O Significado do Nascimento de Jesus

O Significado do Nascimento de Jesus
Texto: Colossenses 1:15-20

Introdução: O ambiente humilde de um estábulo e as pessoas comuns reunidas em torno do bebê na manjedoura não transmitem prontamente o significado do nascimento mais importante da história humana. Essa criança era o Filho de Deus que veio à terra como um bebê para viver entre nós. Ele cresceu como uma criança comum e na idade adulta trabalhou como carpinteiro até iniciar Seu ministério.

O Filho de Deus veio no Natal para cumprir o plano de redenção de Seu Pai para a humanidade. Para aqueles de nós que conhecem Jesus como Salvador e Senhor, o Natal é uma lembrança de nossa salvação. Nunca devemos temer a morte porque nossos nomes estão escritos no Livro da Vida do Cordeiro. Essa bendita segurança não tem nada a ver com o que fizemos para merecer a salvação, mas apenas com o que Cristo fez para nos resgatar do pecado e da condenação. Tudo o que fizemos foi responder com fé à mensagem do evangelho, que começou pictoricamente no cenário simples de Seu nascimento.

Este maravilhoso bebê é descrito em Colossenses 1:15-20.

15 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; 18 também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, 19 porque aprouve a Deus que nele habitasse toda a plenitude, 20 e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus”

O recém-nascido de Maria era Deus, Criador, Preeminente, Sustentador e Primogênito dos mortos por meio da ressurreição. Conhecer Sua verdadeira identidade deve fazer com que nos curvemos em adoração e gratidão. Porque Deus o Filho nasceu como um bebê, viveu como um homem, morreu na cruz por nossos pecados, foi ressuscitado e ascendeu de volta ao Pai no céu, temos a esperança da vida eterna.

O Humilde Cenário do Estábulo Foi o Cenário Para os Milagres

O nascimento de Jesus não foi impressionante para os padrões humanos, mas o valor de uma pessoa não é determinado pelo ambiente.

Os caminhos de Deus não são como os nossos. Esperávamos que Seu Filho nascesse em um palácio, não em um estábulo emprestado a um casal pobre.

Embora tudo parecesse comum na superfície, esse nascimento foi um milagre. O santo Filho de Deus tornou-se um bebê humano enquanto ao mesmo tempo mantinha Sua divindade.

Nada disso pode ser explicado com a razão humana, mas pode ser aceito pela fé. E aqueles que se arrependem de seus pecados e confiam em Jesus Cristo como Salvador, Senhor e Mestre, recebem o maior de todos os presentes de Natal - a salvação de suas almas e a esperança do céu.

Mas muitas pessoas hoje não conseguem conceber Deus se tornando um bebê. Para eles, a história bíblica do Natal é impossível e ridícula. Uma das razões pelas quais eles não conseguem entender é porque não querem. A crença nesta história exigiria que eles abandonassem os pecados que amam. Como não estão dispostos a fazer isso, eles rejeitam o significado da cena da manjedoura. No entanto, o que eles olham com desdém é sua única esperança de vida eterna.

Tudo Mudou Por Causa do Nascimento de Jesus.

O Natal não é sobre presentes, comida ou diversão, mas sim sobre a vinda do Salvador. Sem o bebê na manjedoura, não haveria cruz, ressurreição e esperança de vida eterna. Mas tudo aconteceu de acordo com o plano de salvação de Deus que Ele preparou antes da fundação do mundo. Sua maior revelação à humanidade veio por meio de Seu Filho, que entrou na raça humana ainda criança.

Tudo mudou no momento em que Jesus Cristo foi concebido pelo Espírito Santo no corpo de uma virgem chamada Maria. Ele veio para salvar pecadores e mudar a vida de todos que creem Nele. Todos os que O recebem como Salvador pela fé e se arrependem de seus pecados nascem de novo e recebem o dom da vida eterna.

O caminho da salvação é tão simples que até mesmo uma criança pequena pode entender e responder com fé à oferta de perdão dos pecados e ao dom da vida eterna por Cristo, mas de muitas maneiras está além da nossa compreensão.

Não podemos imaginar um Deus infinito se tornando um bebê minúsculo ou compreender os milagres que Cristo realizou ou o escopo do preço que Ele pagou na cruz para nos comprar para Deus. Mas a entrada em Seu reino é simples; tudo o que temos que fazer é dar ouvidos ao Espírito Santo quando Ele nos convence de nossos pecados, voltar-nos deles para Deus e confiar em Jesus e em Sua morte em nosso favor para a salvação.

O Natal Revela os Caminhos de Deus

As cenas da manjedoura não devem ser descartadas ou consideradas meramente como enfeites de Natal. Eles são uma representação dos caminhos de Deus, que são mais elevados do que os nossos. Sua obra é sempre perfeita, santa, justa, pura e verdadeira. Mas aqueles que não nasceram de novo não podem entender Seus caminhos, então eles não apreciam a história do nascimento de Jesus.

Os caminhos de Deus em nossas vidas individuais também são superiores aos nossos. Ele não comete erros, embora permita circunstâncias e experiências de que não gostamos. Na dor, nas dificuldades e no sofrimento da vida, Ele está zelando por nós, e Sua graça, bondade, amor e misericórdia para conosco nunca falharão.

Não podemos olhar para o mundo ou nosso próprio raciocínio para entender o que o Senhor está fazendo em nossas vidas, mas podemos descansar no conhecimento de que o bebê que nasceu no Natal é nosso Salvador, e nossas circunstâncias presentes e futuro eterno são seguro Nele.

Conclusão e Aplicação

O que você pensa quando vê presépios na época do Natal?

O que o bebê na manjedoura significa para você? Ele é seu Senhor e Salvador, ou você O ignorou em busca de seus próprios desejos?

Como você viu os caminhos elevados de Deus revelados na história do Natal? Como eles são vistos em sua própria vida?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem