O Que Deus Requer Dos Cristãos?

O Que Deus Requer Dos Cristãos?

Texto: Lucas 12:42-48

Introdução: "...a quem muito foi dado, muito se lhe pedirá...". Esse mesmo princípio permeia toda a vida e certamente esperamos mais de uns do que de outros.

 - É verdade de uma nação se grande, então grandes coisas são esperadas. Se fraca, não se espera tanto.

- Também é verdade para as famílias. Espera-se que os famosos como Rockefellers, Fords e outros com os quais estamos familiarizados que fizeram bilhões de dólares ajudem mais do que outros que fizeram muito pouco. Eles responderam criando grandes fundações e doando milhões de dólares.

 - Isso também é verdade para os indivíduos. Espera-se mais de uma pessoa que tem conhecimento e treinamento do que de quem não tem. Se alguém tem grandes talentos, mais se espera dele. Se uma boa formação familiar de treinamento cristão, então se espera mais dele do que de alguém que não teve essa formação. Se um é mais plenamente dotado do que outro, então é justo que se espere mais dele.

 - Da mesma forma, espera-se mais de um cristão do que de quem não conhece Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Visto que a Salvação nos é dada gratuitamente mediante nossa crença no Filho de Deus, Jesus, o que Deus requer do cristão?

I. O Que Foi Dado ao Cristão?

1. O cristão recebeu um Salvador.

 - Suponha que você estivesse se afogando e um homem pulasse e o salvasse. Isso é uma coisa maravilhosa.

 - Suponha que você estivesse preso em um prédio em chamas e alguém o resgatasse, novamente uma coisa maravilhosa.

 - Bem, Deus fez mais do que apenas entrar ou tirar qualquer um. Deus deu Seu único Filho para nos salvar.

 - Jesus enviou 70 para trabalhar e testemunhar e eles tiveram uma grande experiência. Eles voltaram e contaram a Jesus que até os demônios estavam sujeitos a eles. Jesus lhes disse: "Não se alegrem porque vocês puderam fazer essas coisas, alegrem-se porque seus nomes estão escritos no céu..."

 - O nome do crente está escrito céu por causa da crença em Jesus Cristo. Verdadeiramente muito tem sido dado ao crente/cristão.

2. O cristão recebeu a Bíblia.

 - Gostamos de receber cartas ou ligações de entes queridos e ficamos desapontados quando não recebemos notícias deles.

 - Deus nunca decepciona. Ele escreveu a Bíblia e nos deu. Sua carta de amor é melhor do que qualquer outra que possamos escrever, e mais doce que o mel, e Sua carta nos fala de Seu amor por nós e nos guia pelo caminho da vida.

3. O cristão recebeu respostas às suas orações.

 - Qualquer cristão que ora pode contar as muitas vezes em que Deus respondeu milagrosamente às suas orações.

 - No entanto, o problema dele é com muitos cristãos. Quando Deus responde à oração do cristão, ele geralmente se esquece de agradecer a Deus pelo que Ele fez.

 - A oração não é simplesmente pedir algo a Deus, é submeter-se a Deus, é deixar as coisas nas mãos de Deus.

4. O cristão recebeu o perdão dos pecados.

 - O perdão é necessário todos os dias, pois o pecado é cometido muitas vezes todos os dias.

 - Cada pequeno pecado fica entre o crente e Deus como uma nuvem escura e só há uma maneira de remover essa nuvem. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça".

5. Ao cristão foi dada a promessa do Céu.

 - O filho de Deus pode ter certeza do Céu e nada pode separá-lo de Jesus Cristo. Nada pode roubá-lo de sua salvação. Pode-se ter tanta certeza do Céu como se já estivesse dentro dos portões.

 - A vida apresenta muitas agruras, dificuldades e deveres fazendo-nos pensar se teremos forças para enfrentar mais uma e ansiamos, anelamos por descanso, libertação de todas essas agruras. O céu vai nos dar essa liberação e descanso, além de inúmeras outras coisas maravilhosas.

 - Muitas vezes olhamos para trás através dos anos e dizemos: "Aqueles eram os bons e velhos anos", mas o melhor ainda está por vir para o cristão. Algum dia deixaremos este mundo de problemas pela morte ou pela vinda de Jesus para nós, mas de qualquer forma que tempos maravilhosos aguardam o cristão.

 - "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto e desce do Pai"

II. O Que Deus Requer do Cristão?

1. Deus requer um coração indiviso.

 - Um dos maiores problemas do cristão hoje é exatamente esse. Sem dúvida, o cristão ama o Senhor Deus, mas há tantas outras coisas puxando, atraindo, exigindo nosso amor e atenção.

 - No coração e na alma de cada pessoa há duas vozes, a voz de Deus e a voz do mundo. A voz que ouvimos determina o grau de amor a Deus.

2. Deus requer uma vida santa.

 - Deus não espera uma vida perfeita, mas todos os dias o cristão deve tentar viver uma vida cristã consagrada, separada, dedicada. Um fato se destaca e todos sabemos que é verdade, influenciamos as pessoas pela forma como vivemos, não pelo que dizemos.

 - Existem "pontes" que o cristão deve queimar atrás de si para viver a vida que Deus requer e Deus tem o direito de exigir que seus filhos vivam uma vida santa.

3. Deus requer serviço ativo.

 - Não basta SER bom, o cristão deve FAZER o bem. O cristão não pode DESCANSAR de servir a Deus, mas pode ENFERRUJAR.

 - O cristão deve firmar-se em suas crenças. Independentemente do que os outros pensam, o cristão deve servir ao Senhor Deus de qualquer maneira e onde Deus quiser.

4. Deus requer uma mordomia fiel.

 - Ao cristão foi confiado tudo o que temos e deve usá-lo corretamente. Geralmente pensamos instantaneamente em dinheiro quando a palavra "mordomia" é usada. Dar é uma parte vital do Evangelho.

 - O cristão deve, de fato, dar financeiramente, trazer o dízimo para a casa de Deus e Deus abençoará tanto que o doador não terá espaço para receber tudo o que Deus dá de volta.

 - Tudo o que o cristão tem pertence a Deus, então na realidade ele está apenas cuidando das coisas de Deus.

5. Deus requer que o cristão testemunhe por Ele.

 - O cristão tinha uma terrível doença chamada Pecado, mas Deus o curou dessa doença. Outros ao redor estão morrendo dessa mesma doença, então Deus espera que o cristão conte aos outros como ele foi curado.

 - Quando o cristão chegar ao céu, esperançosamente haverá alguns que estão lá por causa do testemunho desse cristão para eles.

 - Se Deus fez tanto pelo crente/cristão, certamente o cristão estará ansioso para contar aos outros como eles também podem ter o que ele tem, a vida eterna.

Conclusão:

1. Muito tem sido dado ao cristão e muito é exigido de volta. Deus deu ao cristão grandes recursos e grandes responsabilidades.

2. Jesus Cristo fez tanto por nós, o que Deus poderia exigir de nós que acharíamos que seria demais?

3. Os cristãos devem a Deus sua existência total, seu ser total, serviço total, tudo o que são e têm.

4. Então, cristão, o que você dá para o seu Senhor?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem