Como Matar Uma Igreja

Como Matar Uma Igreja
Texto: 1 Coríntios 1:1-17

Introdução: Esta é uma carta que Paulo está escrevendo para uma igreja, e veja quão positivamente ele os cumprimenta ... [leia vv. 1-9]

Então, começando no verso 10, ele muda o tom e passa a exorta-los! [leia vv. 10-17]

Jesus, sim! A igreja, não! Esse era um slogan popular nos anos 60 ... ou pelo menos foi o que me disseram. E hoje parece ser uma noção reavivada, pois muitos estão desanimados pela religião organizada. Creio que esse poderia ter sido o sentimento em 56 dC na cidade de Corinto, onde vemos a segunda epístola de Paulo sendo escrita, porque a igreja estava com sérios problemas.

Era uma igreja contaminada, cheia de imoralidade sexual e embriaguez. Alguns viviam muito mundanos, levando a graça e o perdão de Deus de qualquer maneira.

Era também uma igreja dividida com diferentes facções e grupos disputando a liderança. Pessoas conversando nos bastidores e tomando partido.

E assim era uma igreja desonrada. Não apenas eles não estavam glorificando a Deus, mas também estavam impedindo o progresso do evangelho ao redor.

Agora, nenhum de nós é perfeito. Na verdade, muito longe disso. Não podemos estar sem pecado, mas podemos pecar menos.

Posicionalmente, em Cristo, somos vistos como perfeitos [vv. 1-9], mas o mundo está nos observando externamente e eles veem algo muito diferente. Eles nem procuram a perfeição, apenas o "reflexo" de Cristo. Eles querem ver resultados, um esforço, uma mudança, algo relevante para eles ... esperança!

Esta igreja era uma "problemática". Esta igreja não estava fazendo tudo o que deveria estar fazendo. Havia alguns na igreja que realmente estavam prejudicando-a. De fato, eles estavam permitindo que o diabo os usasse para destruir a igreja.

Romanos 1:18-32 é o registro de Paulo quando ele olhou pela janela enquanto estava lá. Ele lista o que ele viu.

18 Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça. 19 Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. 20 Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; 21 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. 22 Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, 23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. 24 Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; 25 pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém. 26 Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; 27 semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro. 28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; 29 estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; 30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais; 31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia; 32 os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam”

Satanás quer matar esta igreja, mas ele usará pessoas para realizar a ação suja. Ele quer usar você! Como ele fez em Sardes - que era uma igreja morta. Apocalipse 3:1-3

1 Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto. 2 Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus. 3 Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. Pois se não vigiares, virei como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei”.

Alguns morrem e fecham as portas, mas muitos ainda têm reuniões - e ainda estão mortos.

O anjo no túmulo disse: “Por que buscais entre os mortos aquele que vive?”. E muitos estão descobrindo que isso é verdadeiro quando procuram uma igreja.

Se você quer matar sua igreja, deixe-me mostrar como.

A. Mate a Unidade.

A primeira maneira de matar sua igreja é matando a unidade dentro da igreja. Existem algumas maneiras [listadas em nosso texto] de matar a unidade dentro da Igreja. 1 Coríntios 1:10.

1. Esqueça de quem você é. V. 12

Depois de entregar sua vida a Jesus Cristo, ela não é mais sua, mas de Deus.

Ele é seu dono. Não é a sua vida! Você tem um novo mestre agora. Ele é um bom mestre. É bom ser seu escravo, mas você é um escravo e não se esqueça disso! Você lhe deve! Há um vínculo envolvido em sua escravidão. Você é um servo.

Por que esquecemos? Talvez se Ele nos espancasse e nos abusasse, nos ajudaria a lembrar que somos Seus escravos? Deveria realmente contar contra nosso Pai que Ele é tão bom para nós ... e então esquecemos que Ele é o nosso dono?

Quando você esquece a quem pertence, você para de agir como um filho de Deus e começa a agir como um filho do diabo.

2. Esqueça quem você é

Como cristão, você é um representante de Deus aqui nesta terra. Quando você esquece disso, é propenso a viver o oposto do que Deus quer que você seja. Você é um embaixador de uma terra estrangeira.

Você não pertence a essa terra! Você não deveria se adaptar à cultura e se misturar. O mundo precisa saber que você é um dignitário ... um representante de outro lugar!

E enquanto estamos lembrando quem somos, não vamos esquecer quem costumávamos ser. Do que você foi salvo, especificamente. Passe por isso agora em sua cabeça. Do que você está sendo salvo nos dias atuais? Você vai pecar no seu futuro? É melhor você acreditar que pecará - você é um pecador!

Mas Deus salvou você e mudou você por dentro e por fora, e agora está enviando você para um mundo perdido e moribundo. Não esqueça quem você era e quem você é em Cristo!

Por que Deus nos deixa aqui nesta terra depois que somos salvos? Para levar os perdidos a Jesus Cristo.

Você não pode fazer isso sozinho. É preciso uma equipe. É o corpo de Cristo, sentado ao seu redor. Enquanto estiver lembrando quem você é, lembre-se de quem são! Eles são seus irmãos e irmãs ... família ... companheiros de equipe! Estamos em um cabo de guerra contra este mundo. Deveria ser o mundo de um lado e nós do outro.

Para que a Igreja possa alcançar os perdidos, precisamos ter unidade dentro de nossa congregação. O diabo tentará fazer com que você esqueça de quem você é, quem você é e qual é sua missão, para que ele possa destruir o ministério desta igreja.

Como você mata uma igreja? Mate a unidade...

B. Mate a Harmonia. V. 11-12

A segunda maneira de matar a Igreja é matando a harmonia dentro da Igreja. Existem 2 maneiras de matar a harmonia dentro da igreja. 1 Coríntios 1:11-12

1. Contenda por tudo:

Todos nós já ouvimos falar de igrejas que foram destruídas por causa da cor do tapete ou de quem fará a oração durante o culto, que não apertou minha mão ou veio me visitar etc. O diabo usará qualquer coisa para causar contendas.

Pense sobre isso. Para aqueles que são casados, sobre o que brigam com mais frequência? São as coisas da vida que são realmente importantes ou são pequenas coisas tolas que não importam; como deixar a tampa do vaso levantada? Quem pegou minhas chaves? E etc.

Nós somos da mesma maneira na Igreja. Contendemos por qualquer coisa, importa ou não, e isso destruirá a harmonia dentro da igreja. Frequentemente contendemos por questões secundárias, não pelo que é realmente importante. E o diabo adora quando ele pode nos tirar do curso dessa maneira.

2. Brigue sobre quem está no comando

Nós, como seres humanos, queremos estar no comando. O problema com isso? 150 pessoas não podem estar no comando. Isso é caos. Há uma razão para que Deus chame um homem para pastorear uma igreja. Não é porque o pastor é uma pessoa melhor do que qualquer outra pessoa, mas é porque é assim que Deus o estabelece. Qualquer coisa com duas cabeças é um ... monstro! 

A propósito, permita-me esclarecer quem está encarregado desta igreja ...

... É melhor que seja Deus ou todos estamos com problemas. Se você quer matar a harmonia da sua Igreja, lute um com o outro pelo poder.

C. Mate a Humildade.

Se você quer matar sua Igreja: Mate a unidade, mate a harmonia e mate a humildade dentro da Igreja. Existem três maneiras de matar a humildade dentro da Igreja. 1 Coríntios 1:13-17

1. Esqueça quem morreu por nós

Às vezes esquecemos que Jesus foi à cruz por causa de nossos pecados. É fácil para nós, como pessoas boas da Igreja, começarem a se sentir melhor do que todos os outros, mas não se esqueça que Jesus também teve que morrer por você.

2. Esqueça quem deve receber o crédito pelo que Deus está fazendo

Quando Deus usa você para ver grandes coisas acontecerem, nunca se esqueça Quem fez isso e Quem recebe o crédito. É maravilhoso quando coisas fenomenais estão acontecendo na igreja… Mas nunca se esqueça Quem realmente fez essa coisas acontecerem!

3. Esqueça quem tem o poder

Nós somos apenas instrumentos de Deus. Ele é o líder e nós somos servos. Nosso trabalho é nos submeter à autoridade sobre nós. Quando começarmos a nos sentir poderosos porque Deus está nos usando, não se esqueça de que Jesus é o único que morreu na cruz e ressuscitou. O poder do Evangelho não está neste edifício ou em nossos programas, mas na cruz de Jesus Cristo!

D. Mate a Pureza.

Deus trabalha através de um vaso limpo. Seu poder flui através da pureza. Os primeiros 9 versículos mostram quem eles estavam em posição em Cristo, [perfeitos] e os próximos versos mostram um contraste gritante enquanto ele fala sobre como os homens os viam na prática. Não é de admirar que o mundo não ouça a verdade que temos para eles quando nos veem realmente não vivendo o que professamos!

Isaías 53:1 “Quem deu crédito à nossa pregação? e a quem se manifestou o braço do Senhor?”

Conclusão: Estas não são as únicas maneiras de matar uma igreja. Algumas igrejas diminuem e morrem sem culpa dos líderes. Mas se você quer matar uma igreja, estas são algumas maneiras comprovadas de fazê-lo.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem