O Que a Palavra de Deus Tem a Nos Dizer Sobre Nossas Finanças Durante Tempos Difíceis?

O Que a Palavra de Deus Tem a Nos Dizer Sobre Nossas Finanças Durante Tempos Difíceis?

Finanças do Cristão em Tempos Difíceis

Texto: (Vários Textos Bíblicos)

Introdução: Tenho certeza de que a maioria de vocês está bem ciente da crise financeira que atingiu nossa nação e agora o mundo inteiro nas últimas semanas. Tem sido um passeio de montanha-russa, embora, infelizmente, a maioria das quedas tenha sido na direção para baixo.

Estes são tempos difíceis financeiramente. A maioria das pessoas está preocupada. Muitas pessoas estão com medo. Algumas pessoas estão em pânico. Então, como um cristão administra suas finanças em tempos como este? A Palavra de Deus tem algo a nos dizer sobre nossas finanças durante tempos difíceis? Sim. Na verdade, a Bíblia tem muito a dizer sobre dinheiro e finanças. Mas, esta noite, gostaria que focalizássemos apenas algumas passagens bíblicas que tratam especificamente de nossas finanças durante tempos difíceis.

I. Seja Alegre em Deus. (Habacuque 3:17-18)

Então, o que a Bíblia tem a dizer sobre as finanças cristãs durante tempos difíceis? Em primeiro lugar, seja alegre em Deus. Isso mesmo. Alegrem-se no Senhor! Isso pode parecer surpreendente à primeira vista, porque você provavelmente pensou que começaríamos falando sobre dinheiro. Mas, como acontece com todas as coisas na vida, fazemos melhor quando começamos com Deus. E a Bíblia diz especificamente durante tempos difíceis financeiros, devemos ser alegres em Deus.

Abra comigo sua Bíblia em Habacuque 3. Estudamos o livro de Habacuque alguns dias atrás e passamos uma mensagem inteira apenas nesta passagem. Habacuque era um profeta, e Deus disse a ele sobre tempos difíceis que viriam para o povo de Israel. Estavam prestes a ser invadidos por uma nação estrangeira e muitos deles perderiam tudo - não apenas 20% do mercado, mas tudo o que tinham.

Em resposta a essa palavra de Deus, Habacuque fala algumas das palavras de fé mais fortes que você encontrará em toda a Bíblia. Ele diz: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação” (Habacuque 3:17-18)

Basicamente, o que Habacuque está dizendo é o seguinte: embora o futuro pareça sombrio, embora o presente seja decepcionante, e embora suas reservas passadas tenham sido todas gastas, regozije-se no Senhor, alegre-se em Deus, seu Salvador. Vamos dar uma olhada em todos esses três cenários.

A. Embora o futuro pareça sombrio

Embora o futuro pareça sombrio. Vemos isso na frase: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides”. Os flores das figueira e as uvas das vinhas representam aquilo em que você está confiando para o futuro. Talvez você esteja esperando a oferta de emprego certa aparecer. Talvez você esteja esperando um bônus ou um aumento. Se essas coisas não se materializarem, você ainda pode se alegrar em Deus?

B. Embora o presente desaponte

Embora o presente desapareça. Vemos isso na frase: “ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento”. A oliveira e outras colheitas nos campos representam as coisas em que você está confiando no presente. Estes são seus recursos atuais. E, para muitos de nós, nossos recursos atuais estão se esgotando. Os custos de energia elétrica serão altos neste inverno, embora, felizmente, o petróleo tenha voltado a cair no momento. É claro que isso não ajuda muito se você já encheu o tanque quando o preço da gasolina estava alto, mas espero que ajude quando chegar a hora de reabastecer. O que você faz quando as coisas com que estava contando no presente fracassam? O que você faz quando perde o emprego, é demitido ou um cliente não paga? Você ainda pode estar alegre em Deus?

C. Embora suas reservas anteriores tenham sido gastas

Embora o futuro pareça sombrio, embora o presente desaponte, embora suas reservas anteriores tenham sido gastas. Vemos isso na frase: “ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado”. As ovelhas no curral e o gado nas baias representam aquelas coisas em que você confiou no passado, as economias ou reservas que você acumulou. Mais ou menos como dinheiro investido em uma conta de aposentadoria. Agora, muito provavelmente, o mercado vai mudar e a maioria das pessoas vai ganhar de volta o que perdeu. Mas e se não mudar? E se você realmente perder tudo o que economizou e pelo qual trabalhou? Você ainda pode se alegrar em Deus?

Esse é o tipo de fé para a qual Deus nos chama como cristãos. Ninguém gosta de passar por tempos difíceis. Mas quando o fazemos, realmente nos revela algumas coisas sobre nossa fé em Deus. A minha esperança é a segurança financeira ou a minha esperança em Deus que me ama e cuida de mim e prometeu suprir todas as minhas necessidades? Habacuque diz: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação” (Habacuque 3:17-18)

Então essa é a primeira coisa que Deus diz sobre finanças durante tempos difíceis. Alegra-te em Deus teu Salvador. Nada vale tanto quanto a sua salvação, e ela não pode ser tirada. As finanças mudam e sobem e descem. Mas Deus nunca muda. Você pode se alegrar nele.

II. Pratique a Boa Mordomia Cristã.

Em segundo lugar, pratique a boa mordomia cristã. Agora devemos praticar a boa mordomia cristã em todos os momentos, mesmo quando nossa renda é alta e nossas despesas baixas. Mas se torna ainda mais importante quando passamos por tempos difíceis financeiramente. Quais são alguns dos princípios da boa mordomia cristã? Deixe-me dar três.

A. Dê fielmente. (Mateus 6:19-21; 1 Coríntios 16:2)

Em primeiro lugar, dê fielmente. Jesus disse em Mateus 6:19-21 19 Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 20 mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam.21 Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração”. Os investimentos que você faz aqui na terra podem azedar em um momento, como as últimas semanas nos mostraram, mas os investimentos que você fizer no reino de Deus durarão para sempre.

Deus nos chama para sermos fiéis em nossas doações nos momentos bons e nos maus. Parte disso é porque dar é uma questão de coração. Jesus disse: “onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração”. (Mateus 6:21) Então, se você acumular todo o seu tesouro aqui na terra, é onde seu coração estará. Mas se você se entregar fielmente à obra de Deus, seu coração estará focado em Deus e em seu reino.

Como você dá fielmente a Deus? A Bíblia ensina doações regulares e proporcionais. 1 Coríntios 16:2 diz: “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado”. “No primeiro dia da semana” - há ofertas regulares. “conforme tiver prosperado” - há doação proporcional.

Algumas pessoas se perguntam que proporção de sua renda deveriam doar. Acredito que você começa com o dízimo, que é dez por cento, e depois vai aumentando à medida que Deus aumenta sua renda e sua fé. Mas, mais uma vez, depende de onde você deseja que seu coração esteja. Você quer que seu coração esteja voltado para as coisas aqui na terra, ou você quer que seu coração esteja voltado para o céu? “Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mateus 6:21)

B. Gaste com cuidado. (Lucas 12:15)

Portanto, o primeiro passo para uma boa mordomia cristã é dar fielmente. Em segundo lugar, gaste com cuidado. Jesus disse isso no evangelho de Lucas: “Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui" (Lucas 12:15) Você percebeu isso? É um aviso. Atenção! Não se iluda pensando que quanto mais coisas você tem, mais feliz você será. Na verdade, às vezes ter mais coisas diminui sua apreciação pelo que você tem. Quando você tem apenas um pouco, você aprecia muito mais o que tem.

Jesus disse: “Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui" (Lucas 12:15) Adoro essas últimas palavras. Sua vida não consiste em quanto você tem. Em vez disso, sua vida consiste no quanto você ama e serve a Deus e às outras pessoas. Lembre-se de que Jesus disse: “É mais abençoado dar do que receber”. (Atos 20:35)

Você deve gastar com cuidado o tempo todo, não apenas quando os tempos estão difíceis. Mas durante tempos financeiros difíceis, torna-se ainda mais importante.

Talvez você precise fazer alguns ajustes em seu orçamento e estilo de vida também. Tudo isso faz parte da boa administração cristã.

C. Economize com sabedoria. (Provérbios 6:6-8, 22:3; Gênesis 41:28-38)

Dê fielmente, gaste com cuidado e, em terceiro lugar: economize com sabedoria. Provérbios 6 diz o seguinte: 6 Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio;7 a qual, não tendo chefe, nem superintendente, nem governador,8 no verão faz a provisão do seu mantimento, e ajunta o seu alimento no tempo da ceifa”. (Provérbios 6:6-8)

Uma formiga é uma criatura minúscula com um cérebro minúsculo. Acho que a maioria de nós tem cérebros maiores do que a maioria das formigas. Mesmo assim, Deus tornou a formiga incrivelmente sábia quando se trata de economizar para o futuro. Na verdade, Deus coloca a formiga diante de nós como um modelo quando se trata da arte de economizar. A formiga trabalha duro durante todo o verão, economizando e armazenando para os tempos difíceis do inverno, quando o alimento será escasso. Deus diz: "Vai ter com a formiga... Considere seus caminhos e seja sábio"

Você pode se lembrar da história de José do livro de Gênesis na Bíblia. José estava morando no Egito na época, e Deus deu ao Faraó alguns sonhos perturbadores sobre vacas gordas e magras e espigas cheias e boas e espigas secas, miúdas e queimadas. José interpretou o sonho de Faraó, informando-o de que Deus estava predizendo sete anos de abundância seguidos de sete anos de fome. E então José deu ao Faraó o seguinte conselho:

33 Portanto, proveja-se agora Faraó de um homem entendido e sábio, e o ponha sobre a terra do Egito.34 Faça isto Faraó: nomeie administradores sobre a terra, que tomem a quinta parte dos produtos da terra do Egito nos sete anos de fartura;35 e ajuntem eles todo o mantimento destes bons anos que vêm, e amontoem trigo debaixo da mão de Faraó, para mantimento nas cidades e o guardem;36 assim será o mantimento para provimento da terra, para os sete anos de fome, que haverá na terra do Egito; para que a terra não pereça de fome.37 Esse parecer foi bom aos olhos de Faraó, e aos olhos de todos os seus servos. 38 Perguntou, pois, Faraó a seus servos: Poderíamos achar um homem como este, em quem haja o espírito de Deus?" (Gênesis 41:33-38)

José sabia que a fome estava chegando e, por isso, ele recomendou sabiamente um plano de poupança para se preparar para os tempos difíceis que viriam.

Provérbios 22:3 diz: “O prudente vê o perigo e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena”. Mais uma vez, economizar sabiamente é sempre uma parte importante da boa mordomia cristã, mas se torna ainda mais importante em tempos difíceis. Na verdade, quando você pensa sobre isso, quanto menos temos, mais importante é que economizemos. Se você recebe grandes quantias de dinheiro todas as semanas, pode escapar sem economizar por algum tempo. Não seria uma boa mordomia cristã, mas você poderia escapar impune. Mas quando você tem apenas um pouco entrando de cada vez, é muito mais difícil de economizar e, ainda assim, muito mais importante. Você precisa acumular algumas reservas para os tempos difíceis no futuro.

Então, quais são os princípios da boa mordomia cristã? Existem outros, mas estes três são de vital importância: dê com fidelidade, gaste com cuidado, economize com sabedoria.

III. Confie em Deus Para Atender às Suas Necessidades.

Até agora, examinamos dois princípios gerais da Bíblia sobre as finanças cristãs em tempos difíceis. Em primeiro lugar, seja alegre em Deus. Em segundo lugar, pratique a boa mordomia cristã. E agora vamos dar uma olhada em um princípio final. Confie em Deus para atender às suas necessidades.

A. Peça a ajuda de Deus. (Tiago 4:2; Filipenses 4:6-7)

Confie em Deus para atender às suas necessidades. Em primeiro lugar, peça a ajuda de Deus. Tiago 4:2 diz: “Nada tendes, porque não pedis”. Algumas pessoas são extremamente independentes e evitam pedir qualquer coisa a Deus porque querem sobreviver por conta própria. Mas você sabe o que acontece? Você já depende de Deus! Deus deu a você sua vida; Deus deu a você seus talentos e habilidades; tudo de bom que você tem vem de Deus. Você não pode nem respirar a menos que Deus permita. Portanto, não tente agir independentemente de Deus. Peça ajuda a Deus.

Filipenses 4:6-7 diz: 6 Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;7 e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”. Esse é um grande versículo para se manter durante tempos difíceis. Não ceda à preocupação, ao medo e ao pânico que está dominando tantas pessoas em nosso país hoje. Não se preocupe com nada, mas apresente seus pedidos a Deus. O primeiro passo para confiar que Deus atenderá às suas necessidades é pedir a ajuda de Deus.

B. Não confunda desejos com necessidades. (Filipenses 4:19; 1 Timóteo 6:17)

Em segundo lugar, não confunda desejos com necessidades. Lemos em Filipenses 4:19 “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus”. Observe que Deus não promete suprir todas as suas necessidades. Existem todos os tipos de coisas que podemos querer (podemos realmente querer!), Mas isso não significa que Deus vai dar a nós. Deus suprirá todas as suas necessidades de acordo com suas riquezas em Cristo.

A Bíblia diz: “manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a sua esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que nos concede abundantemente todas as coisas para delas gozarmos”. Deus fornecerá tudo de que você precisa para ficar contente e, mais uma vez, o contentamento não vem da riqueza, mas de amar e servir a Deus e aos outros. Existem muitas pessoas ricas que eram arrogantes e colocavam sua esperança na riqueza em vez de em Deus, e elas descobriram como a riqueza pode ser incerta.

Não confunda desejos com necessidades. Coloque sua esperança em Deus, que ricamente nos fornece tudo para nosso prazer.

C. Confie nas promessas de Deus. (Hebreus 13:5-6)

E então, finalmente, confie nas promessas de Deus. Hebreus 13:5-6 diz: 5 Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei.6 De modo que com plena confiança digamos: O Senhor é quem me ajuda, não temerei; que me fará o homem?”

Não adore o dinheiro. Esteja contente com o que você tem. Deus prometeu: “Não te deixarei, nem te desampararei". O que mais você pode querer? Outros podem ceder à preocupação e ao medo, mas podemos dizer com confiança: “O Senhor é meu ajudador; Eu não terei medo”.

Conclusão: Vivemos tempos históricos. Nos próximos meses e talvez anos, estaremos observando uma nação e um mundo tentando reconstruir sua economia. Não sei quão bem-sucedida essa tentativa será. Mas eu sei disso, não importa o que aconteça, você pode fazer três coisas:

  • Alegrar-se em Deus!
  • Praticar uma boa mordomia cristã.
  • Confiar em Deus para atender às suas necessidades.

Este é um bom conselho da palavra de Deus sobre como lidar com as finanças cristãs em tempos difíceis.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem