Andando na Presença de Deus

Andando na Presença de Deus
Texto: Salmos 21:1-13

Introdução:

A. Deus está presente em todos os caminhos que percorremos. A salvação não é fazer todas as escolhas certas - tomar todos os caminhos certos. Não é que boas escolhas não sejam importantes. Uma hoste celestial nos rodeia, enquanto escolhemos nossos caminhos, eles trabalham diligentemente para direcionar nossos passos - para um caminho melhor, apesar de nossas escolhas. Essa hoste celestial está presente para dirigir o processo de salvação a cada momento.

B. Ao longo do Antigo Testamento, a salvação foi ensinada em termos do que Deus havia feito e estava fazendo por seu povo em tempo real. As histórias nos convidam a fazer uma conexão com essas pessoas. Pode ser muito diferente de quantos percebem a salvação hoje. Pensamos em termos de abraçar a doutrina da igreja, pertencer à igreja certa. Pensar em termos do que Cristo fez na cruz e como Deus vai nos levar para o céu quando morrermos. Podemos nos sentir abandonados enquanto lutamos com nossas escolhas terrenas e nossas consequências. A salvação em todo o Antigo Testamento reflete como Deus estava procurando salvar vidas ao longo de suas jornadas diárias à medida que dirigia seus passos.

C. As Escrituras inicialmente começam simplesmente contando histórias de como Deus salvou vidas na terra em meio a circunstâncias nascidas de suas escolhas pessoais. A salvação de Deus veio independentemente de suas escolhas serem boas ou más. Moisés transmitiu a mensagem de salvação aos hebreus, contando-lhes as histórias da vida real de Abraão, Isaque, Jacó e José. Ao ler essas histórias, você começa a perceber que sua fé não os levou a fazer todas as escolhas certas. Sua salvação não estava em suas habilidades ou na força de sua fé, mas no poder de Deus. As histórias falam da fidelidade de Deus, apesar de suas fraquezas e más escolhas.

D. Moisés está escrevendo sobre suas vidas enquanto conduz os hebreus de 450 anos de escravidão egípcia. Moisés revelou aos hebreus que eles estavam sendo incluídos na salvação contínua de Deus.

I. Deus se Revela

A. Essas histórias não são tanto sobre os patriarcas, mas sobre Deus se revelando. Essas pessoas viveram em culturas que temos dificuldade em compreender. Sabemos pouco sobre as leis pelas quais eles viviam. Provavelmente foram as leis de Hamurabi, que foram as primeiras leis escritas por volta de 1700 aC. A Bíblia não indica isso, mas a história antiga sugere fortemente. Muitas dessas leis são idênticas às Leis de Moisés.

B. A principal diferença entre os patriarcas e o mundo era o Deus que os guiava. Ao seguirem as leis e normas culturais da época, o mundo notou o Deus que os estava guiando.

C. Essas histórias nos dão uma visão real de como Deus via suas vidas do ponto de vista do céu. Essas histórias nos permitem sentar e perceber que sua história é a nossa. Podemos ter um vislumbre de nossa posição e salvação pessoal através dos olhos de Deus.

D. O salmista reflete sobre a incrível salvação que Deus oferece. O salmista vê nossa posição do ponto de vista do céu.

Salmos 8 1 Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, tu que puseste a tua glória dos céus! 2 Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários para fazeres calar o inimigo e vingador. 3 Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste, 4 que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? 5 Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste. 6 Deste-lhe domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: 7 todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, 8 as aves do céu, e os peixes do mar, tudo o que passa pelas veredas dos mares. 9 Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra!”

E. Às vezes, quando me sento para contemplar as histórias de salvação - tenho que perguntar quem está adorando quem. Eu não quero ser arrogante. No entanto, para realmente apreciar nossa salvação, devemos entender nossa posição diante de Deus - ver o envolvimento de Deus do ponto de vista dos céus. É quase como se Deus tivesse interrompido a eternidade por nós. Estamos nesta dobra do tempo chamada existência terrena, esperando para ser engolidos por sua presença eterna.

Hebreus 1:13-14 13 Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? 14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?”

F. Os anjos estão trabalhando nesta ordem mundial para salvar a vida daqueles que herdaram a salvação por meio de Jesus Cristo. Nossas vitórias são o resultado direto do que o céu fez e está fazendo por cada um de nós. Encontramos o salmista regozijando-se com sua salvação e como Deus ainda concederá suas bênçãos.

Salmos 21:1-13 1 Na tua força, ó Senhor, o rei se alegra; e na tua salvação quão grandemente se regozija! 2 Concedeste-lhe o desejo do seu coração, e não lhe negaste a petição dos seus lábios. 3 Pois o proveste de bênçãos excelentes; puseste-lhe na cabeça uma coroa de ouro fino. 4 Vida te pediu, e lha deste, longura de dias para sempre e eternamente. 5 Grande é a sua glória pelo teu socorro; de honra e de majestade o revestes. 6 Sim, tu o fazes para sempre abençoado; tu o enches de gozo na tua presença. 7 Pois o rei confia no Senhor; e pela bondade do Altíssimo permanecerá inabalável. 8 A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua destra alcançará todos os que te odeiam. 9 Tu os farás qual fornalha ardente quando vieres; o Senhor os consumirá na sua indignação, e o fogo os devorará. 10 A sua prole destruirás da terra, e a sua descendência dentre os filhos dos homens. 11 Pois intentaram o mal contra ti; maquinaram um ardil, mas não prevalecerão. 12 Porque tu os porás em fuga; contra os seus rostos assestarás o teu arco. 13 Exalta-te, Senhor, na tua força; então cantaremos e louvaremos o teu poder”.

G. Inicialmente, podemos ter dificuldade em nos relacionar com as vitórias do rei e sua libertação. Até que percebamos, aqueles a quem essas palavras foram dadas viam isso como o que Deus estava fazendo pessoalmente por todo o seu povo por meio de suas bênçãos sobre o rei. Este é um salmo de vitória e confiança para cada povo de Deus.

Provérbios 21:1 “Como corrente de águas é o coração do rei na mão do Senhor; ele o inclina para onde quer”

H. Deus não está apenas trabalhando na vida do rei para dar-lhe os desejos de seu coração para abençoar seu povo - ele está fazendo o mesmo por cada um de nós. Devemos admitir que os desejos mais profundos de nossos corações estão além de qualquer coisa que este mundo tem a oferecer. Ele também está trabalhando em seu coração para direcionar sua vida para bênçãos maiores do que qualquer um pode imaginar.

I. Nossas lutas são reais e nos deixam desamparados. O campo de batalha do coração, às vezes parece incontrolável e intransponível. O apóstolo fala sobre essa batalha.

Romanos 7:22-25 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. 24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? 25 Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado”.

II. Deus Conhece as Batalhas Que Acontecem em Nossos Corações

A. Somos encorajados por saber que Deus conhece cada batalha que está ocorrendo em nossos corações. Não importa quão nobres ou feias sejam as questões.

Romanos 8:26-28 26 Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos. 28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito

B. A hoste celestial está pessoalmente envolvida em nossa salvação. Sabe o que está acontecendo dentro de nossos corações - conhece a feiura de nossos corações - e ainda assim, está intercedendo sobre essas mesmas questões. Questões que não podemos começar a discutir com Deus, muito menos com qualquer outra pessoa. Não sabemos como ou podemos até ter medo ou vergonha de trazer essas questões à luz da presença e conselho de Deus. Então o Espírito de Deus faz isso por nós. Acredito que o Espírito faz isso por nós e, eventualmente, nos permite enfrentar esses problemas por meio da confissão, arrependimento e aceitação do perdão de Deus.

C. O céu está tão preocupado conosco que o próprio Espírito de Deus geme de dor por causa de nossas dores. Palavras não podem transmitir a agonia de nossas lutas. O Espírito de Deus só pode gemer enquanto Deus sonda nossos corações. Aquele que sonda nosso coração é o mesmo grande “EU SOU” que conduziu Abraão, Isaque, Jacó e os hebreus para fora do Egito.

D. Deus está envolvido nas questões profundas de seus corações. Deus viu as decisões dos descendentes de Abraão e a política mundial acabaria por levá-los a 450 anos de escravidão egípcia (Gênesis 15). A escravidão não foi algo planejado para eles - seriam as consequências de suas decisões e da política mundial. Deus vê o fim desde o início. No entanto, Deus promete a libertação de Abraão muito antes de realmente ocorrer. Isso nos dá um vislumbre de que esta é a nossa salvação do ponto de vista do céu também. É o que Deus está fazendo por meio de Jesus Cristo.

E. Nossos planos, os caminhos que tomamos e as consequências não são necessariamente predeterminados por Deus - entretanto, nossa salvação é predeterminada pelas promessas imutáveis ​​e obra de Deus e é buscada pela obra das hostes celestiais. Não somos diferentes dos patriarcas quando percorremos nossos próprios caminhos escolhidos ou os caminhos impostos a nós pela ordem mundial. Frequentemente, os caminhos são escolhidos por um instinto natural de sobrevivência ou como resultado de nossos egos, egoísmo, ignorância, incapacidade de ver as coisas de forma diferente, incapacidade de tomar uma decisão melhor. No entanto, Deus está ativamente envolvido no direcionamento de nossos passos.

Jeremias 10:23 “Eu sei, ó Senhor, que não é do homem o seu caminho; nem é do homem que caminha o dirigir os seus passos”.

F. Deus está aqui para direcionar nossos passos em nossos caminhos escolhidos por nós mesmo enquanto nos regozijamos na presença de Deus. Podemos nos alegrar com a salvação que sua presença traz. O primeiro nome de Deus que encontro na Bíblia é Jeová-jireh - que significa que Deus proverá. Isso foi falado por Abraão quando ele estava subindo aquela montanha para oferecer seu filho em sacrifício. Isaque pergunta a seu pai o que ele iria oferecer naquela montanha. Abraão disse: Jeová-Jiré - Deus proverá. Deus providenciou um cordeiro como um sacrifício alternativo. Ele continua a prover hoje.

E. A salvação desafia a lógica humana. Fiz um curso de lógica na faculdade. Ministrado por um professor muito capaz e bem conhecido. A aula tinha a ver com fazer argumentos lógicos sobre questões de nossa salvação. A aula realmente me deixou muito frustrado - você vê, eu não era muito bom com lógica matemática. É difícil lidar com as questões do coração com lógica pura. Existe uma lógica de bom senso em nossa salvação, mas a salvação nas vidas dos patriarcas e em nossas vidas desafiam toda a lógica humana.

Conclusão:

A. Não é por acaso que o Novo Testamento abre revelando que os cristãos estavam sendo incluídos na história da salvação de Deus. Os cristãos são destinatários diretos das promessas que Deus fez a Abraão (Gênesis 12:1-5; Gálatas 3:26). Deus continua abençoando aqueles que nos abençoam e amaldiçoando aqueles que nos amaldiçoam. Exatamente como fez com Abraão. A história cristã está profundamente enraizada na história dos patriarcas. Ele está inextricavelmente conectado a Moisés e aos profetas.

Gálatas 3:26-29 26 Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. 27 Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. 28 Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. 29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa”

B. Deus libertou os judeus de 70 anos de escravidão na Babilônia. Eles estavam lá por causa de suas escolhas erradas. Eles choravam por suas falhas enquanto a palavra de Deus estava sendo lida para eles e suas falhas eram expostas. Eles foram incentivados a festejar e celebrar a salvação de Deus. Neemias disse: “Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força (Neemias 8:10). Ao reconhecerem suas falhas e fraquezas, o profeta os lembrou de que sua força vinha da alegria do Senhor ao salvar suas vidas.

C. As maiores histórias de salvação pessoal são encontradas além da cruz, no coração das escrituras hebraicas. Lá, a segurança é encontrada quando Deus revela que ele é um Deus muito pessoal. Essas histórias se tornaram realidade para cada um de nós por meio de Jesus Cristo. Esse mesmo Deus continua a nos trazer salvação diariamente, ao nos libertar das garras da morte espiritual.

Romanos 8:1-4 1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. 3 Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. 4 para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito”

Em meio a nossos problemas, podemos ter certeza de Jeová-Jireh. Ele continuará a prover salvação a cada momento em tempo real.

Romanos 8:28 “E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”

D. Você já tomou uma decisão que se transformou em um pesadelo? Depois de trilhar esse caminho, as coisas ficam tão boas como resultado dessas dificuldades, você começa a pensar que Deus escolheu esse caminho para você. Você realmente escolheu esse caminho. As coisas não saíram como você planejou. Na verdade, elas ficam melhores do que qualquer coisa que você poderia ter sonhado. Você já pensou - você o escolheu, mas foi Deus direcionando os eventos para o seu bem e de acordo com o propósito dele para você? Com que frequência perdemos esse aspecto da salvação?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem