestade no mar, mas 
acalmar a tempestade no coração dos discípulos. Na opinião dos discípulos eles estavam perecendo.

4. A tempestade nos leva a Jesus. 

Eram marinheiros especialistas, mas nesta tempestade, eles pediram ajuda a um pregador. No final dos seus recursos, eles colocaram todas as suas esperanças em Jesus.

5. A tempestade sempre revela algo novo sobre Jesus.

Eles temiam excessivamente. "Quem é este?" Este é um medo diferente daquele produzido pela tempestade (medo de um covarde). Este medo é um profundo temor reverencial na presença do sobrenatural. E Jesus não repreendeu este tipo de medo. Não é o medo do terror, mas de confiança. Agostinho disse, "Teme a Deus e você não precisa temer mais nada"

 

Conclusão: Se você está enfrentando uma tempestade, confia, Jesus está no controle

 

Pr. Aldenir Araújo

Faça uma contribuição
Seja um investidor financeiro e colaborador deste ministério. MAIS OPÇÕES

Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »

2 comentários

Clique aqui para comentários
13 de março de 2010 17:47 ×

Estou no olho da tempestade. Amigo, reze por mim e por minha filha, para que vençamos em 28 de abril proximo. Para que sejamos corajosas. Por favor, acredito no pensamento positivo das pessoas que nos querem bem. Beijos

Responder
avatar
Autor
13 de março de 2010 22:15 ×

Com certeza estarei orando por vocês, confia que Deus te dará vitoria. Lucas 1:37 "Porque para Deus nada é impossivel"

Responder
avatar
Autor
Obrigado pelo seu comentário