Cicuta Nos Sulcos Do Campo

Cicuta Nos Sulcos Dos Campos
Texto: Oséias 9:17 até 10:4

Introdução: A cicuta é uma planta venenosa que cresce de sessenta centímetros a dois metros de altura. Parece salsa e tem o caule oco, como o que costuma ser usado por crianças para fazer um apito ou fazer um atirador de caroço de feijão.

“...o juízo brotou como cicuta nos sulcos do campo” Oséias 10:4b - Tradução Brasileira (2010)

Não se esperaria encontrar cicuta nos sulcos do campo. Seria de se esperar algo comestível, como vegetais verdes. No entanto, Deus diz que, para Seu povo, o que é venenoso está misturado com o que é bom.

Imagine o filho do fazendeiro brincando no campo, pensando que encontrou algo para fazer um assobio, cortando o talo, colocando-o na boca, sentindo-se terrivelmente enjoado e depois morrendo. Cicuta nos sulcos do campo!

Imagine uma esposa vendo o que parece ser salsa crescendo no meio do milho e do trigo, decidindo enfeitar uma salada. Veja-a trazendo-o para dentro de casa, lavando-o, pegando um caule com folhas para comer enquanto prepara a refeição, curvando-se de dor, agonia e horror, chorando de angústia. Cicuta nos sulcos do campo!

Por que Deus disse que uma ocorrência tão inesperada e catastrófica estava ocorrendo na história de Seu povo?

I. Eles Não Ouviram a Deus. 9:17

- A maioria do povo de Deus está com problemas não é porque não sabe o que fazer. Eles estão com problemas porque não fazem o que sabem.

1. Em matéria de ganhar almas

2. Em matéria de santidade

3. Em matéria de serviço

- Sabemos o que Deus quer que façamos, mas nos recusamos a ouvir. De repente, sem aviso, mas com resultados devastadores, o juízo vem como cicuta nos sulcos.

II. Eles Eram Uma Videira Vazia. 10:1

- Eles produziram frutos para si próprios. Israel era egocêntrico. O que eles produziram não foi para o bem do Senhor, foi para o seu próprio bem.

- Neste momento de sua história, Israel havia ganhado força militar e econômica sob Jeroboão II, mas eles não os usaram para a glória de Deus.

- É interessante que o Senhor compare Israel a uma videira. Uma videira só serve para produzir uvas. Se uma cerejeira não produz cerejas, sua madeira pode ser usada para fazer móveis ou lindas fogueiras. O mesmo é verdade para um carvalho que não produz bolotas e muitas outras árvores. Mas com a videira não é assim. A videira é muito pequena e fraca para ser usada na construção. É muito emaranhada, dura e fina para ser usada para aquecer a casa na lareira. Se não produzir uvas, não serve para mais nada.

- Quantos do povo de Deus foram abençoados e prosperaram por Ele apenas para direcionar todos os frutos para si mesmos, em vez de para o Senhor.

III. Eles Tinham um Coração Dividido. 10:2

- A Bíblia diz: “O homem de mente dupla é instável em todos os seus caminhos”. A maioria de nós não tem corações ruins, mas muitos de nós têm corações divididos. Queremos agradar a Deus e ao homem. Queremos manter o favor do Senhor e do mundo.

- A mensagem de Deus ressoa para nós como a de Elias para os Filhos de Israel: "Até quando coxeareis entre dois pensamentos?"

IV. Eles Não Tinham Temor a Deus ou ao Homem. 10:3

- Frequentemente, o povo de Deus comete o erro de confundir Sua paciência com indiferença. Deus foi paciente com o homem por 120 anos enquanto Noé construía a arca e pregava a justiça, mas Ele não era indiferente ao pecado deles.

- Ele foi paciente com Sansão por 20 anos enquanto o juiz de Israel quebrou primeiro um e depois outro dos requisitos de seu voto nazireu. Mas ele não era indiferente. O juízo veio.

- Criamos uma geração ou mais de jovens que, não tendo recebido disciplina de seus pais (apesar das repetidas advertências), agora não temem a Deus ou aos homens.

V. Eles Não Cumpriram Suas Promessas a Deus. 10:4

- Quantas promessas fizemos a Deus e não cumprimos? Quantas vezes nos ajoelhamos em um altar e prometemos ler nossa Bíblia diariamente, ser uma testemunha fiel, renunciar ao pecado, dar o dízimo ou fazer devocionais com a família e depois não cumprimos nosso compromisso?

Conclusão: Um homem estava profundamente convencido de que Deus o estava chamando para pregar e se rendeu ao apelo no final do culto. Quando ele contou à esposa sobre sua decisão naquela noite, ela disse: "Espero que você se apresse e desista disso". Desanimado pela falta de apoio de sua esposa, ele renegou sua promessa e nunca entrou no ministério. Não muito depois, ele morreu de ataque cardíaco. Em seu funeral, sua esposa contou a história ao pastor. Cicuta nos sulcos do campo.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.