Lições da Figueira Estéril

Lições da Figueira Estéril

Texto: Lucas 13:6-9

Introdução: O que esperaríamos que um agricultor fizesse com uma planta que não produzisse frutos? Esperávamos que ele cortasse e tentasse novamente com uma planta diferente. Isso faz sentido. Jesus reconheceu o sentido de tal abordagem e usou esse mesmo conceito numa parábola sobre o arrependimento em Lucas 13:6-9.

A parábola de Jesus é assustadora, mas também reconfortante. Examine a parábola e aprenda as lições da figueira estéril.

I. Lição 1: O Mestre Espera Frutos.

A. Esta história lembra outra parábola. Em Lucas 8:5-8, Jesus contou a parábola do semeador. Ele explicou a parábola nos versos 11-15. Quando a semente é plantada em terreno bom, o resultado é fruto. No entanto, existem obstáculos. Alguns ouvirão a palavra, mas não crerão. Alguns ouvirão e aceitarão, mas não criarão raízes. Quando surgem problemas, eles morrem e nunca produzem frutos. Outros ouvirão, crerão e obedecerão, mas ficam distraídos com tantas coisas que nunca dão frutos para o Senhor. Finalmente, alguns poucos são semeados em boa terra e produzem para o Mestre, uns trinta, alguns sessenta, alguns cem vezes mais. Resumindo, o Mestre espera que demos frutos.

B. A parábola do semeador demonstra que o Senhor não nos colocou em competição uns com os outros. Não precisamos nos preocupar com nossa produção comparativa de frutos. Devemos simplesmente produzir o que podemos produzir. No entanto, devemos produzir.

C. A maioria de nós já sabe qual é o fruto que devemos produzir. No entanto, a título de lembrete, vejamos duas passagens.

1. Primeiro, observe os frutos pessoais. Gálatas 5:22-23 descreve o fruto do Espírito, que devemos produzir em nossas vidas para glorificar a Deus – amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.

2. Segundo, observe os frutos na vida dos outros. Em Mateus 9:36-38, Jesus, olhando para as massas, disse: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Jesus via a salvação dos outros como fruto a ser colhido.

D. Finalmente, lembramos João 15:8. “Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos” Queremos ser discípulos de Cristo e queremos glorificar o Pai. Só podemos conseguir isso dando frutos. Deus não quer árvores estéreis, Ele quer árvores frutíferas.

II. Lição 2: O Mestre é Paciente Conosco.

A. Na parábola, o mestre passou três anos indo procurar fruto na figueira estéril antes de dizer qualquer coisa sobre ela. Então, ele se dispôs a esperar mais um ano enquanto o vinhateiro fertilizava a figueira antes de exercer o juízo final sobre a figueira. Nosso Mestre é paciente.

B. Há dois lados nessa parábola: um lado assustador e outro reconfortante. O lado reconfortante desta paciência é o conhecimento de que Deus não está à procura de uma oportunidade para simplesmente nos varrer da face da terra. Ele é paciente conosco como explica II Pedro 3:9, 15. Deus reconhece que a produção de frutos é um processo de crescimento. Ele não espera uma colheita cem vezes maior imediata dos novos cristãos. Ele não quer que ninguém pereça, por isso espera pacientemente.

C. O aspecto assustador aborda a complacência que alguns têm. Quantas vezes os cristãos justificaram o comportamento ímpio dizendo: “Tenho feito isso há muito tempo e Deus ainda não me eletrocutou”. Alguns acreditam que, porque Deus não trouxe o juízo imediato, as suas ações devem ser corretas. Eles são como os escarnecedores de II Pedro 3:3-4. Lembre-se de que Deus é paciente. Ele raramente faz juízo imediato. Em vez disso, Ele espera e dá tempo para o arrependimento. Se as suas ações violam a palavra de Deus, não veja a falta de juízo de Deus como aprovação, mas sim como paciência que lhe dá tempo para se arrepender. Esta necessidade de arrependimento foi o que levou Jesus a ensinar esta parábola em primeiro lugar. Leia o contexto de Lucas 13:1-5. Jesus estava falando com pessoas que precisavam se arrepender. Eles precisavam saber que Deus estava sendo paciente com eles, mas a paciência estava se esgotando, o que nos leva à próxima lição.

III. Lição 3: Chegará um Momento em Que a Paciência do Mestre se Esgotará.

A. Por mais paciente que seja o Mestre, Sua paciência se esgotará. Ele voltará em busca de frutos por anos. Ele permitirá que o guardião da vinha o convença a passar mais um ano. Mas eventualmente, a árvore infrutífera será cortada. Ele não quer que ela inutilize o solo.

B. Os cultivadores de vinhas por vezes plantavam figueiras nos cantos das suas vinhas onde as uvas não estavam crescendo. Eles faziam isso para não desperdiçar qualquer parte de sua propriedade. No entanto, havia uma troca. A figueira utilizaria alguns dos nutrientes do solo. Contanto que a figueira desse frutos, a troca seria boa. Mas por que um dono de vinha manteria uma figueira que estava sugando os nutrientes do solo das videiras se ela nem sequer produzia frutos?

C. Isto traz à mente a declaração de Jesus em Mateus 12:30. Se não estamos ajuntando com Jesus, estamos espalhando. Se não estamos produzindo frutos para o Senhor, então estamos simplesmente consumindo o solo e retirando os nutrientes das videiras frutíferas. Nosso Mestre é paciente. Ele permitirá isso por algum tempo, mas não permitirá para sempre. Chegará um momento em que Ele cortará a árvore infrutífera para que ela não seja mais uma má influência sobre o resto da Sua vinha.

D. O que cada um de nós deve reconhecer é que realmente não temos ideia de onde estamos neste período de tempo. Não acredito que exista um processo padrão de espera de quatro anos depois que você se torna cristão. Não tenho ideia de quais fatores Deus leva em consideração ao nos tolerar pacientemente. Estamos no primeiro ano, segundo ano, terceiro ano? Ou estamos naquele último ano em que Deus está farto. A verdade é que simplesmente não sabemos, e é por isso que precisamos de trabalhar e de dar frutos o tempo todo. O ponto é muito semelhante ao de Pedro em 2 Pedro 3:11. Nunca sabemos quando o juízo do Senhor poderá vir sobre nós individualmente ou sobre o mundo como um todo. Portanto precisamos ser pessoas que se conduzam em santidade e com uma conduta piedosa que dê frutos.

IV. Lição 4: O Mestre Nos Ajudará a Dar frutos.

A. O último ponto que precisamos observar nesta parábola é a graça de Deus. O Mestre não apenas é paciente conosco, mas também nos ajuda a dar frutos. Ele faz com que o vinhateiro cave ao nosso redor e forneça fertilizante para estimular o crescimento. Deus não apenas nos plantou aqui na terra e depois disse: “Vá em frente”. Ele nos ajuda.

B. Como aprendemos recentemente em II Pedro 1:2-3, Deus nos ajudou fornecendo tudo o que precisamos para a vida e a piedade através do conhecimento de Seu Filho, que obtemos através da leitura da palavra, que Ele também providenciou (II Pedro 1:20-21).

C. Além disso, Deus providenciou nossos relacionamentos uns com os outros para nos ajudar. De acordo com 1 Coríntios 12:18, Deus colocou os membros do Seu corpo onde Ele os deseja. Hebreus 10:24 explica que estamos aqui para estimular uns aos outros ao amor e às boas ações. Deus providenciou esta ajuda para nos fazer avançar, para nos fazer crescer e para nos fazer dar frutos.

D. Que Deus incrível nós temos. Não se sinta sozinho e abandonado. Não sinta que não há esperança de dar frutos. Apoie-se na ajuda de Deus e dê frutos para Sua glória. Lembre-se, podemos fazer todas as coisas naquele que nos fortalece (Filipenses 4:13).

Conclusão: 

Ao concluirmos este sermão, quero que você se lembre de que Deus é o juiz e que Sua paciência acabará em algum momento. No entanto, não quero que você se concentre nisso. Quero que você se concentre na graça que Deus concedeu por meio de Seu Filho, Seu Espírito, Sua palavra e Seu povo. Procure a ajuda com a qual Ele o abençoou e confie nessa ajuda. Através da ajuda de Deus você pode crescer em sua produção de frutos, quer esteja passando de estéril para produtivo ou de trinta para sessenta. Deus está te ajudando, apoie-se Nele e cresça.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem