Promessas Para as Noites Escuras de 2022

Promessas Para as Noites Escuras de 2022
Texto: Atos 23:11

Introdução: Sempre gostei do pôr do sol. Também gosto do dia, é claro. Eu amo o lindo sol, as flores, as árvores, os pássaros, as folhas e todas as vistas e sons do dia. No entanto, sempre houve algo especial para mim na hora do pôr do sol, quando parte da natureza vai dormir.

À noite, muitas decisões são tomadas. Às vezes, a noite é um momento difícil. Às vezes, lutamos com as coisas durante a noite e não é fácil. Talvez a carga de luto que você tem passado por um período de tempo agora pareça ficar mais pesada durante a noite. Talvez a sensação de solidão o oprima mais à noite do que a qualquer outra hora do dia. Portanto, a noite pode ser um momento difícil.

Claro, você também sabe que a noite pode ser um momento agradável, porque muitas vezes através das dificuldades e da tomada de decisões da noite, torna-se um momento em que temos um novo encontro com o Senhor. O Senhor entra em nossa experiência e fala ao nosso coração de uma forma muito especial e pessoal.

Em uma experiência durante a noite, o Senhor foi a Paulo. O que temos nos capítulos 21-28 de Atos são as circunstâncias que finalmente trouxeram Paulo como prisioneiro à cidade de Roma. Em sua carta aos Efésios, lemos o que Paulo pensava sobre aquelas prisões. Em Efésios 4:1, ele disse: “Sou prisioneiro do Senhor”. Ele entendeu que era prisioneiro de Deus. Em Efésios 6:20, ele disse: “sou embaixador em cadeias”. Ele olhou para suas correntes e reconheceu que eram as vestimentas de sua embaixada. Ele estava nesta terra a negócios do Rei e optou por não permitir que as correntes o prendessem.

Em 2 Timóteo 2:9 ele disse: “pelo qual sofro a ponto de ser preso como malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa”. Você pode amarrar o mensageiro de Deus, mas não pode amarrar a mensagem de Deus. A palavra de Deus continua quando é fielmente proclamada. Então, ele era um prisioneiro e é assim que ele encarava. No entanto, no livro de Atos você encontra as circunstâncias que levaram a essa prisão.

Paulo esteve envolvido em uma espécie de cena de turba em Jerusalém. Os soldados o resgataram uma vez e o colocaram na fortaleza. Eles decidiram que iriam levá-lo ao Sinédrio. Havia 70 deles e eles se sentaram em um semicírculo. Ananias, o sumo sacerdote, presidia tudo. Então, eles levam Paulo lá e ele começa no versículo inicial e faz sua declaração introdutória. Isso deixa o sumo sacerdote louco. Ananias disse a um dos servos: “Dê um tapa na cara dele”. Eles deram um tapa na cara de Paulo e Paulo meio que se irritou. Você se irritou ultimamente? Você irou alguma vez esta semana? A maioria de nós é como Paulo. Estamos apenas crescendo no Senhor. Quando o Senhor Jesus foi ferido, a Bíblia diz: “sendo injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava”. Mas ainda não cheguei onde Jesus estava. Eu também não acho que você chegou, não é?

Às vezes, nós perdemos nossa calma. Quando eles o esbofetearam, Paulo disse: “Deus te ferirá a ti, parede branqueada”. Paulo o está chamando de hipócrita. Eles dizem: “Este é o sumo sacerdote”. ele disse: "Eu não sabia que ele era o sumo sacerdote". A lei diz que você não deve falar contra o sumo sacerdote de Deus.

Paulo se vira e olha para a multidão. Ele vê seus antigos colegas de escola. Ele tinha ido para o seminário com esses caras e alguns deles eram saduceus - os liberais da multidão. Alguns deles eram fariseus - os fundamentalistas da multidão. Ele sabia que eles discordavam sobre a ressurreição - se haveria uma ressurreição ou não.

Paulo olha para eles e diz: “Estou aqui porque acredito na esperança da ressurreição dos mortos”. Foi como jogar um fósforo no querosene. O lugar explodiu e eles começaram a se mexer. Isso é o que Paulo queria. Eles estavam tendo uma grande confusão entre si e começaram a rasgar suas roupas.

A parte ruim é que eles estavam prestes a rasgar Paulo. Então, os soldados tiveram que voltar e resgatá-lo da turba novamente. Eles tiveram que colocá-lo de volta na prisão. Toda essa cena nos leva a Atos 23:11. É noite. Acho que esta pode ter sido uma das noites mais escuras que Paulo já experimentou. Eu posso vê-lo - apenas cheio de decepção, desânimo, frustração e um pouco de depressão. Ele queria ir a Roma e pregar o Evangelho. Agora, aqui está ele na prisão. Parece que ele nunca vai chegar a Roma como se quisesse contar a história de Jesus lá. Paulo tem que passar a noite.

Temos essas experiências durante a noite. É a noite escura da alma. A vida cristã nem sempre é sol e luz. Há momentos em que passamos pelos lugares sombrios da vida. Se você não esteve lá, você estará lá um dia desses. Você chegará a uma noite escura e será noite em seu coração. Você ficará desanimado e deprimido e não saberá o que fazer.

Quero compartilhar algumas promessas que Paulo recebeu na noite escura de sua alma. Talvez se você estiver passando ou se vai passar por uma noite escura mais tarde, guarde para mais tarde.

I. O Senhor Estará ao Seu Lado: Sua PRESENÇA.

- Em 23:11, lemos: “Na noite seguinte, apresentou-se lhe o Senhor e disse...”. Nesses momentos sombrios de sua vida, o Senhor estará ao seu lado. Isso tinha acontecido em Corinto. Ele passou por momentos difíceis lá e o Senhor veio e ficou com ele. Mais tarde, chegaremos a Atos 27, quando eles estão em um navio que está prestes a naufragar e o Senhor veio e ficou ao lado dele.

- Na verdade, ele disse em 2 Timóteo 4:16-17: “Na minha primeira defesa ninguém me assistiu, antes todos me desampararam... Mas o Senhor esteve ao meu lado e me fortaleceu”. Os amigos abandonaram você? As coisas parecem estar mudando ao seu redor? Não deixe isso te deixar amargurado. Deixe isso te tornar uma pessoa melhor. Quando todo mundo o abandona, o Senhor te abraça. O Senhor estará lá para você. Ele estará ao seu lado em sua hora de necessidade. O Senhor Jesus Cristo veio ficar ao lado de Paulo.

- Quem é este Jesus que apoiou Paulo? Claro, sabemos que Ele é o compassivo Senhor Jesus Cristo. Você sabia que Jesus tem simpatia por você? Essa palavra realmente significa "sofrer com". Jesus sofre com. Ele é o compassivo Jesus.

- Ele simpatizou com o que Paulo estava passando em Jerusalém. O próprio Jesus tinha estado em Jerusalém. Jesus sabia o que era ficar abatido e desapontado com Jerusalém. Ele teve uma noite escura da alma. Pense no escuro Getsêmani quando Ele estava em agonia da alma. A Bíblia diz que Seu suor se tornou como grandes gotas de sangue. Pense naquela noite escura da prova quando eles O esbofetearam e bateram e esbofetearam e O quebraram. Pense em Simão Pedro o abandonando. Todos os seus amigos e discípulos O abandonaram.

- Jesus Cristo esteve lá, Paulo. O Senhor está simplesmente dizendo a Paulo - eu estive lá. Eu estou bem aqui com você. Quero lhe dizer que Ele também se solidariza com você. Ele sabe o que você está passando. Se você está enfrentando a tentação, Jesus entende. A Bíblia diz que Ele foi tentado em todos os pontos como nós, mas sem pecado. Você está tendo tristeza, sofrimento e problemas? Ele entende. Ele esteve lá. A Bíblia diz que Ele suportou nossas dores e carregou nossas tristezas. Sim, o Senhor estará ao seu lado em sua noite escura como o compassivo Senhor Jesus.

- Ele também ficará ao seu lado durante a noite escura como o sustentador Senhor Jesus Cristo. Ele irá sustentá-lo. Às vezes nos colocamos em circunstâncias e nossa força não é grande o suficiente. Nossa força não aguenta. Mas quando você está naquele corredor de hospital e sua mãe está escapulindo para a eternidade, você terá que ter uma força além da que é capaz de reunir em si mesmo. Mas tenho boas notícias para você. Quando você estiver passando pela noite escura da alma, o Senhor Jesus será o sustentador. O Senhor Jesus estará lá para ajudá-lo.

- Paulo também aprendeu que ele era o Senhor Jesus Cristo suficiente. Quando essa experiência acabou - quando ele teve esse novo encontro com o Senhor, ele descobriu que Jesus Cristo era suficiente. Você já descobriu que Jesus Cristo é suficiente? Você já viveu o suficiente para saber que, independentemente do que esteja passando, Jesus Cristo é suficiente para qualquer necessidade que você tenha em sua vida?

- Pense em um dentista. Você vai ao dentista com um dente ruim. Com mãos habilidosas, o dentista tritura aquela matéria podre do dente e então faz uma impressão de alguma substância e molda uma incrustação para aquela cavidade. Ele fará o trabalho com tal exatidão, quando chegar a hora, a incrustação irá combinar perfeitamente com aquela cavidade.

- Não há nenhuma outra pessoa no mundo onde essa incrustação caberia. É feito sob medida para sua cavidade. Quando pensei em nossas necessidades na vida e em todas as diferentes necessidades que temos individualmente, pensei no fato de que o Senhor Jesus Cristo é perfeitamente capaz de atender a cada contorno de sua necessidade com Sua suficiência - com Sua graça - e com Seu poder .

Você está passando a noite escura? Você precisa de uma promessa para a noite escura?

II. O Senhor Falará Com Você: Sua PROMESSA

- Em sua noite de necessidade, o Senhor falará com você. Lemos, "e o Senhor disse". O Senhor falou com ele. Nós sabemos que Deus fala. No Antigo Testamento, Ele falou com Moisés na sarça ardente. No templo Ele falou com Isaías. Ele falou com Elias em uma voz mansa e delicada. Deus fala conosco hoje nas Escrituras. Deus fala conosco hoje por meio de Seu Filho, revelado a nós nas Escrituras. Não sabemos todas as maneiras como Deus fala conosco e eu realmente não sei como o Senhor falou com Paulo nesta ocasião. Realmente não importa porque o Senhor falou com Paulo em uma linguagem que ele pudesse entender. Não há barreiras de comunicação com o Senhor. Ele tem sua linguagem. Ele sabe como se comunicar com você. Às vezes, o Senhor falará com você em um momento de doença ou sofrimento. Às vezes, o Senhor falará com você através das circunstâncias de sua vida.

- O Senhor disse a Paulo: “Tem bom ânimo: porque, como deste testemunho de mim em Jerusalém, assim importa que o dês também em Roma” (Atos 23:11).

- Primeiro, o Senhor disse-lhe uma palavra de coragem. A palavra, animar, poderia ser melhor traduzida como "coragem". O Senhor não está apenas dizendo aqui - anime-se. Ele não está agindo como as pessoas às vezes. Você está passando por um momento difícil e eles simplesmente lançam um daqueles - "apenas mantenha a cabeça erguida, tudo vai dar certo". Não, o Senhor não está dizendo para fazermos uma cara feliz. O Senhor está dizendo - tenha coragem. Ele enche seu coração de coragem.

- Esta é uma das principais palavras que Jesus usou com as pessoas. Em Mateus 9:2, há um homem que nasceu com paralisia. Ele está deitado ali e o Senhor vê a fé das pessoas que o trouxeram e diz: "Filho, tem bom ânimo, perdoados estão os teus pecados"

- Você tem um fardo de pecado sobre você? A noite escura da sua alma é o fardo do seu pecado. Você precisa de uma palavra. Jesus pode falar uma palavra de coragem para você hoje. Tenha coragem, seus pecados sejam perdoados.

- Em Mateus 9:22, havia uma mulher que tinha uma hemorragia por 12 anos. O Senhor Jesus se volta, quando ela toca a orla de Suas vestes, e diz: "Tem bom ânimo, filha (a mesma palavra), a tua fé te salvou". Você precisa de uma palavra hoje para alguma doença e sofrimento?

- Em Mateus 14:27, os discípulos estão em um barco e em uma tempestade. Jesus vem andando sobre as águas e eles não sabem quem Ele é. Eles gritam. Isso os assusta terrivelmente. Ainda assim, lemos: “Mas imediatamente Jesus falou-lhes, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu. Não temais”

- Você tem um problema de pecado? Jesus diz tem coragem, eu te perdoo. Você tem um problema de doença? Jesus diz, tenha bom ânimo, eu posso te curar. Você tem uma tempestade em sua vida e é noite e o Senhor diz, tenha coragem. Sou Eu, não tenho medo.

- Todos os problemas eram diferentes. A questão não são os problemas. A questão é que à noite o Senhor falou a eles uma palavra de coragem.

- Em Atos 23:11, o Senhor diz uma segunda coisa. “como deste testemunho de mim em Jerusalém”. Há uma palavra de elogio. O Senhor está elogiando Paulo por ser uma testemunha Dele em uma situação difícil. Esse era um lugar difícil para testemunhar do Senhor. Paulo amava Seu povo, Israel. Ele tentou testemunhar, mas tudo o que tentou parecia dar errado. Ele foi preso. O Senhor não nos pede para ter sucesso. O Senhor pede que sejamos fiéis. Quem sabe o que Deus pode fazer com o que você pensou ser uma testemunha que realmente não deu muito certo. Tudo o que Deus deseja que você faça é pelo menos tentar.

- Ouvi falar de uma jovem que ficou presa em um incêndio no teatro. Ela foi capaz de fugir do fogo sozinha, mas não resgatou ninguém com ela e lamentava o fato de não ter pegado mais ninguém. Disseram a ela: "Você fez bem em sair sozinha". "Mas eu nem tentei". Você tem tentado? Faça o seu melhor e o Senhor estará ao seu lado. O Senhor vai falar com você e dizer que você tem sido fiel.

- Agora, há uma terceira palavra que o Senhor tem para nós. O Senhor disse a Paulo: “assim importa que o dês também em Roma”. O Senhor tem uma palavra de certeza.

- O Senhor disse a ele: "Eu sei, Paulo, parece que não vai dar certo. Parece que você vai ficar na prisão e não vai concretizar o desejo de ir para Roma. Mas eu tenho uma promessa para você. A promessa é que, com a mesma certeza que você testemunhou por mim em Jerusalém, você testemunhará por mim em Roma.

- Você sabe o que aconteceu com Paulo? Deus encheu seu coração de coragem. Deus encheu seu coração de certezas. Agora, ele tem uma promessa do Senhor. Romanos 4:21 diz: “estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer”. Deus cumprirá Suas promessas. Deus pode fazer o que disse que fará por você. Ele pode levá-lo onde você precisa estar. Ele pode lhe dar a oportunidade de que você precisa.

- Em Atos 27, quando eles estavam no naufrágio e todos estavam em pânico porque pensaram que iam afundar na água, Paulo disse-lhes: “Tende bom ânimo”. Onde ele ouviu isso? Ele disse que nem uma única pessoa perderá sua vida neste naufrágio porque esta noite o anjo do Senhor a quem eu sirvo, ficou ao meu lado e disse: "tende bom ânimo, como você já testemunhou de mim antes, você testemunhará de mim em Roma”

- Você está passando por uma noite escura? Você está tendo uma noite escura da alma? Você precisa de algum incentivo? O Senhor estará ao seu lado. O Senhor falará com você.

III. O Senhor O Envolverá: Sua PROTEÇÃO.

- Este é um dos relatos mais interessantes para mim em todas as Escrituras. Em Atos 23:12, falamos sobre 40 homens. Eles se prenderam em uma maldição de que não iriam comer ou beber até que matassem Paulo. Ainda assim, o Senhor disse: "Você está indo para Roma".

- O Senhor apenas cerca Paulo. Ele apenas coloca sua proteção ao seu redor. Observe como o Senhor o cerca de maneira providencial. Do versículo 12 ao final do capítulo, não vejo uma única referência ao Senhor no restante desses versículos. Não há nenhuma menção feita ao Senhor. O Senhor disse que ficaria com ele e agora Ele desistiu quando a pressão veio? Não. Não vemos o Senhor nesses versículos. Isso significa que o Senhor não está lá? Não. Estamos falando agora sobre a providência de Deus. Mesmo às vezes quando você não sente Sua presença ou vê Seu rosto na situação, o Senhor está bem ali. Ele estará bem ali e o cercará de maneiras providenciais.

- Não sei o que você está passando e você pode pensar que o Senhor está a muitos quilômetros de você. Mas o Senhor Deus está aí, quer você veja Seu rosto ou não. Em algum lugar na noite escura, você encontrará Jesus. Porque Deus não é evidente, não pense que Deus não está presente. Ele nos cerca de maneiras providenciais.

- Ele nos cerca de maneiras preferenciais. Deus faz coisas especiais por nós. Quando lemos o restante do capítulo 23, podemos ouvir aqueles 40 homens falando sobre matar Paulo. Eles estão fazendo seus planos. Eles estão traçando sua estratégia de como vão assassiná-lo. No versículo 16, lemos: "Mas o filho da irmã de Paulo tendo sabido da cilada, foi, entrou na fortaleza e avisou a Paulo"

- Acontece que Deus tinha seu próprio sobrinho bem ali. Seu nome nem mesmo é mencionado. Mas Deus tem a pessoa certa e a hora certa no lugar certo para ouvir as palavras certas. Ele sabe o que vai acontecer, vai até ele e conta a Paulo. Paulo diz ao capitão-chefe o que está acontecendo. Deus o cercará com Sua proteção às vezes de maneiras preferenciais.

- Às vezes, Deus usa meios naturais. Coisas que você nem pensa. Deus está trabalhando em Sua providência em sua vida. Apenas uma tempestade de chuva. Ou talvez você se atrase em um engarrafamento. Talvez você apenas tenha a chance de se encontrar com alguém e isso mude sua vida para sempre. Deus está trabalhando, arranjando apenas as circunstâncias normais da vida para que Seu plano e propósito sejam cumpridos em sua vida. Deus nos cerca de maneiras providenciais e preferenciais. Além disso, há momentos em que Deus nos cerca de maneiras poderosas.

- Tem 40 homens que disseram que não vão comer nem beber até que este homem, Paulo, esteja morto. Como você se sentiria se 40 homens tivessem um contrato contra você? Observe o que Deus faz no versículo 23. Lemos: “E ele chamou dois centuriões, dizendo: “Aprontai para a terceira hora da noite duzentos soldados de infantaria, setenta de cavalaria e duzentos lanceiros para irem até Cesaréia”. Se eu contar isso corretamente, são 470 pessoas. Pense nisso por um momento. Havia 40 homens que disseram que iam matá-lo. Deus disse, vou cercar meu homem com 470 pessoas. Deus cria uma escolta incrível para proteger Paulo com providência, formas preferenciais e poderosas.

- A onipotência nunca está fora de seus agentes para realizar seus propósitos. Deus tem Seus obreiros lá fora. 40 assassinos disseram que ele vai morrer. Deus diz: “Não, ele está indo para Roma”. Você é imortal até que Deus termine com você e enquanto você estiver na vontade Dele, você é imortal até que Deus conclua Seu trabalho em sua vida.

- Muitas vezes me perguntei o que aconteceu com aqueles 40 que disseram que não iriam comer ou beber até que matassem Paulo. O que estou tentando dizer? Temos um Deus de TODO o poder. Temos um Deus que, embora Sua presença possa não ser evidente, está organizando as circunstâncias da vida para realizar o propósito e plano para nossa vida. Além disso, se necessário, Deus fará coisas sobrenaturais poderosas para colocá-lo em simetria direta com Seu propósito e plano para sua vida.

Conclusão: Você está passando por uma noite escura? Talvez Deus trouxe você aqui esta noite para que você possa sentir Sua presença, ouvir Sua promessa e compreender Sua proteção. Pense nisso por um momento? Existe alguma diferença óbvia entre 23h59 e 24:00h? Não. No entanto, nesse momento, você passou de um dia antigo para um novo dia. Você entrou em um novo dia, quando em questão de horas o sol nascerá! Embora possa ser noite para você agora, não se esqueça que o sol está nascendo para substituir sua escuridão com uma luz milagrosa!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem