Série: Sabedoria Para a Vida - Contraste Entre o Justo e o Ímpio - Consequências Físicas e Espirituais

A Apreciação da Sabedoria: Contraste Entre o Justo e o Ímpio - Consequências Físicas e Espirituais

Para enfatizar ainda mais a necessidade de apreciar a sabedoria, vamos voltar nossa atenção agora para diversas passagens no livro de Provérbios que realçam o contraste entre o justo e o ímpio.

Podemos dividi-las em duas categorias: consequências físicas e consequências espirituais.

À medida que consideramos as seguintes passagens, haverá algumas que podem ter aplicação para ambas as consequências físicas e espirituais, mas para o nosso estudo, elas serão colocadas em uma categoria ou outra.

Contraste Entre o Justo e o Ímpio - Consequências Físicas e Espirituais

Consequências Físicas

"O que o ímpio teme, isso virá sobre ele; mas aos justos se lhes concederá o seu desejo" (10:24).

Nosso futuro é composto de três coisas: o que desejamos, o que tememos, e o que não esperamos. Geralmente, os justos podem esperar alguma medida de bênção de Deus por seguir a Sua vontade. Os ímpios podem contar com as coisas que eles temem como consequências negativas para o seu comportamento tolo.

“A integridade dos retos os guia; porém a perversidade dos desleais os destrói. De nada aproveitam as riquezas no dia da ira; porém a justiça livra da morte. A justiça dos perfeitos endireita o seu caminho; mas o ímpio cai pela sua impiedade. A justiça dos retos os livra; mas os traiçoeiros são apanhados nas, suas próprias cobiças. Morrendo o ímpio, perece a sua esperança; e a expectativa da iniquidade. O justo é libertado da angústia; e o ímpio fica em seu lugar”. Provérbios 11:3-8

O tema subjacente dos versos acima é a maneira certa e a maneira errada de obter riqueza. Os justos, sendo guiados por sua integridade (11:3), compreendendo as limitações das riquezas (11:4), e agindo com integridade (11:5), e com retidão (11:6), evitarão problemas no que diz respeito a riqueza desta vida (11:8). Em contraste, o ímpio será desleal (11:3), em seu desejo de acumular riquezas. Moralidade ou integridade não importa, porque na sua avareza (11: 6), tudo o que ele tem que esperar são as riquezas desta vida (11:7). Mas suas riquezas não lhe ajudarão quando chegar a hora de sofrer as consequências de suas prioridades equivocadas e práticas corruptas (11:4).

“O homem bondoso faz bem à sua, própria alma; mas o cruel faz mal a si mesmo. O ímpio recebe um salário ilusório; mas o que semeia justiça recebe galardão seguro. Quem é fiel na retidão encaminha, para a vida, e aquele que segue o mal encontra a morte”. Provérbios 11:17-19

Estes versos enfatizam a maneira pela qual tratamos os outros. Aqueles que são misericordiosos e justos para com os outros terão uma recompensa. Aqueles que são cruéis, malvados, e perversos no tratamento de outros irão sofrer. Os ímpios, porém, enganam a si mesmos, pensando que vai fazer bem por maltratar os outros. No curto prazo, isso pode funcionar para ele. Mas, a longo prazo, isso não acontece. É por isso que Salomão diz: "O ímpio recebe um salário ilusório". Ele engana a si mesmo ao pensar que a curto prazo o "benefício" que ele recebe de enganar os outros é sustentável a longo prazo. Não é. Jesus mais tarde falou sobre como devemos tratar os outros quando instituiu o que comumente chamamos de a "Regra de Ouro": "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas" (Mateus 7:12).

“Segundo o seu entendimento é louvado o homem; mas o perverso de coração é desprezado”. Provérbios 12:8

Aqueles que buscam a sabedoria que vem de cima terão entendimento. Com isso vem elogios daqueles que respeitam a Deus e Sua sabedoria. O "perverso de coração" é aquele que rejeita a sabedoria de Deus e caminha de acordo com a sua própria vontade. Aqueles que seguem esta sabedoria, seja através de rebeldia ou ignorância, serão desprezados por aqueles que reconhecem e respeitam a sabedoria divina.

"A luz dos justos alegra; porem a lâmpada dos ímpios se apagará" (13:9).

A luz é usada para simbolizar visão e compreensão. Ela também proporciona um sentido de proteção e segurança. A palavra “alegra” é derivada de uma palavra que significa “iluminar”. Assim, a visão, a compreensão, a proteção e a segurança apreciada pelo homem justo abunda, ou brilha. Em contraste, a lâmpada do homem ímpio (sua compreensão, percepção, proteção e segurança) se apaga.

"O que despreza a palavra traz sobre si a destruição; mas o que teme o mandamento será galardoado. O ensino do sábio é uma fonte devida para desviar dos laços da morte. O bom senso alcança favor; mas o caminho dos prevaricadores é áspero" (13:13-15).

Aquele que teme o Senhor e Sua Palavra, e segue os ensinamentos dos sábios, e pratica a justiça, será recompensado com vida e favor. Mas aquele que despreza a palavra do Senhor e anda traiçoeiramente sofrerá dificuldades nesta vida que poderiam ter sido evitadas se ele apenas tivesse seguido a vontade de Deus. Várias passagens abordam este mesmo ponto. "O que busca diligentemente o bem, busca favor; mas ao que procura o mal, este lhe sobrevirá" (11:27). "Nenhuma desgraça sobrevém ao justo; mas os ímpios ficam cheios de males" (12:21). "Espinhos e laços há no caminho do perverso; o que guarda a sua alma retira-se para longe deles"(22:5).

"O mensageiro perverso faz cair no mal; mas o embaixador fiel traz saúde" (13:17).

Aqueles que são fiéis em levar a mensagem da verdade que conduz à sabedoria divina são um benefício para todos aqueles que os ouvem. O "mensageiro perverso", além de não fornecer nenhuma ajuda para a sua audiência, também traz problemas para si mesmo.

"O mal persegue os pecadores; mas os justos são galardoados com o bem" (13:21).

O homem ímpio não apenas tropeça em problemas. Salomão diz que o problema o persegue, enquanto os justos gozam de prosperidade. Uma declaração semelhante é encontrada alguns capítulos mais tarde: "Na casa do justo há um grande tesouro; mas nos lucros do ímpio há perturbação" (15:6).

"O justo come e fica satisfeito; mas o apetite dos ímpios nunca se satisfaz" (13:25).

As passagens que já observamos que falam da riqueza e da prosperidade como recompensa para os justos não devem ser interpretadas como ensinamento de que seguir a Deus é uma forma de obter riquezas muito acima e além do que a maioria no mundo desfruta (1 Timóteo 6:3-5). No entanto, há bênçãos por seguir a justiça. Jesus diria mais tarde: "Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas [as necessidades básicas da vida] serão acrescentadas" (Mateus 6:33). Ao evitar o caminho da maldade e seguir os caminhos da sabedoria, o homem justo pode ter certeza de que está sendo abençoado para que ele possa "satisfazer o seu apetite". Aquele que rejeita a justiça encontra-se "em necessidade". Este conceito é abordado a partir de um ângulo diferente no próximo capítulo. Salomão disse: "Dos seus próprios caminhos se fartará o infiel de coração, como também o homem bom se contentará dos seus" (14:14). O homem justo, em ambos os versos, é capaz de se contentar com as bênçãos que vêm de fazer o bem. O homem perverso é "necessitado" dessas bênçãos que são boas (13:25), e ainda tem uma abundância das dificuldades que vêm como consequência da sua maldade (14:14).

"Porque sete vezes cai o justo, e se levanta; mas os ímpios são derribados pela calamidade" (24:16).

Mesmo o homem justo, ocasionalmente tropeça em pecado e tem que sofrer as consequências por isso. Mas a diferença entre o justo e o ímpio é que o justo se levanta depois de tropeçar e continua no caminho da verdade, enquanto o ímpio continua no seu pecado com as consequências do composto pecado contra ele.

"O cobiçoso levanta contendas; mas o que confia no senhor prosperará. O que confia no seu próprio coração é insensato; mas o que anda sabiamente será livre" (28:25-26).

A diferença fundamental entre o justo e o ímpio é em quem depositam a confiança. O homem justo "confia no Senhor". Como resultado, ele é "livre" (isto é verdadeiro tanto para o seu bem-estar físico como espiritual). O homem perverso é "arrogante" e tolamente "confia no seu próprio coração". Portanto, se quisermos ser justos, e apreciar as recompensas de ser justos, devemos confiar no Senhor.

“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Isso será saúde para a tua carne; e refrigério para os teus ossos”. Provérbios 3:5-8

Consequências Espirituais

Embora grande parte de Provérbios trata de assuntos que dizem respeito a atividades da vida e nosso bem-estar físico, também há instruções e princípios que se estendem às nossas atividades espirituais e bem-estar. Vamos considerar essas passagens aqui.

"A maldição do Senhor habita na casa do ímpio, mas ele abençoa a habitação dos justos. Ele escarnece dos escarnecedores, mas dá graça aos humildes. Os sábios herdarão honra, mas a exaltação dos loucos se converte em ignomínia" (3:33-35).

Além das consequências negativas que muitas vezes existem para maldade, Salomão nos diz que "a maldição do Senhor" também existe para o ímpio. Deus zomba quando o juízo vem contra aqueles que zombavam da Sua instrução (1:24-26). No entanto, o justo obtém bênçãos, graça e honra do Senhor. Salomão escreve em outro lugar: "O homem de bem alcançará o favor do Senhor; mas ao homem de perversos desígnios ele condenará" (12:2).

"O trabalho do justo conduz à vida; a renda do ímpio, para o pecado" (10:16).

Isto é muito semelhante ao que Paulo escreveu mais tarde para os santos em Roma: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 6:23). Aqueles que são maus receberão o que merecem por seus atos - punição. Aqueles que são justos receberão o que o Senhor prometeu como a recompensa de obediência a Ele - a vida. O fato de que Salomão usa o termo "salário" não deve ser interpretada no sentido de que o homem pode de alguma forma comprar o favor de Deus. Por outro lado, não devemos interpretar a declaração de Paulo para significar que a graça de Deus é totalmente incondicional. O mesmo Paulo falou da necessidade de obediência a Deus (Romanos 1:5, 6:17-22; 16:26). Todos aqueles que foram justos, quer no Antigo ou Novo Testamento, receberam a recompensa da graça de Deus, não de forma incondicional, mas pelo cumprimento das condições que Deus colocou no lugar para a lei em que eles estavam. Ainda hoje, aqueles que são justos são os que podem esperar ansiosos para receber as recompensas de sua graça.

"Como passa a tempestade, assim desaparece o ímpio; mas o justo tem fundamentos eternos"(10:25).

A tempestade é muitas vezes usada na Escritura para denotar juízo divino (Salmo 58:9; Isaías 29:6; 66:15; Oseias 8:7; Naum 1:3). Deus vai punir os maus - e não apenas com consequências negativas nesta vida, mas com uma punição que é paralela à recompensa dos justos. Esta recompensa não é temporária, mas eterna.

"O temor do Senhor aumenta os dias; mas os anos os ímpios serão abreviados. A esperança dos justos é alegria; mas a expectação dos ímpios perecerá. O caminho do Senhor é fortaleza para os retos; mas é destruição para os que praticam a iniquidade. O justo nunca será abalado; mas os ímpios não habitarão a terra" (10:27-30).

Embora Salomão foi apontando muitas das maneiras em que a justiça nos beneficia, nesta vida, as recompensas que vêm de temer a Deus e agir com retidão certamente não se limita a esta vida. A esperança de que ele fala inclui esperança após a morte. "O ímpio é derrubado pela sua malícia; mas o justo até na sua morte acha refúgio" (14:32). "Quem guarda o mandamento guarda a sua alma; mas aquele que não faz caso dos seus caminhos morrerá" (19:16). Estes versos tornam claro que as recompensas da justiça pertencem a sua alma para que ele possa estar seguro na morte.

"Abominação para o Senhor são os perversos de coração; mas os que são perfeitos em seu caminho são o seu deleite. Decerto o homem mau não ficará sem castigo; porém a descendência dos justos será livre" (11:20-21).

Nós já vimos que aqueles que agem perversamente perdem o favor com seus semelhantes (12:8; 24:8-9). Mas pior do que cair em desfavor com o homem é, como esta passagem menciona, cair em desfavor com o Senhor. Aquele que é "perversos de coração" - o que significa que ele tem rejeitado as instruções de Deus - será punido, ao passo que "os justos serão livres", porque o Senhor se agrada dele.

"Transtornados serão os ímpios, e não serão mais; porém a casa dos justos permanecerá" (12:7).

Este verso poderia ser facilmente aplicado a ambas as consequências físicas e espirituais de justiça ou maldade. Mas mais do que as dificuldades que o ímpio enfrenta nesta vida (13:15), seu futuro final é que eles "não serão mais". Isso é mais do que apenas a morte física, caso contrário, poderia ser dito que os justos também “não serão mais" em algum momento no futuro. Nós podemos fazer aplicação desta aos nossos espíritos que continua vivendo após os nossos corpos estarem mortos e enterrados. Os ímpios "não serão mais" na medida em que não terão mais qualquer esperança ou desfrutar de qualquer bênção do Senhor. Aqueles que são justos "permanecerão" em que eles irão desfrutar da bênção continua de Deus e a recompensa eterna por sua retidão (14:11).

"A culpa zomba dos insensatos; mas os retos têm o favor de Deus" (14:9).

O pecado não é apenas o homem considerar como sendo errado. Não é definido por um indivíduo, uma cultura, ou uma autoridade civil. O pecado é uma transgressão da lei de Deus. Os insensatos não só rejeitam a sabedoria de Deus, a fim de seguirem o seu próprio caminho, eles zombam da ideia de pecado e, por implicação, a sua responsabilidade diante de Deus. Em contraste, o justo reconhece as instruções de Deus e o fato de que Ele irá responsabilizá-los. Portanto, eles vão seguir a lei do Senhor. Como resultado, eles obtêm "boa vontade" ou "favor" de Deus.

"Porventura não erram os que maquinam o mal? Mas há beneficência e fidelidade para os que planejam o bem" (14:22).

Os que vivem fazendo as coisas que são más, se desviam de Deus. Uma pessoa não pode permanecer pura em palavras e atos, enquanto corrupta no coração. Mais cedo, Salomão escreveu, "Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" (4:23). E, mais tarde, "Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim é....” (23:7). Mas, para "aqueles que praticam o bem" e insistem em coisas que são boas e corretas (Filipenses 4: 8), eles vão permanecer no favor de Deus a medida que eles continuam a andar na verdade.

"No temor do Senhor há firme confiança; e os seus filhos terão um lugar de refúgio" (14:26).

Já notou que "o temor do Senhor é o princípio do conhecimento" "sabedoria" (1:7; 9:10). Quando a pessoa teme a Deus, ela cresce em conhecimento, e adquire sabedoria, ela é capaz de ter "firme confiança" - não em si mesmo, mas em Deus e nas promessas divinas para aqueles que são fiéis a Ele. Isto não é uma arrogância, como alguns são mais confiantes em si mesmos, mas sim é o reconhecimento de que, se alguém humildemente se submete à vontade de Deus, ele será recompensado. Além disso, quando alguém é fiel a Deus, ele não vai ter uma consciência culpada por algum pecado oculto. Ele não estará terrivelmente aguardando as consequências negativas que vêm da maldade, sem saber quando suas más obras vão finalmente alcançá-lo. Salomão depois escreve: "Fogem os ímpios, sem que ninguém os persiga; mas os justos são ousados como o leão" (28:1). Com firme confiança em Deus e Suas promessas e providência, o justo é capaz de estar confiante em face de qualquer situação. Os ímpios não têm essa confiança. Portanto, sempre que houver até mesmo uma ameaça de problemas, o ímpio não tem ninguém para confiar, mas em si mesmo.

Depois de contrastar o justo e o ímpio (tanto em termos de consequências físicas e espirituais), e considerar o valor e as recompensas da sabedoria, e os perigos da maldade, devemos ter uma apreciação saudável da sabedoria. Tendo isso, estamos preparados para a próxima parte da nossa discussão - a aquisição da sabedoria.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem