Missões: Para Que Todos Possam Ouvir

Missões: Para Que Todos Possam Ouvir
Texto: Romanos 10:9-17

Introdução: Eclesiastes 3:1 nos lembra: Para tudo, há uma ocasião própria, um tempo para toda atividade debaixo do céu. No versículo 7, o escritor continua dizendo que há tempo de estar calado, e tempo de falar.

Em tempos de quietude, nascem as ideias, os pensamentos são verificados e os planos podem ser contemplados. Embora muito se possa dizer sobre o silêncio, quando se trata da mensagem do evangelho de Jesus Cristo, o silêncio pode matar. Paulo escreveu em Romanos 10:17: A fé vem de ouvir, ou seja, ouvir as Boas Novas sobre Cristo. O silêncio do evangelho pode manter as pessoas fora do céu. Portanto, quando se trata de perder almas pela eternidade, o silêncio pode ser absolutamente mortal.

Tese: Romanos 10:9-17 nos ensina a necessidade de falar quando se trata da mensagem de Jesus Cristo. Ao fazer isso, não apenas prestamos testemunho pessoal de nossa salvação, mas também compartilhamos o plano de salvação de Deus para que outros também possam desfrutar da grande bênção da vida eterna.

Vamos examinar os preceitos deste texto mais de perto.

I. A mensagem - Romanos 10:9-13

A. A Importância

Por causa da queda descrita em Gênesis 3, o pecado veio sobre toda pessoa que já viveu na terra. Continuará atormentando toda pessoa que viverá. A única exceção a isso é Jesus Cristo, que foi tentado de todas as maneiras que podemos ser tentados, mas permaneceu sem pecado. Por esse motivo, o evangelho é a mensagem mais importante que já foi entregue na história da humanidade. Ver Isaías 64:6, Romanos 3:10, 23, Ezequiel 18:4.

Deus exige que somente pessoas justas entrem no céu, porque essa é a essência de Sua própria natureza. Ele é justo e justo. O problema universal é este: ninguém é justo por natureza. Merecemos punição pelo pecado, conforme declarado em Romanos 5:6-9. Mas Deus nos ama tanto que ele forneceu um meio de escapar através da salvação.

Jesus tomou o nosso lugar. Ele se tornou nosso substituto. Ele morreu para que possamos viver. É incrível pensar que, por causa desse momento único na história, a morte de Cristo na cruz do Calvário, podemos entrar no céu com perdão total.

B. As questões

Em Romanos 10:9-10, há um elemento crucial da salvação que deve ser observado com muita atenção. A preocupação é se ela é baseada somente na crença em Cristo ou se é mais pesada do lado da dependência? Todo o conceito de salvação é inteiramente baseado na fé? 

Ainda hoje, muitas pessoas tentam conquistar seu lugar no céu sendo boas de acordo com seus próprios padrões. Elas acham que se fizerem coisas boas, forem agradáveis com as pessoas e obedecerem aos mandamentos de Deus, elas de alguma forma ganharão o favor de Deus e serão recompensados com o céu.

O problema com essa linha de pensamento é que eles são muito irregulares em guardar os mandamentos de Deus e seus esforços são inconsistentes. Ninguém é consistentemente bom por causa de sua própria natureza.

Além disso, você não acha que é um insulto absoluto a Deus trabalhar tanto por algo que Ele já pagou com a morte de Seu Filho? Porque estamos trabalhando para algo que Ele nos apresentou como um presente gratuito e claro? Ver Efésios 2:8-9.

1. Crer

(a) Se você crê que Deus ressuscitou Cristo dentre os mortos, então crê que Sua ressurreição é um fato histórico (Romanos 10:9).

(b) Se você crê na ressurreição de Cristo, crê que é a expiação completa pelo seu pecado. Isso significa que a morte, o sepultamento e a ressurreição de Jesus são suficientes para a sua entrada no céu. Você não precisa de mais nada.

(c) Se você crê em Jesus Cristo e em Sua obra expiatória na cruz, crê em justiça (Romanos 10:10). Deus diz que você é justo se confiar no que o Filho dele fez por você (Romanos 5:1,9).

d) Romanos 10:11 - Os que crerem não serão confundidos. A palavra “confundido” pode ser traduzida como “decepcionado”. Você ficará decepcionado quando vir Jesus face a face? (1 João 3:2). Você ficará decepcionado por passar a eternidade no céu? Você ficará decepcionado com sua nova vida? Certamente não.

(e) Romanos 10:12 - Não faz diferença se você é judeu ou gentio. Se você crê em Cristo, Ele será generoso com você agora e por toda a eternidade.

(f) Romanos 10:13 - Se você invocá-lo, você será salvo, mas salvo de quê? Você é salvo da penalidade do pecado. Você é salvo de seu poder sobre sua vida. Você será salvo da presença do pecado no céu. Você pode imaginar um lugar sem pecado? A batalha terminará.

(g) A verdade básica é esta: Não pode haver salvação sem crer plenamente em Jesus Cristo e Sua expiação na cruz. Isso é o suficiente.

2. Confessar

(a) Romanos 10:9-10 - Se você realmente crê, não pode calar sobre isso. Você confessará que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai. As implicações dessa nova confissão em sua vida são três:

i. Se você confessa que Jesus é o Senhor, está exclamando que Ele é Deus.

ii. Se você confessa que Jesus é o Senhor, está exclamando que Ele é seu Salvador.

iii. Se você confessa que Jesus é o Senhor, está exclamando que Ele está no controle total de todas as áreas da sua vida.

(b) Se você crê em Cristo como Salvador, sua vida nunca mais será a mesma. Se você é verdadeiramente salvo, isso certamente aparecerá em sua vida. Ver João 3:5-8, João 14:16-18.

(c) Como Deus está agora em sua vida, você não deve ficar calado. Se o Espírito Santo está vivendo em você agora, você confessará com a boca porque o Espírito de Deus não permitirá silêncio. Sua própria vida confessará que Jesus Cristo é o Senhor pela maneira como você vive e interage com os outros. Eles verão a mudança que Ele fez em você (1 Coríntios 6:9-11).

C. O método - Romanos 10:14,17

Agora que você ouviu a mensagem e creu, precisa divulgá-la em voz alta e clara. Pessoas que estão sem Cristo não podem ouvir sem o pregador, de acordo com o versículo 14. O versículo 17 nos diz que a fé vem pelo ouvir. Todas as pessoas não salvas ao seu redor precisam ouvir essas boas notícias. Eles precisam ouvir a Palavra de Deus proclamada em toda a sua plenitude.

1. Efésios 4:11 - Algumas pessoas recebem o dom de um evangelista.

2. 1 Pedro 3:15 - Todos nós devemos estar prontos para explicar nossa esperança cristã.

D. O mandato - Romanos 10:14-15

O evangelismo nunca deve ser colocado dentro de limites constritivos. Há quem é chamado a sair de sua zona de conforto para levar o evangelho aos cantos mais distantes da terra. Isso é conhecido como a Grande Comissão. Ver Mateus 28:18-20.

De acordo com Romanos 10:14-15:

1. As pessoas não podem invocar a Deus, a menos que creiam em Jesus Cristo.

2. As pessoas não podem crer, a menos que realmente ouçam a mensagem do evangelho.

3. As pessoas não podem ouvir a mensagem, a menos que alguém a pregue.

4. As pessoas não podem pregar a menos que sejam enviadas.

Deus diz que aqueles que foram enviados têm "pés formosos". Todo crente deve estar envolvido em

missões.

E. O Erro - Romanos 10:16

Nem todo mundo que ouve crerá e será salvo. Esta é a maior tragédia da vida. Este é o único pecado que Deus nunca perdoará ... o pecado da incredulidade. Por favor, não cometa esse erro. Se você não creu que Jesus Cristo é seu Salvador, está cometendo o pior erro de sua vida.

Conclusão: São dias preocupantes em que vivemos. As notícias diárias estão cheias de histórias de tragédia e grande calamidade. A frequência de desastres naturais está aumentando. A fome ameaça a vida de milhões em todo o mundo. Nosso clima está mudando. Existem guerras e rumores de guerras. As pessoas estão cheias de ódio, pois as vidas terminam diariamente através de assassinatos sem sentido. O crime continua a ser um modo de vida para muitos, enquanto outros estão presos a vícios destrutivos, como drogas e álcool. Eles não podem ver uma maneira de escapar. Ainda assim, há outros que flagrantemente promovem o pecado como um modo de vida aceitável, em oposição direta aos caminhos de Deus e ao Seu amor por eles.

No entanto, no meio de tudo isso, há uma resposta: JESUS CRISTO É O SENHOR! Ele salva, livra, cura, ama e luta por você contra o próprio inimigo de sua alma! Ele te ama tanto que morreu em seu lugar na cruz do Calvário. Não te cales. Creia e confesse que Jesus é o Senhor.

Não te cales. Vá compartilhar as boas novas do evangelho com seus amigos e entes queridos.

Não te cales. Apoie missões em todo o mundo.

Não te cales. Ore por ser um missionário e atenda ao chamado de Deus em sua vida para ir ao mundo

inteiro.

“PARA QUE TODOS POSSAM OUVIR, VOCÊ NÃO PODE FICAR EM SILENCIO!”

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem