Ele Está Voltando, Você Está Preparado?

Ele Está Voltando, Você Está Preparado?

Texto: Lucas 12:35-48

Introdução: Há algumas pessoas que nunca pensam no futuro, apenas no que está acontecendo hoje. Depois, há aqueles que constantemente se preocupam e se afligem sobre como vão "chegar ao final do mês" e "e se isso ou aquilo acontecer".

Alguns não estão preocupados e alguns estão excessivamente preocupados com o futuro. Jesus ensinou que não se deve ficar ansioso com o amanhã, mas não ensinou que se deve ignorar o amanhã ou o futuro. Os cristãos devem muitas vezes pensar no fato de que Jesus está voltando e todas as pessoas estarão diante dele para prestar contas.

Os cristãos devem estar prontos para o retorno do Senhor porque Ele está voltando, você está preparado?

I. Os Cristãos Devem Estar Prontos Para a Volta do Senhor. V. 35-40

A. Jesus contou quatro parábolas sobre estar pronto para o inesperado.

1. Se uma pessoa planejava correr ou trabalhar nos dias de Jesus, ele enfiava seu manto em uma faixa na cintura para que não interferisse em seus movimentos e, portanto, ele estava "vestido de prontidão" ou seus "lombos estavam cingidos .."

2. Não havia eletricidade no dia de Jesus, nem luzes de rua, nem luzes noturnas para ajudar a encontrar o caminho no escuro, então alguém manteria uma luz de azeite acesa se houvesse necessidade de ficar acordado à noite e especialmente se um convidado era esperado que viesse.

3. Nos dias de Jesus os casamentos era algo grande e a celebração durava dias, muitas vezes uma semana ou mais e, portanto, os servos precisavam estar prontos quando ouvissem o noivo chegar para abrir a porta para ele, mas ninguém sabia exatamente quando ele chegaria.

4. Ninguém sabia quando um ladrão poderia invadir sua casa no meio da noite, mas se a hora fosse conhecida, o dono estaria alerta, acordado e esperando.

5. A única razão pela qual Jesus atrasou Seu retorno e julgamento é Sua grande paciência enquanto espera que mais venham a crer Nele em arrependimento.

6. Jesus realmente virá como um ladrão, no qual os céus passarão com um rugido e os elementos serão destruídos com intenso calor e a terra e suas obras serão queimadas.

7. Que tipo de pessoa você deve ser, pois isso certamente vai acontecer?

8. Como uma pessoa pode estar pronta para a vinda de Jesus?

B. Para estar pronto para a vinda de Jesus, Ele deve ser o Mestre.

1. Jesus é de fato o Senhor de todos, mas para aqueles que estão corretamente relacionados a Ele, eles serão abençoados enquanto outros enfrentarão Seu castigo.

2. Alguns dizem que Jesus é o Salvador deles, mas Ele não é o Senhor deles - AINDA.

3. As únicas pessoas prontas para a volta de Jesus são aquelas que DIARIAMENTE procuram colocar todas as partes de suas vidas sob Seu Senhorio.

4. Aqueles que estão prontos para a volta de Jesus procuram segui-Lo como seu Senhor.

C. Para estar pronto para a vinda de Jesus, é preciso ser Seu servo.

1. Os servos vivem para obedecer aos mandamentos e cumprir as ordens de seu Mestre.

2. Ser servo do Senhor Jesus Cristo é a primeira e mais importante forma de pensar.

3. "...não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo...." (1 Coríntios 6:19-20)

4. Os cristãos também devem procurar uma área de serviço alinhada com seus dons espirituais, pois Deus deu a cada crente um dom para ser usado em servi-lo.

5. Os crentes devem procurar servir ao Senhor Jesus até que Ele venha e não sentar em alguma colina esperando Seu retorno.

D. Para estar pronto para a vinda de Jesus, é preciso viver na expectativa de Seu retorno.

1. Se uma pessoa está esperando um convidado, um convidado importante, ele vive diferente do que se não estivesse esperando ninguém. As coisas são arrumadas, limpas, colocadas em ordem, etc.

2. Se VOCÊ estivesse esperando alguém muito importante, o que você faria diferente do que está fazendo agora?

3. E se os cristãos agissem como os animais de estimação quando ouvem seu dono se aproximando da porta? Assim, os cristãos também devem estar prontos e ansiosos pela volta do Senhor.

II. Os Cristãos Devem Estar Prontos Para a Volta do Senhor Porque Ele os Julgará. V. 41-48

A. Alguns serão recompensados ​​porque souberam da Sua vinda e viveram como mordomos fiéis e sensatos. V. 42-44

1. Os crentes que foram encarregados de outros crentes (pastores, mestres, etc.) e os usaram para seus próprios propósitos serão julgados, mas aqueles que foram fiéis e sensíveis aos outros receberão uma recompensa.

2. Jesus chamou esses servos fiéis de "bem-aventurados" e que Ele os colocará no comando de ainda mais.

3. Jesus dará a cada crente que O serviu fielmente enquanto esteve na terra, responsabilidades significativas por toda a eternidade.

B. Alguns serão punidos porque ignoraram a vinda do Senhor e abusaram daqueles sob seus cuidados.

1. Eles usaram sua posição dada por Deus para seu próprio prazer e vantagem, portanto, um erro fatal.

2. O Senhor punirá os infiéis.

a. Aqueles que ensinam falsas doutrinas.

b. Aqueles que usaram a religião para promover sua própria ganância e imoralidade.

3. Se alguém conhece as coisas de Deus e não se arrepende de seu egoísmo e abuso para com os outros, ai dessa pessoa quando o Senhor Jesus vier.

C. Alguns serão punidos severamente porque sabiam da vinda do Senhor, mas não se prepararam. V. 47

1. Haverá alguns que conheciam a vontade do Senhor, mas não se prepararam ou agiram de acordo com ela.

a. Muitos se envolveram em assuntos religiosos e conheciam a verdade, mas nunca agiram sobre ela.

b. "Algum dia eu vou seguir a Cristo e servi-lo, mas agora eu tenho isso ou aquilo que eu quero fazer"

2. Pecado contra maior luz significa maior punição.

D. Alguns serão punidos com menos severidade porque não souberam da vinda do Senhor ou viveram à luz dela. V. 48a

1. Há aqueles que não conhecem o Senhor Jesus e serão julgados com menos severidade.

a. Serão julgados por desconhecimento da lei de Deus não é desculpa para não obedecê-la porque cada pessoa é responsável por conhecê-la.

i. "A ignorância faz parte do pecado do homem..."

b. Há ampla evidência na criação e na consciência para saber que Deus existe.

Conclusão:

A. Jesus resume tudo quando disse: "... Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá...."

1. Aqueles que receberam mais luz têm mais responsabilidade e serão julgados com mais severidade.

2. Haverá níveis de punição no inferno.

B. Cada pessoa precisa responder à pergunta: "Que tipo de mentalidade eu tenho sobre as coisas espirituais?"

1. Alguns vivem apenas o hoje, sem levar em conta a volta do Senhor e o fato de que haverá uma prestação de contas da vida de alguém.

2. Alguns tentam tirar da cabeça o pensamento da volta de Jesus.

C. Os crentes devem viver cada dia com um olho no dia futuro quando "...o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus..."

D. Quão abençoado alguém será se estiver pronto quando o Senhor voltar.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem