A Arte da Guerra – A Estratégia de Josafá

A Arte da Guerra – A Estratégia de Josafá
Texto: 2 Crônicas 20

Introdução: Sun Tzu, o autor do livro best-seller “A Arte da Guerra”, disse: “A suprema arte da guerra é subjugar o inimigo sem lutar”. Essa frase me lembra o Taleban assumindo o controle total de Cabul sem disparar um único tiro. Eu me pergunto se eles leram o livro! Hoje você e eu podemos não estar em guerra com forças inimigas humanas, mas frequentemente nos encontramos em guerra com inimigos como problemas de saúde, medo, tristeza e finanças precárias. Principalmente neste momento da história em que o mundo inteiro é afetado pela COVID 19.

Você está oprimido pelas batalhas desta tempo presente? Tenho boas notícias para você, se você estiver. Temos um livro sobre a arte da guerra no qual Deus nos deu a arte suprema de subjugar os inimigos da vida, sem levantar um dedo. Esse livro é a palavra de Deus ou a Bíblia Sagrada. Nele há muitos exemplos de estratégias, mas esta noite quero que vejamos a estratégia do rei Josafá registrada em 2 Crônicas, capítulo 20. Qual foi a estratégia de Josafá?

1. Josafá Creu Que a Oração é Uma Resposta Rápida

- Quando Josafá soube que um grande exército vinha contra ele (2 Crônicas 20:1-2), ele percebeu imediatamente três coisas.

A. Nem mesmo seu vasto exército era páreo para as forças conjuntas dos invasores

B. As forças conjuntas dos invasores não eram páreo para Deus todo-poderoso

C. O Deus Todo-Poderoso era seu aliado e certamente viria em seu socorro

- Qual foi a resposta imediata de Josafá? Ele imediatamente convocou uma oração nacional, jejum e clamou a Deus (2 Crônicas 20:3-11). A oração foi sua primeira estratégia.

- Do ponto de vista humano, Josafá e toda a nação de Judá estavam condenados. O inimigo os encurralou como um gato encurrala um rato. O rato, entretanto, era amigo do Leão e o gato não fazia ideia.

- A oração deve ser uma resposta rápida, não importa o tamanho da crise. Não deve ser o último recurso. Esta é a primeira estratégia.

- Sua vida mudará radicalmente quando você parar de fazer da oração seu plano alternativo. Infelizmente, é o que a oração é para a maioria de nós. É o plano B, mas não o plano A.

- Se você quiser adotar a estratégia de Josafá, deve começar tratando a oração como uma resposta rápida à crise, em vez de um último recurso, independentemente de quão grande a crise possa parecer. Afinal, Deus prometeu revelar segredos notáveis ​​que não conhecemos sobre as coisas que virão quando invocarmos seu nome (Jeremias 33:3). Mais sobre isso mais tarde, mas enquanto isso, vamos considerar o que aconteceu a seguir.

2. Josafá Orou Com Sinceridade e Transparência

- Josafá era o rei de Judá. No antigo Oriente Próximo, os reis eram um grupo orgulhoso. Eles tinham uma imagem a zelar. Sinceridade e transparência não passavam de indicadores de um rei fraco. Ainda assim, é exatamente o que Josafá fez em 2 Crônicas 20:12.

- Ele admitiu seus piores temores na presença de toda a nação e orou na frente de todos sobre o quão fraco ele era. Ele não estava preocupado em inspirar confiança em sua liderança. Sua única preocupação era inspirar fé na capacidade de Deus de libertar seu povo.

- De uma perspectiva humana, o que Josafá fez foi suicídio político. Da perspectiva de Deus, no entanto, é o tipo de oração que Deus honra. No momento em que Josafá concluiu a oração, Deus falou. Enquanto “o jogo começou” para Josafá e a nação de Judá, o “jogo acabou” para o inimigo.

- Nossas orações devem ser sinceras e transparentes, mesmo que isso signifique uma possível perda. Esta é a segunda estratégia.

- John Bunyan disse: “A oração é um derramamento sincero, sensível e afetuoso do coração ou da alma a Deus, por meio de Cristo, na força e assistência do Espírito Santo, por coisas que Deus prometeu ou de acordo com a Palavra , para o bem da igreja, com submissão, na fé, à vontade de Deus”.

- Suas orações precisam ser sinceras e transparentes se você quiser adotar a estratégia de Josafá. Exatamente como a oração do publicano em Lucas 18:9-14. Oração insincera (como a oração feita pelo fariseu) que carece de transparência indica orgulho. Deus resiste aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes (Tiago 4:6). Assim como ele deu graça a Josafá.

3. Josafá Obedeceu a Deus Plenamente e Com fé

- Três coisas aconteceram quando Josafá orou. Deus deu-lhe segurança (2 Crônicas 20:14-15). De acordo com Jeremias 33:3, ele revelou informações valiosas sobre os movimentos do inimigo (2 Crônicas 20:16). Finalmente, o plano de batalha e o resultado da batalha (2 Crônicas 20:17).

- Tudo parecia bem, exceto o plano de batalha. Parecia ridículo. Deus não queria que Josafá e o exército levantassem um dedo, mas de acordo com o plano, eles deveriam se posicionar firmemente no campo de batalha. Deus prometeu libertação a eles, mas por que se arriscar? Bem, porque eles tinham que trabalhar em parceria de fé com Deus.

- No entanto, os atos de adoração de Josafá mencionados em 2 Crônicas 20:18-21 indicam que ele obedeceu a Deus plenamente e com fé. O resto é história! Em 2 Crônicas 20:22-25, o próprio Senhor armou emboscadas para os exércitos conjuntos que vieram invadir Judá. Deus os confundiu tanto que se voltaram contra os seus próprios e destruíram uns aos outros até não sobrar ninguém. O saque foi tão grande em quantidade que Josafá e seu exército demoraram três dias para recolhê-los.

- Devemos obedecer a Deus plenamente e com fé. Não importa o quão arriscada a situação possa ser. Esta é a terceira estratégia.

- Você não ordena a um soldado raso que desenhe planos de batalha. A menos que você esteja disposto a sofrer uma derrota épica. São os generais que planejam o ataque. São os soldados de infantaria que executam o ataque conforme planejado. Infelizmente, às vezes não somos assim. Queremos que Deus seja nosso soldado de infantaria e que sejamos generais.

- Deus está lhe dizendo: “Afaste-se meu filho, afaste-se minha filha. A batalha pertence a mim. Eu cuido disso!" Eu disse a você no início da minha mensagem, Deus nos deu a arte suprema de subjugar os inimigos da vida sem levantar um dedo. Como você deve fazer isso se quiser enfrentar o inimigo sozinho?

- Lembre-se, estamos em uma parceria de fé com Deus. Você deve honrar essa parceria se quiser adotar a estratégia de Josafá. Alguém disse que sem Deus o homem não pode e sem o homem Deus não o fará. Portanto, devemos obedecer a Deus totalmente, porque sem obediência a fé está morta (Tiago 2:17). Não importa o quão ridículo ou arriscado o plano de Deus possa parecer.

4. Josafá Reconheceu os Interesses de Deus

- Em 2 Crônicas 20:26, Josafá e seus homens se reuniram no vale de Beraca, onde celebraram o Senhor em louvor e adoração. Em 2 Crônicas 20:27-28, depois de retornar a Jerusalém, ele também foi ao templo do Senhor e as pessoas com harpas, liras e trombetas o seguiram. Ele engrandeceu o nome de Deus em adoração antes e depois da batalha.

- Ele poderia ter usado essa vitória histórica para se exaltar como rei de Judá, o que não foi feito. Ele preferiu usá-la para magnificar o Rei do universo. Ele acreditava que se a batalha pertencesse a Deus, a vitória também. Em tudo isso, ele reconheceu os interesses de Deus ao glorificá-lo.

- Deus, por sua vez, reconheceu os interesses de Josafá e Josafá viveu, reinou e morreu em paz. Ninguém ousou invadir Judá enquanto ele viveu (2 Crônicas 20:29-30). Os inimigos de Judá sabiam que ele tinha o favor do Deus Todo-Poderoso. Embora Josafá tenha morrido em 849 AC. 2.869 anos depois, ainda nos lembramos dele.

- Devemos sempre reconhecer os interesses de Deus, glorificando-o em tudo o que fazemos. Esta é a quarta e última estratégia.

- No ano de 2012, Barack Obama citou o evangelho de Lucas, capítulo 12, versículo 48, para justificar a decisão de aumentar os impostos, dizendo: “De todo aquele que muito foi dado, muito será exigido; e daquele a quem muito foi confiado, muito mais será pedido” [fonte: Business Insider]

- Blasfêmia! Você pode gritar aí do seu banco, mas muitas vezes somos culpados de roubar a glória de Deus para nós mesmos. Como você sabe quando é culpado? Existem muitas maneiras, mas as ocorrências comuns são manipular a palavra de Deus para levar adiante sua agenda pessoal e justificar seu comportamento inaceitável, além de usar as provisões dadas por Deus e a providência na vida para exaltar-se entre as pessoas.

- Se você quiser adotar a estratégia de Josafá, tudo o que você fizer deve reconhecer os interesses de Deus, que é a sua glória. A palavra de Deus nos exorta a fazer tudo o que fizermos para a sua glória (1 Coríntios 10:31). Deus frequentemente nos prova em questões de sua glória. Ele não nos martela quando falhamos na prova, mas nos prova continuamente até acertarmos.

Conclusão: Mesmo quando estou chegando à conclusão desta mensagem, quero elaborar a estratégia final, "Reconhecendo os interesses de Deus". Todas as outras três estratégias que consideramos são temporárias. A oração, seja sincera ou não, não vai nos ajudar no inferno e não é necessária no céu. Nem a obediência nem a fé podem nos ajudar no inferno. Elas também não são necessárias no céu. Essas estratégias não têm valor eterno. Elas não têm uso além da morte.

Por outro lado, reconhecer os interesses de Deus tem um valor eterno porque determina onde passaremos a eternidade. Seja no inferno ou no céu. Portanto, devemos decidir agora se queremos reconhecer os interesses eternos de Deus ou nossos interesses temporários. Se você reconhece os interesses dele nesta vida, ele reconhece os seus interesses não apenas nesta vida, mas também na vida futura.

Pense nos cristãos que morreram por causa de COVID 19, apesar de orar por recuperação. Do ponto de vista do homem, pode parecer que Deus não se importa com seus filhos. No entanto, sua palavra diz em Romanos 8:35-39, nem mesmo a morte pode nos separar do amor de Deus (muito menos a pandemia COVID 19).

Infelizmente, estamos programados de tal forma que somos incapazes de reconhecer os interesses de Deus sobre os nossos. É por isso que ele enviou seu único filho Jesus Cristo para morrer na cruz. Para que todos que creem em Jesus sejam capazes de se libertar de seus interesses egoístas e busquem reconhecer os interesses de Deus. Você vai confiar que Jesus o libertará hoje? 

Se este sermão foi útil para você, por favor, deixe seu comentário na seção de comentários logo abaixo. Seria um grande incentivo para mim pessoalmente.

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem