Três Razões Pelas Quais Jesus é Digno da Minha Adoração

Três Razões Pelas Quais Jesus é Digno da Minha Adoração
Texto: Hebreus 1:1-14

Introdução: O livro de Hebreus é um livro absolutamente incrível, e é um dos meus livros favoritos em toda a Bíblia. Eu gostaria de poder te dizer quem escreveu este grande livro; mas infelizmente, ninguém sabe ao certo. Muitos ao longo dos séculos presumiram que foi o apóstolo Paulo, mas por alguma razão, o autor deixou o livro anônimo.

O público-alvo do livro era um grupo de judeus que aceitaram a Cristo como seu Salvador. Embora o cristianismo tenha se desenvolvido a partir do judaísmo, a transformação radical de aceitar Jesus como o Messias deixou muitos desses novos cristãos com algumas ideias muito estranhas sobre quem era Jesus. E enquanto algumas de suas ideias eram loucas, posso imaginar que teria sido muito difícil para eles entenderem exatamente quem era Jesus. Quer dizer, eles sabiam que o Messias iria nascer em Belém, e eles sabiam que Ele faria muitos milagres, mas eles não perceberam que o próprio Deus estava vindo para salvá-los! Desde muito cedo, havia uma doutrina central que era martelada na mente de cada jovem judeu. E sem dúvida, se você perguntasse a um judeu hoje, eles diriam que a mesma coisa era sua crença central. E isso é tirado de Deuteronômio, capítulo seis, versículo quatro, que diz: “Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor”.

Assim, um judeu que havia se tornado cristão às vezes ficava muito confuso sobre quem era Jesus. O cristão normal diria: "Jesus é Deus na carne". E um crente judeu pode dizer: "Bem, não exatamente. Quero dizer, Jesus é grande, e Ele é mesmo o Messias, mas a Bíblia diz claramente que Deus é um, não dois ou três”. Esse é o tipo de crença que o escritor de Hebreus está abordando em Hebreus, capítulo um. Já que os crentes judeus não conseguiam descobrir quem era Jesus, alguns deles chegaram à conclusão de que Jesus era um anjo, e o escritor de Hebreus tem algumas palavras muito definitivas para eles no capítulo um. Então, se você não leu, convido-o a abrir sua Bíblia em Hebreus, capítulo um, e leremos todos os catorze versículos.

1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; 3 sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, 4 feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. 5 Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? 6 E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. 7 Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo. 8 Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de equidade é o cetro do teu reino. 9 Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros; 10 e: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de tuas mãos; 11 eles perecerão, mas tu permaneces; e todos eles, como roupa, envelhecerão, 12 e qual um manto os enrolarás, e como roupa se mudarão; mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão. 13 Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? 14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?”

O título do sermão é "Três razões pelas quais Jesus é digno da minha adoração". Como sempre, encorajo-vos a fazer anotações, não porque eu direi coisas de uma maneira que vai explodir sua mente, mas porque você pode aprender algo da palavra de Deus que você não conhecia antes. Vamos começar vendo a primeira razão que este capítulo nos apresenta.

Razão # 1: Jesus é o Cumprimento da Revelação de Deus

O verso um é um verso que muitos de vocês estão muito familiarizados, tenho certeza. Olhe novamente para o verso que se diz. “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas”. O escritor de Hebreus pula direto para seu argumento a favor de Cristo neste versículo. O escritor diz que Deus falou à humanidade através de uma variedade de meios através da história através de uma variedade de pessoas conhecidas como profetas.

Este pequeno verso nos diferencia da maioria dos cristãos liberais. Existem muitos chamados "cristãos" por aí que diriam que Deus está lá, mas nós realmente não podemos saber nada sobre Deus porque Ele não fala conosco. Este versículo diz o contrário. Este versículo diz que o nosso Deus é um Deus que falou com seus servos. Mas você sabe, nosso Deus não precisou falar conosco. Deus teria sido tanto Deus se Ele tivesse se mantido no céu e nunca tivesse dito uma palavra à sua criação.

Ele poderia ter nos criado e apenas nos assistido como se fôssemos algum tipo de filme. Mas em vez disso, Deus falou. Ele falou através de Adão e Eva quando lhes disse para não comerem da árvore do conhecimento do bem e do mal. Ele falou quando Ele disse a Noé para construir uma arca para que ele e sua família pudessem ser salvos do dilúvio iminente. Ele falou quando disse a Abraão que saísse de seu país e se estabelecesse em uma nova terra. Ele falou quando disse a Moisés que tirasse os filhos de Israel do Egito. E sem dúvida quando o escritor de Hebreus disse a esses crentes judeus que Deus havia falado de muitas maneiras, eles teriam pensado: “Amém!” Eles conheciam todas essas histórias como as palmas de suas mãos. Muitos deles teriam livros inteiros do Antigo Testamento memorizados.

Mas olhe o que o escritor de Hebreus diz no verso dois. “nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo”. Nestes últimos dias Ele nos falou pelo Seu Filho. O autor lembra aos judeus que, assim como Deus falou através de muitas pessoas, Ele falou através de Jesus Cristo. Mas então ele continua dizendo que Jesus é o herdeiro de todas as coisas; e de fato, Ele foi Aquele por quem Deus criou o mundo. Então, acredito que podemos dizer sem nenhuma dúvida que Jesus não é apenas uma revelação de Deus Pai, mas que Ele é a revelação de Deus Pai.

Deus falou à humanidade de muitas maneiras; mas todas essas maneiras são pálidas em comparação a como Jesus carregou a mensagem de Deus para a humanidade. Jesus é a revelação final de Deus. E isso levanta a questão: "Qual é a mensagem de Deus através de Jesus Cristo?" Se você conhece João 3:16 de cor, por que não diz isso em voz alta comigo? “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Amém! Há tantas pessoas lá fora que diriam que Deus é como um relojoeiro que cria um relógio, dá corda e simplesmente o observa sem fazer mais nada. Mas a isso diríamos: “De jeito nenhum” Deus falou Sua graça através de Jesus Cristo!

Assim, enquanto pensamos sobre os atributos de Cristo que O tornam digno de nossa adoração, podemos louvá-Lo porque Ele é Aquele que trouxe a mensagem de amor e misericórdia de Deus para nós. Mas Ele não era apenas um portador de mensagens, Ele era a mensagem em si. Ele não apenas desceu e falou sobre o quanto Deus amou o mundo. Não, Ele contou como Deus amou o mundo e depois nos mostrou o amor de Deus morrendo pelos nossos pecados. Jesus Cristo é o cumprimento final da revelação de Deus para nós. Vamos seguir para a razão número dois.

Razão # 2: Jesus é a Impressão Digital de Deus

Essa razão é vista claramente no verso três deste capítulo. Veja novamente o que este verso nos diz. “sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas”. Uau! Eles precisam fazer deste verso uma canção ou algo assim. Este verso nos diz cinco coisas poderosas sobre Cristo, todas as quais nos dão mais razões para adorá-Lo. A primeira coisa que este versículo nos diz é que Jesus é o brilho da glória de Deus. O que isso significa? Bem, isso basicamente significa que Jesus tem toda a glória de Deus habitando nele. No Antigo Testamento, Deus às vezes descia ao tabernáculo ou ao templo, e dizia-se que a glória de Deus de Shekinah repousara naquele lugar. Isso costumava estar associado a uma nuvem espessa que ficava ali. É como se a própria essência de Deus estivesse no meio deles. A Bíblia diz que foi assim quando Jesus veio à terra! A própria glória Shekinah de Deus desceu e viveu entre nós!

A segunda frase deste surpreendente verso diz “e a expressa imagem do seu Ser”. Muitas vezes as pessoas me diziam que eu era exatamente como meu pai. Mas, se meu pai e eu fossemos a um cientista e disséssemos ao cientista que éramos exatamente iguais, o cientista provavelmente cairia na gargalhada! Ele diria, vocês estão claramente relacionados, mas você tem centenas de pequenas diferenças!

Mas igreja, não é isso que temos aqui no verso três deste capítulo. A Bíblia diz que Jesus é a imagem exata de Deus. Cada pequeno detalhe do caráter de Jesus Cristo gritaria a Deus. De fato, a razão número dois é que Jesus é a impressão digital de Deus, e vemos isso bem aqui. Sem dúvida esta frase teria deixado alguns dos leitores originais deste livro bastante desconfortáveis, mas é muito, muito verdadeiro.

Mas este verso continua dizendo que Jesus sustenta tudo pela palavra do Seu poder. Toda a criação é mantida unida pelo Seu poder. Eu sou um firme crente da gravidade. Eu testei a teoria muitas e muitas vezes, e toda vez que o resultado é o mesmo. Eu caio de volta à terra. E embora eu saiba que existe uma razão científica para porque tudo acontece na natureza da maneira como acontece, temos que reconhecer como cristãos que Jesus é a razão por trás das razões. Jesus é o autor da gravidade. Jesus não apenas fez o mundo começar a girar, mas também fez com que continuasse a girar.

Mas então este versículo diz que a própria impressão digital de Deus, Aquele cuja voz mantém o mundo em movimento, desceu e purificou nossos pecados. Espero que vocês não fiquem cansados ​​de me ouvir dizer coisas como esta semana após semana, mas estou inteiramente admirado que nosso Salvador venha à Terra e salve as pessoas que Ele criou. Ele nos advertiu para não comer o fruto, mas nós fizemos de qualquer maneira. E teria sido inteiramente do Seu direito sentar e nos ver sofrer as consequências do nosso pecado. Mas ao invés, Ele desceu e purificou nossos pecados.

Finalmente, olhe como este verso conclui. Jesus retornou a mão direita do Pai, onde Ele está atualmente esperando por Seu retorno triunfal à terra. Então, estamos explorando porque Jesus é digno de nossa adoração, e este verso nos deu cinco razões! Jesus contém a própria glória de Deus, Jesus é a própria impressão digital de Deus, Jesus é o poder por trás de todas as leis da natureza, Jesus é Aquele que veio e nos salvou dos nossos pecados, e Jesus está sentado à direita de Deus Pai, aguardando o dia em que Ele venha e reivindique Seu reino. Vamos olhar para o terceiro argumento do escritor agora.

Razão # 3: Jesus é Superior Aos Anjos

Agora, eu sei que para muitos de vocês, este ponto pode parecer muito anticlimático. Quer dizer, acabamos de ver como Jesus é a própria impressão digital de Deus Pai, e agora estou lhe dizendo que Jesus é melhor que os anjos. Se alguém batesse à sua porta e dissesse: “Você se importaria se eu desse um pouco do seu tempo para explicar como a Bíblia diz que Jesus é melhor do que os anjos?” Você provavelmente diria: “Uh, eu já sei disso, obrigado de qualquer maneira. Quero dizer, estamos falando de conhecimento básico aqui, não estamos? E, no entanto, se você notar, nossos dois primeiros pontos compuseram os três primeiros versos, e agora o autor gasta onze versos falando sobre como Jesus é superior aos anjos! Mas lembre-se, isso era um equívoco comum na igreja primitiva, especialmente entre os crentes judeus. Os crentes judeus estavam procurando alguma maneira de falar bem a respeito de Cristo, sem dizer que Ele era Deus na carne. Então eles decidiram que poderiam comparar Jesus a um dos anjos de Deus. Então, embora possa parecer um acéfalo para nós, para o povo hebreu, este foi um tema muito quente.

Enquanto não vamos examinar cada parte deste argumento (porque eu acho que vocês já estão convencidos de que Jesus é melhor que os anjos) eu quero olhar especificamente para o verso quatro. O versículo quatro diz: “feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles”. Agora, este verso obviamente diz que Jesus é atualmente melhor do que os anjos, mas alguém está disposto a falar e dizer como este verso poderia ser confuso? Isso mesmo, esse versículo poderia ser mal entendido por dizer que agora Jesus é melhor que os anjos, mas Ele nem sempre foi! Em outras palavras, Jesus ganhou o seu lugar de superioridade, mas nem sempre foi Dele! Este é exatamente o tipo de deturpação que as Testemunhas de Jeová falam. Eles dizem que Jesus é na verdade Miguel Arcanjo, simplesmente chamado por um nome diferente no Novo Testamento. Eles acreditam que Jesus é um anjo que morreu por nossos pecados, e Deus O recompensou fazendo Dele Seu Filho. Eles podem falar sobre o quanto gostam de Jesus, mas quando o dia acaba, eles dizem que Jesus é apenas um anjo. Humm ... Eles estão entendendo este verso corretamente? Não, claro que não! Então, o que esse versículo significa? Bem, este verso significa que Jesus não recebeu o louvor e a glória por ser o Filho de Deus até que Ele descesse à terra e morresse pelos nossos pecados. O versículo diz que Jesus obteve um nome mais excelente. Como obteve um nome mais excelente? No Antigo Testamento, as pessoas entendiam que havia três pessoas em uma divindade? Com certeza não parece ser assim. Então, essencialmente, Jesus sempre foi Deus o Filho, mas Ele nunca foi honrado como tal, porque Ele ainda não havia se feito conhecido publicamente. Sim, Jesus foi responsável por criar o mundo. Sim, Jesus foi extremamente ativo na história humana no Antigo Testamento. Mas este verso faz o ponto que Jesus não foi adorado por seu papel, porque as pessoas não entenderam o seu papel. Mas tudo isso mudou com a cruz do Calvário, quando Jesus Cristo fez a ponte entre Deus e o homem, e obteve para sempre um nome que seria adorado, um nome que é muito mais alto do que o de até mesmo o Arcanjo Miguel.

O capítulo prossegue a partir daí apresentando vários argumentos fundamentados sobre por que Jesus é melhor que os anjos. O escritor usa vários versos dos Salmos para mostrar a grande diferença entre Jesus e os anjos. O escritor descreve anjos como sendo poderosos servos de Deus, e então ele descreve Jesus como sendo o Deus que se senta no trono. Ele dá um lugar muito especial aos anjos, dizendo que eles são espíritos ministradores para servir os cristãos, mas o autor diz que Jesus estava encarregado de estabelecer a terra. Como você pode ver, essas são diferenças enormes. Espero não estar negligenciando meu dever quando não estou explicando cada um desses versículos para você.

Espero que você anote os versos que eu não estou explicando, e vá para casa e os estude por si mesmos. Leia todo este capítulo novamente e depois procure os versículos que ele diz que está citando. Se você não possui uma Bíblia que tenha notas de rodapé que digam quais versículos do Antigo Testamento o escritor está citando, você provavelmente faria bem em escolher uma. É incrível o quanto as notas de rodapé podem nos ajudar a entender a palavra sagrada de Deus. Então, vou tornar isso um desafio oficial para vocês fazerem em algum momento desta semana, e perguntarei na próxima semana se alguém se lembrou de fazer isso. Estude este capítulo e anote as diferenças entre Jesus e os anjos.

Mas agora, vamos tentar levar isso adiante alguns milhares de anos até o ano de 2019. Alguém veio à igreja esta noite pensando que Jesus era apenas um anjo? Não, eu também. Então, por que isso é importante para nós? Na verdade, imagino que a maioria de vocês tenha uma doutrina muito saudável sobre a identidade de Cristo. Eu imagino que a maioria sólida de vocês claramente entende que Jesus é Deus em carne e que Ele é uma parte da Trindade. Na verdade, imagino que muitos de vocês já sabiam que o universo inteiro foi criado por meio de Cristo. Então, por que pregar um sermão sobre um assunto que você já conhecia? Bem, o que temos que entender é que, embora possamos não ter exatamente os mesmos problemas que as pessoas nos tempos bíblicos; muitas vezes, temos sérios problemas próprios. Ninguém aqui se debate com o pecado de pensar que Jesus é do mesmo calibre de um anjo, mas talvez alguns de vocês se esforcem para lembrar que Jesus é mais importante do que a televisão todo-poderosa. Talvez você não esteja tentado a pensar que Jesus é na verdade o Arcanjo Miguel, mas talvez você seja tentado a negligenciar a leitura da Bíblia para poder apertar o botão soneca mais uma vez. Alguns desses judeus tiveram sérios problemas, não dando a Jesus o lugar correto em suas vidas. Mas você sabe de uma coisa? Às vezes eu também. Eu nunca pensei que Jesus era apenas um anjo, mas às vezes eu não o trato como o Deus do universo.

O grande fato que eu quero que você tire da razão número três é que Jesus não é apenas superior aos anjos. Ele é superior a tudo! Tenho vergonha de admitir que houve momentos em minha vida em que tratei Jesus muito pior do que um anjo. Eu o tratei como se ele nem estivesse aqui! Então a igreja hebraica teve um problema em entender quem era Cristo; e às vezes, temos um problema em honrar a Cristo por quem ele é. Mas, os dois problemas têm a mesma solução! Como igreja, devemos colocar Jesus Cristo em Seu devido lugar. Ele não deve ser alguém que ocasionalmente mencionamos em uma música. Ele não deve ser alguém que marcamos em seu nome no final de uma oração. Jesus Cristo deve estar entranhado em tudo o que fazemos aqui.

Esta passagem nos mostra que Jesus é o cumprimento absoluto de toda a revelação de Deus. Esta passagem nos mostra que Jesus é muito Deus de muito Deus, e essa passagem nos mostra que Jesus não é apenas superior aos anjos, mas é superior a tudo o mais que compete pelo nosso tempo e atenção. A questão é se esta igreja irá adorá-lo por quem Ele realmente é, ou se iremos relegá-lo a algumas posições menores em nossa vida. Minha oração por mim mesmo e por cada um de vocês é que Jesus Cristo não seja apenas uma peça de mobília em seu coração, mas que Ele seja o foco de cada palavra que você fala, cada passo que você dá, e todo pensamento que você pensa.

Mas você sabe, se você está aqui nesta noite e nunca fez o compromisso de seguir Jesus Cristo, então você simplesmente não pode realmente saber do que estou falando. Você não pode entender o que significa adorar a Cristo, porque você está vivendo em rebelião contra ele. A Bíblia diz claramente que todo ser humano pecou contra Deus, e o preço do seu pecado é a separação eterna de Deus no inferno. Mas assim como mencionei anteriormente, Jesus Cristo, que é Deus em carne, veio à terra e pagou seu preço por você. Você merecia a morte, mas Ele levou a morte por você. Você merecia a separação de Deus, mas Ele fez a ponte entre Deus e o homem, e a Bíblia diz que qualquer homem, mulher ou criança que colocar sua fé em Jesus Cristo será salvo de seus pecados. Em um minuto, vamos chamar ao altar, mas, por favor, não pense que há algo de mágico nesse altar. O altar é um ótimo lugar para colocar publicamente sua fé em Cristo; mas a verdade é que você pode escolher seguir a Jesus onde quer que você esteja. Mas por favor, por favor, por favor, não espere muito tempo. Às vezes, dói mudar seu estilo de vida para alguém que honra a Cristo? Sim, às vezes acontece. Mas a dor da mudança empalidece em comparação com a pura alegria de conhecer Jesus Cristo.

Então, se você está aqui esta noite, e gostaria de seguir publicamente a Cristo; ou se você está aqui, e gostaria de se dedicar publicamente a fazer de Cristo o primeiro lugar em seu coração, o altar está aberto. Venha a Cristo.

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem