Pregação Expositiva

Pregação Expositiva

A. Pregação Expositiva Descrita.

1. Embora a Bíblia tenha sido escrita há milhares de anos, o Espírito Santo se dirige a nós através das Escrituras, e torna as palavras das Escrituras vivas e contemporâneas para nós hoje.

a. Várias passagens usam o tempo presente para as Escrituras, o que indica que o Espírito nos fala ativamente através da Bíblia hoje (Hebreus 3:7; 4:7; 10:15-17; 12:5-6). Até os eventos do Antigo Testamento ocorreram como exemplos para nós, foram escritos especificamente para nossa instrução, e as pessoas envolvidas nesses eventos ainda falam conosco (1 Coríntios 10:6, 11; Hebreus 11:4). Os apóstolos e escritores da Bíblia frequentemente usam os tempos presente e passado quando se referem às Escrituras, indicando que o que havia sido escrito no passado ainda é uma palavra viva para as pessoas vivas do Deus vivo. John Stott explica o significado disso:
"Quando entendermos a verdade de que Deus 'ainda fala através do que ele falou', estaremos bem protegidos contra dois erros opostos. A primeira é a crença de que, embora tenha sido ouvida nos tempos antigos, a voz de Deus está silenciosa hoje. A segunda é a afirmação de que Deus está realmente falando hoje, mas que sua Palavra tem pouco ou nada a ver com as Escrituras. . . Segurança e verdade são encontradas nas convicções relacionadas que Deus falou, que Deus fala e que suas duas mensagens estão intimamente ligadas, porque é através do que ele falou que ele fala”
b. Outras passagens indicam que, quando o Espírito Santo fala através de uma pessoa que está corretamente pregando a Bíblia, é a Palavra de Deus (Atos 4:31; 6:4; 11:14; Romanos 10:17; Filipenses 1:14; 1 Tessalonicenses 2:13; Hebreus 13:7; 1 Pedro 1:22-25; 4:11). Assim, quando um pregador está fazendo o que deveria, o pregador, o Espírito e a Palavra estão intimamente unidos em um empreendimento vivo, vital e sobrenatural.

2. A pregação expositiva segue as verdades anteriores.
a. Os elementos da pregação expositiva são:
(1) A pregação expositiva é baseada e expõe um texto bíblico;
(2) A pregação expositiva é fiel à ênfase, doutrina, função da passagem e intenção de seu autor; e
(3) A pregação expositiva aplica a passagem à vida dos ouvintes.
b. Pregação expositiva definida. A pregação expositiva pode ser definida como: abrir o texto inspirado com tanta fidelidade e sensibilidade que a voz de Deus é ouvida e o povo de Deus lhe obedece. Para expor uma passagem, um pregador deve explicar o contexto, estabelecer significado e demonstrar implicações de uma maneira que um grupo específico de ouvintes ache interessante, compreensível e aplicável.

3. O termo “expositivo” indica que “expor” o que a Bíblia diz, significa e implica, está no coração da pregação. O padrão foi estabelecido pelos sacerdotes em Neemias, que "leram do livro, da lei de Deus, traduzindo [ou explicando'] o sentido para que entendessem a leitura "(Neemias 8:8). Stott descreve o seguinte:
“Expor as Escrituras é trazer para fora do texto o que existe e expô-lo à vista. O expositor abre o que parece estar fechado, deixa claro o que é obscuro, desenrola o que está atado e desdobra o que está bem compactado. O oposto da exposição é "imposição", que é impor ao texto o que não existe. Mas o "texto" em questão pode ser um verso, uma frase ou até uma única palavra. Poderia ser igualmente um parágrafo, um capítulo ou um livro inteiro. O tamanho do texto é imaterial, desde que seja bíblico. O que importa é o que fazemos com ele. Seja longo ou curto, nossa responsabilidade como expositores é abri-lo de tal maneira que exprima sua mensagem de maneira clara, clara, precisa e relevante, sem adição, subtração ou falsificação. Na pregação expositiva, o texto bíblico não é uma introdução convencional a um sermão sobre um tema amplamente diferente, nem uma base conveniente para pendurar um fardo de pensamentos diversos, mas um mestre que dita e controla o que é dito”
4. A pregação expositiva lida com unidades literárias. Uma unidade literária pode ser entendida como uma linha de pensamento, uma discussão ou uma história. Pode ser um único verso, um parágrafo ou vários capítulos. Em cada unidade literária, um único tema geralmente domina, e todo o material circundante o sustenta. Essa é a 'grande ideia'. Chapell também chama a parte da pregação das Escrituras de “unidade expositiva”, que ele define como “uma parte grande ou pequena das Escrituras a partir da qual o pregador pode demonstrar uma única verdade espiritual. com fatos ou conceitos de suporte adequados que surjam no escopo do texto”. Olhar as Escrituras como unidades literárias ou expositivas incentiva os pregadores a ver as passagens das escrituras como "coleções de pacotes de pensamento unificados, e não como matrizes de versículos desconectados".

5. A pregação expositiva é mais do que simplesmente ensinar. O pregador é encarregado da tarefa de estudar, entender e interpretar adequadamente a Bíblia. A pregação expositiva dá o próximo passo para transmitir essas informações às pessoas que não fizeram o estudo de tal maneira que elas as entenderão como se tivessem feito o estudo. Mas a pregação expositiva faz algo mais - transmite as verdades da Bíblia de tal maneira que os ouvintes serão inspirados a mudar suas vidas como resultado do que ouviram e aprenderam com o pregador. John Piper explica o seguinte: “Quando Paulo diz a Timóteo em 2 Timóteo 4:2, 'Pregue a palavra', o termo que ele usa para 'pregar' é uma palavra para 'anunciar' ou 'preconizar' ou 'proclamar' (kēruxon) . Não é uma palavra para "ensinar" ou "explicar". . . Eu chamo isso de exultação anunciadora. Pregar é uma exultação pública sobre a verdade que ela traz. Não é desinteressada, fria ou neutra. Não é mera explicação. É manifesto e contagiosamente apaixonado pelo que diz. No entanto, este anúncio contém ensino. Você pode ver que, ao olhar para 2 Timóteo 3:16, as Escrituras (que dão origem à pregação) são proveitosas para o ensino. E você pode vê-lo enquanto olha para o restante de 2 Timóteo 4:2. ‘Pregue a palavra. . . admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino'. Portanto, pregar é expositivo. Ele lida com a Palavra de Deus. A verdadeira pregação não é a opinião do mero homem. É a exposição fiel da Palavra de Deus. Então, em uma frase, pregar é exultação expositiva”

6. A pregação expositiva deve envolver não apenas a mente, mas também o coração e a vida do pregador. A razão é que o Espírito Santo primeiro aplica a passagem ao pregador e depois, através dele, aplica-a ao povo. Para pregar expositivamente, o pregador é obrigado a fazer um estudo aprofundado do texto, que alimenta sua própria alma, fortalece-o e, desse modo, faz dele um melhor pregador e pessoa. O padrão foi estabelecido por Esdras, que “preparou o seu coração para buscar e cumprir a lei do Senhor, e para ensinar em Israel os seus estatutos e as suas ordenanças” (Esdras 7:10). “Estudar, praticar e ensinar” ainda deve ser o padrão para os pregadores hoje.

7. A pregação expositiva também deve envolver a mente, o coração e a vida da congregação. Piper diz: “Na adoração verdadeira, sempre há entendimento com a mente e sempre há sentimento com o coração. A compreensão deve sempre ser a base do sentimento, ou tudo o que temos é emocionalismo infundado. Mas compreender Deus que não gera sentimentos por Deus torna-se mero intelectualismo e morte”.

8. O objetivo ou proposito da pregação expositiva não é simplesmente ensinar às pessoas o que a Bíblia diz e significa, mas mudar vidas. O objetivo é ensinar as pessoas a viver uma vida que reflita os valores, princípios e verdades da Bíblia. A transformação de nossas vidas (não apenas nossos pensamentos ou crenças) está no cerne do significado do cristianismo (ver Romanos 8:29; 12:1-2; Efésios 4:17-24; 5:8). Tiago deixou isso claro quando disse que "a fé sem obras é inútil" (Tiago 2:20), e "sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos" (Tiago 1:22). Jesus deu um sinal de como as pessoas saberiam que somos seus discípulos: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros” (João 13:35). Consequentemente, esse era o objetivo da instrução de Paulo: "Mas o fim desta admoestação é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência, e de uma fé não fingida" (1 Timóteo 1:5). Observe como o objetivo do amor afeta a vida inteira: o coração é purificado; a consciência está boa (porque não há mais diferença entre o que se diz e o que ele faz); e a fé é sincera (a crença é combinada com as obras de Deus, para que a fé não seja mais inútil).

9. Como o objetivo da pregação expositiva é a transformação de vidas, a aplicação da palavra - às vidas dos ouvintes e em suas vidas pelos ouvintes - é central. A Palavra de Deus sempre pede uma resposta: “Quando você se compromete a pregar pela mudança da vida, sua preparação não está completa até que você responda a duas perguntas muito importantes: E daí? e agora? Nossa pregação não fará muita diferença se nosso povo não entender que diferença deve fazer. A chave dessa abordagem é recusar-se a levantar-se e pregar até que você saiba a resposta para duas perguntas: Qual é a única coisa que quero que meu público saiba? [e] O que eu quero que eles façam sobre isso?”

B. Razões e Benefícios da Pregação Expositiva.

1. A exposição "estabelece limites", pois nos restringe a expor o texto das escrituras. É menos provável que o pregador sucumba à tentação de simplesmente ensinar suas próprias “ideias e interesses de estimação”. Ele também é menos provável que sucumba à pressão da congregação para pregar apenas "o que eles querem ouvir". A limitação do que pregar libera assim o pastor para pregar todo o conselho de Deus de uma maneira que ajude a garantir tanto a integridade (liberdade da tentação e pressão em relação aos assuntos a pregar) quanto o equilíbrio (ou seja, o equilíbrio entre diferentes partes da Bíblia e equilíbrio dentro de um livro) na pregação.

2. A exposição sonora requer que o expositor não torça as Escrituras. Um pregador expositivo deve ter integridade para discernir o que os autores bíblicos quiseram expor e dizer. Um pregador expositivo deve “sentar-se humildemente sob a autoridade das Escrituras, em vez de julgá-las”. De fato, se você não prega de maneira expositiva, está deturpando Deus porque: “você está dizendo em nome de Deus o que Deus nunca disse: você está fazendo promessas que Ele nunca fez; dando conselhos que Ele nunca deu; e declarando avisos que Ele nunca declarou. Em resumo, você está instruindo [seu público] em uma visão falsa de Deus. Ao fazer isso, você se torna um falso mestre e se coloca sob o julgamento de Deus”.

3. A Palavra dá aos pregadores sua autoridade suprema. A autoridade da Palavra nos permite dizer as coisas mais desafiadoras para qualquer pessoa sem desculpas, mas essa mesma autoridade nos permite falar ternamente sem comprometer a força”. Da mesma forma, a exposição nos dá confiança para pregar porque não estamos apenas declarando nossas próprias opiniões ou as de algum ser humano falível. Em vez disso, estamos expondo a Palavra de Deus com integridade e honestidade; portanto, podemos ser muito ousados. De fato, um estudo de 263 leigos em 28 congregações (9 afro-americanas; 16 de origem europeia não hispânica; e 3 etnicamente misturadas) de 13 denominações no Centro-Oeste Americano para o Seminário Teológico Cristão, mostrou que , “De longe a característica mais mencionada que contribui para a autoridade do sermão é o uso da Bíblia pelo pregador”, particularmente quando o pastor evidentemente estudou e não está apenas declarando suas próprias opiniões. Essa constatação foi confirmada por outra pesquisa de 102 pregadores e 479 ouvintes de todo o país, provenientes de todas as faixas etárias, denominações, localizações e grupos étnicos que constatou: “Uma das características mais comumente identificadas de um bom sermão, de acordo com os ouvintes pesquisados, era que fosse 'baseado nas Escrituras'; uma característica primária de um sermão ruim era uma relação pouco clara entre a passagem das Escrituras e o (s) ponto (s) chave (s) do sermão”.

4. A pregação expositiva apresenta e aplica o poder da Palavra, e a autoridade da Palavra, que é a obra do Espírito Santo (Isaias 55:10-11; Jeremias 23:29; Atos 18:28; Efésios 4:17 ; 1 Tessalonicenses 2:13; Hebreus 4:12; Tiago 1:18; 1 Pedro 1:23). O pastor pode esperar com confiança que ocorra uma transformação espiritual em sua congregação como resultado de sua pregação, porque quando proclamamos a Palavra, trazemos a obra do Espírito Santo para a vida de outras pessoas. Nenhuma verdade concede maior encorajamento em nossa pregação e nos dá mais motivos para esperar resultados de nossos esforços.

C. Pregação Expositiva Versus Tópica.

1. Um sermão tópico é um sermão sobre algum tópico escolhido pelo pregador ou outros. Frequentemente, os sermões tópicos não são expositivos. Os pregadores escolhem os tópicos e os desenvolvem de acordo com suas próprias ideias, não de acordo com o que Deus diz na Bíblia. Alguns "textos de prova" da Bíblia podem ser lançados, mas em tais sermões os temas ou pontos principais são organizados de acordo com a natureza do sujeito, e não de acordo com as distinções do texto e o desenvolvimento das principais ideias [do sermão] vem de fontes externas ao texto imediato.

2. Os sermões tópicos em si podem ser expositivos. Na pregação “expositiva tópica”, o sermão começa com um tema, doutrina, pessoa, pecado, necessidade sentida, etc., e depois vai às Escrituras para determinar o que Deus diz sobre esse tópico específico. Por exemplo, ao pregar sobre o aborto, você terá que ler versículos de diferentes passagens da Bíblia, já que não existe uma passagem que lide explicitamente com esse assunto. Alguém que prega um sermão “expositivo tópico” ainda deve se comprometer a expor o que a Bíblia diz ou implica sobre um assunto; a Bíblia ainda deve ser a principal referência e autoridade de alguém, e o pregador se comprometerá a nunca usar um versículo fora do significado originalmente pretendido. Um sermão expositivo tópico também pode usar uma passagem das Escrituras como a principal "âncora" da mensagem, mas depois usar outras passagens para elaborar uma visão mais abrangente do que a Bíblia diz sobre um assunto em particular. A diferença entre "exposição tópica" e "exposição textual" é que, na exposição textual, o pregador começa com o texto e permite determinar a grande ideia da mensagem. Atenção à exegese cuidadosa e hermenêutica adequada determinarão a direção da mensagem.

3. Sermões tópicos certamente têm seu lugar:
a. Eles ajudam a fornecer intervalos entre (ou mesmo dentro) de uma série de sermões sobre um livro ou tema, para que as pessoas possam ouvir outras coisas.
b. Eles lidam com questões específicas que surgem na vida da congregação ou na cultura que precisam ser abordadas em um momento específico.
c. Eles podem lidar com problemas que surgem com base no calendário (por exemplo, Natal, Páscoa, um feriado nacional importante) que devem ser tratados.
d. Os sermões tópicos podem resultar em uma série de sermões com base em um tema bíblico comum (por exemplo, "mordomia" ou "os atributos de Deus"). Nesse caso, o pregador pode optar por expor passagens particulares das Escrituras, cada uma das quais é relevante para o tema da série, mesmo que sejam de livros diferentes da Bíblia. De fato, o pregador pode optar por fazer uma série de bases sobre um tema específico de um livro (por exemplo, a “glória de Deus” de Isaías) - nesse caso, o livro ainda define a agenda, mas nem todas as passagens do livro são expostas.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem