A Figueira Estéril - Arrependa-se

A Figueira Estéril - Arrependa-se

Texto: Lucas 13:6-9

Introdução

Jesus ensinou uma parábola que alguns acreditam ter um tema semelhante, ou seja, relacionada ao trato de Deus com a nação de Israel como um todo e como a nação de Israel seria destruída se não recebesse Jesus como o Messias. 

Esta parábola é conhecida como “A Figueira Estéril”, registrada em Lucas 13:6-9. Esta parábola é de particular interesse para nós hoje, enquanto tentamos aprender com nosso Senhor o que Ele estava ensinando sobre a necessidade de arrependimento.

O Cenário da Parábola

Jesus estava respondendo às notícias sobre uma calamidade Lucas 13:1-5. Ele foi informado de como Pilatos (o governador romano) havia matado alguns galileus (judeus da Galileia, a mesma região de onde Jesus era), e antecipou o pensamento daqueles que lhe trouxeram esta notícia.

Pergunta? Aqueles que sofreram tais atrocidades eram piores pecadores do que outros galileus? Não, e a menos que se arrependessem, também pereceriam! Jesus reforça o seu ponto de vista com uma referência a uma calamidade semelhante em que uma torre em Siloé (em Jerusalém) desabou e matou dezoito pessoas e essas vítimas não eram piores pecadores do que outras em Jerusalém. Ele então repete sua advertência dizendo que, a menos que se arrependam, todos também perecerão! Alguns entendem que isso é uma referência à destruição de Jerusalém em 70 d.C.

Os Elementos Básicos da Parábola

Um homem fica desapontado porque uma figueira na sua vinha não dá frutos e quer cortá-la, mas é persuadido pelo guardião da vinha a dar-lhe mais um ano, então se não der fruto, então a árvore será cortada.

As lições centrais dos versículos 1-5 são claras: “Arrependei-vos!” A parábola nos versículos 6-9 leva o chamado ao arrependimento um passo adiante: “Arrependam-se AGORA!” . A infrutuosidade não será duradoura!

Aqueles que ouviram Jesus apreciariam o ponto, pois qual agricultor deseja tolerar uma árvore que não dá frutos? Mas será que hoje compreendemos esse ponto?

Para ajudar a tornar isso ainda mais claro, considere o que podemos deduzir desta parábola.

Onde Deus Estendeu Privilégios, Ele Espera Retornos...

O dono da vinha esperava que a figueira desse fruto, tinha-lhe dado terra boa e tinha cuidado dela durante três anos e agora dava-lhe mais um ano, mas só para dar fruto. Assim também Deus abençoou Israel, e Ele ficou desapontado quando não deu frutos - Isaias 5:1-7 e agora Ele nos abençoou através de Seu Filho Jesus, e devemos glorificar a Deus dando frutos - João 15:8

Estamos sendo frutíferos ao utilizar os privilégios que Deus nos deu?

O Senhor é Longânimo, Mas Não Durará Para Sempre...

Vemos a longanimidade do dono da vinha, ele deu três anos à figueira para produzir frutos e foi persuadido a dar-lhe mais um ano com especial cuidado mas esse ano passado foi a última oportunidade que a árvore teria

Vemos a longanimidade do Senhor em Seu trato com a nação de Israel

Sua longanimidade no deserto! e Seu longo sofrimento nos tempos dos juízes! Sua longanimidade durante os reinados dos reis e, ainda assim, Ele tirou deles o “reino de Deus” e o deu a uma nação que produzia os frutos dele – Mt 21:43

Portanto, o Senhor tem sido longânimo conosco, pois Ele não quer que ninguém se perca -2 Pedro 3:9, a longanimidade tem sido para a nossa salvação -2 Pedro 3:15 mas a longanimidade um dia terminará, e o "dia do Senhor" virá -2 Pedro 3:7; 10

Aqueles Que Não Produzem Frutos Serão Cortados

A figueira estéril, se permanecesse assim, seria cortada, então Jesus avisou Seus discípulos que isso aconteceria com eles se não dessem frutos. "Todo ramo em mim que não dá fruto, ele o corta;" - João 15:2a “Se alguém não permanecer em Mim, será lançado fora como um ramo e secará; e os colhem e os lançam no fogo, e são queimados”. - João 15:6.

Paulo advertiu os cristãos gentios que eles seriam eliminados se não permanecessem fiéis (o que implica fecundidade) - Romanos 11:19-23

Lemos sobre o fim daqueles que foram salvos, mas caíram; apesar de receberem bênçãos de Deus, seu fim é comparado ao de espinhos e abrolhos - He 6:1-8 isto é, "rejeitados e perto de serem amaldiçoados" cujo fim é ser queimado.

Conclusão

À luz de tais advertências, talvez possamos apreciar mais a dupla advertência dada por Jesus: "...se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis" - Lucas 13:3,5

A lição básica da parábola da “Figueira Estéril”: arrependa-se AGORA! - Lucas 13:6-9 Pois o Senhor já é longânimo e o tempo que lhe resta pode ser curto! E não pense que as pessoas que morrem de forma trágica são pecadores piores do que você. Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus – Romanos 3:23. Mesmo apenas um pecado torna alguém culpado de todos - Tiago 2:10 e o salário do pecado é a morte (separação eterna de Deus) - Romanos 6:23; Ap 21:8 Portanto, se não nos arrependermos, nosso fim não será menos trágico do que a pior calamidade que já aconteceu à humanidade! 

Mas a boa notícia do evangelho é que Deus nos oferece o dom da vida eterna! - Romanos 6:23. Porém, lembre-se da advertência para quem não se arrepende – Rm 2: 4-11. E, ao contrário da figueira estéril, você pode ter menos de um ano para dar frutos!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem