O Templo Restaurado

O Templo Restaurado
Texto: Esdras 3:8-13

Introdução: Os dias de cativeiro na Babilônia para a nação de Israel foram dias tristes. Antes de serem levados para Babilônia para servir 70 anos de cativeiro, a nação havia recebido repetidas advertências dos profetas de Deus. Esses avisos foram ignorados e a punição foi inevitável. Quando o povo de Deus foi levado para longe de sua terra natal em 586 a.C., Nabucodonosor exterminou a cidade de Jerusalém, destruiu o Templo de Salomão e deixou a pátria sagrada deles em ruínas.

Em 538 a.C., o exército persa, liderado por Ciro, o Grande, capturou Babilônia. Uma das primeiras coisas que Ciro fez quando esmagou o império babilônico foi declarar a liberdade a todos os cativos. Ele ordenou a todos os que haviam sido mantidos por Nabucodonosor que voltassem para suas terras e reconstruíssem suas cidades e templos. Os judeus faziam parte daqueles que ele libertara. Ciro também ordenou que todos os tesouros que foram tirados de todos os templos do mundo fossem devolvidos.

O primeiro grupo de judeus a voltar para casa contou com cerca de 50.000. Quando chegaram a Jerusalém, construíram um altar e começaram a oferecer mais uma vez sacrifícios a Deus (Esdras 3:1-7). Agora era chegada a hora de reconstruir o Templo. Era o momento de tirar as ruínas da vida e construir um Templo.

1. O Trabalho (Esdras 3:8-9)

Verso 8 "Ora, no segundo ano da sua vinda à casa de Deus em Jerusalém, no segundo mês, Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesuá, filho de Jozadaque, e os outros seus irmãos, os sacerdotes e os levitas, e todos os que vieram do cativeiro para Jerusalém, deram início à obra e constituíram os levitas da idade de vinte anos para cima, para superintenderem a obra da casa do Senhor”.

Um período de "sete meses" (Esdras 3:6) passou da restauração do altar até o tempo mencionado em Esdras 3:8. O período de preparação para a construção da fundação do templo não começou até "o segundo ano da sua vinda à casa de Deus em Jerusalém". Por que esse atraso de "sete meses" depois que o altar foi construído? Provavelmente foi porque eles tinham que se organizar e proteger os materiais de construção. A madeira (cedro) veio do Líbano e foi transportada ao longo da costa para Jope e depois levada por terra até Jerusalém. Ciro teve que dar sua autoridade para que tudo acontecesse, assim que tudo isso levou tempo.

O "segundo mês" também foi o mesmo mês (maio-junho) quando Salomão começou a construir seu Templo (1 Reis 6:1). É agora a primavera de 535 A.C, e 70 anos se passaram desde que os primeiros cativos foram levados a Babilônia por Nabucodonosor em 605 A.C. A reconstrução do Templo já havia esperado muito tempo, mas agora era chegado a hora.

"Zorobabel" e "Jesuá" são os dois principais homens por trás da construção do Templo. O nome "Zorobabel" significa "semeado em Babilônia". Ele era o neto do rei Joaquim e um descendente do rei Davi. Ele era o governante civil em Jerusalém (Esdras 3:2). O nome "Jesuá" significa "ele é salvo". "Jesuá" é chamado de "Josué" pelo profeta Ageu e Zacarias. Ele é o sumo sacerdote, descendente de Arão e neto de Seraías, o sacerdote que foi morto por Nabucodonosor (2 Reis 26:18-21; 1 Crônicas 6:14; Ageu 1:1). "Jesuá" era a autoridade religiosa em Jerusalém.

Junto com Zorobabel e Jesuá estavam os “remanescentes de seus irmãos, os sacerdotes e os levitas, e todos os que saíram do cativeiro para Jerusalém... ". Esta grande obra de reconstruir o Templo não poderia ser realizada por apenas alguns homens. Um bom líder sabe que não pode fazer a obra do Senhor sozinho. A palavra "e" significa que tanto "Zorobabel" como "Jesuá" uniram-se com "seus irmãos, os sacerdotes e os levitas" e "todos os que vieram do cativeiro para Jerusalém”. Foi por isso que Deus permitiu que eles fossem libertados da Babilônia e voltassem para casa (Esdras 1:3). Este era seu propósito e é a seu crédito que eles trabalharam "juntos".

"Zorobabel" e "Jesuá" não discriminaram aqueles que designaram para ajudá-los na obra. Contudo, era importante que designassem homens maduros, "da idade de vinte anos para cima, para superintenderem a obra da casa do Senhor". Esta idade para os supervisores "levitas" está de acordo com os requisitos de maturidade para os levitas na Palavra de Deus. A palavra "superintender" significa "supervisionar". Se os "levitas" iam "supervisionar" esta grande obra de restauração do Templo, eles deviam ser maduros. A obra do Senhor é importante e não deve ser feia de qualquer maneira em nenhuma geração. Há muita trivialidade e imaturidade hoje na obra do Senhor (1 Timóteo 3:6). Quando as pessoas são colocadas em posições de liderança e autoridade antes de estarem prontas, muitas vezes se torna uma oportunidade para o orgulho. "Zorobabel" e "Jesuá" devem ser elogiados pela nomeação que fizeram.

Verso 9 "Então se levantaram Jesuá com seus filhos e seus irmãos, Cadmiel e seus filhos, os filhos de Judá, como um só homem, para superintenderem os que faziam a obra na casa de Deus; como também os filhos de Henadade, com seus filhos e seus irmãos, os levitas”.

"Jesuá" e "seus filhos e irmãos" ou, sua família, uniram-se com "Cadmiel" e sua família extensa "para superintenderem os que faziam a obra na casa de Deus". Os nomes "Cadmiel", os "filhos de Judá" e "Henadade" não são significativos em si mesmos. A importância de seus nomes é o que eles representam em relação à restauração do Templo. Todos eles trabalharam "juntos" para supervisionar e manter em movimento a obra da casa de Deus. Este é um exemplo de liderança admirável, grande organização e maravilhosa cooperação.

Muito da atividade espiritual hoje se tornou egocêntrica. Ouvimos palavras como "minha igreja" ou "nossos cultos de adoração". Parece haver pouca cooperação na obra do Senhor. Não se trata apenas dos "Jesuá" e dos "levitas" ou dos "filhos de Judá". Trata-se de cada um deles fazendo o que Deus tinha chamado para fazer e cumprir a tarefa em mãos. O apóstolo Paulo dirige-se a este mesmo pensamento em 1 Coríntios 4:7, quando perguntou aos Coríntios: "Pois, quem te diferença? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido? ”. Quem quer que nós somos e qualquer habilidade que nós trazemos para a obra de Deus nos foi dada pelo Senhor.

Pergunta: Quem é você? Qual é o seu lugar na obra do Reino do Senhor? Se a família da igreja fosse convidada a descrever você, eles descreveriam você como alguém que coopera ou quem divide?

2. A Adoração (Esdras 3:10-11)

Verso 10 "Quando os edificadores lançaram os alicerces do templo do Senhor, os sacerdotes trajando suas vestes, apresentaram-se com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem ao Senhor, segundo a ordem de Davi, rei de Israel”.

"Quando os edificadores lançaram os alicerces do templo do Senhor", significa que quando a fundação foi concluída os trabalhadores e as pessoas pararam para comemorar! As pessoas respondem e reagem ao trabalho de Deus de uma maneira ou de outra. Neste caso, os "sacerdotes" vestiram "o seu vestuário" e tomaram suas "trombetas" na mão. Eles estavam prontos para celebrar e adorar. Os "levitas" tinham seus "címbalos" e estavam prontos "para louvarem ao Senhor". O louvor seguiu a mesma fórmula de adoração que foi estabelecida por Davi quando trouxe a Arca da Aliança para Jerusalém (1 Crônicas 16). Esse é o significado das palavras "segundo a ordem de Davi". Esta é também a mesma fórmula de adoração que Salomão seguiu quando colocou a Arca no primeiro Templo (2 Crônicas 5:12-14). Portanto, havia um padrão ou conjunto de precedências que os líderes e as pessoas estavam seguindo.

Embora a "ordem de Davi" tenha sido seguida, a adoração e a celebração que aconteceu nesta ocasião ficaram aquém do modo como o povo adorava nos dias de Davi. Não havia saltérios ou harpas, que eram uma parte essencial do sistema de Davi. A ausência destes instrumentos particulares e da habilidade musical dos levitas pode ser porque a habilidade musical deles tinha diminuído durante os dias de cativeiro. Nossa adoração hoje declinou. É mais barulho, mais luzes, movimento, emoção e muitas outras coisas dramáticas conectadas à carne, mas falta muito "da ordem de Davi". Há pouco conhecimento sobre o que é a adoração bíblica e a tradição tem muito peso na determinação de como os homens respondem a Deus. Como mencionado no sermão da semana passada de Esdras 3:2, a adoração deve ser "como está escrito na lei de Moisés, o homem de Deus". Deus só aceita a adoração bíblica!

Nota: O que está acontecendo aqui no versículo 10 é um lembrete para nós de que a adoração presente nunca deve ser desconectada da adoração passada quando ambas são bíblicas. A metodologia na adoração é um divisor de congregações hoje e que não deveria ser o caso. Se o retorno do povo de Deus tinha algo para celebrar quando os alicerces do Templo foram lançados, quanto mais temos de celebrar hoje como crentes nascidos de novo?

Verso 11 "E cantavam a revezes, louvando ao Senhor e dando-lhe graças com estas palavras: Porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre sobre Israel. E todo o povo levantou grande brado, quando louvaram ao Senhor, por se terem lançado os alicerces da casa do Senhor"

"Revezes" significa "responder, replicar, testemunhar, falar, gritar". As pessoas cantavam responsivamente. É possível que um grupo de pessoas cantasse: "Louvado seja o Senhor, porque ele é bom", e outro grupo respondia com cântico: "Porque a sua misericórdia dura para sempre". O canto teria sido muito parecido com a leitura responsiva da Bíblia, onde o pastor lê um verso e, em seguida, a congregação responde lendo um versículo. Os levitas do tempo do rei Salomão cantaram da mesma maneira como registrado em 2 Crônicas 5:13-14, "quando os trombeteiros e os cantores estavam acordes em fazerem ouvir uma só voz, louvando ao Senhor e dando-lhe graças, e quando levantavam a voz com trombetas, e címbalos, e outros instrumentos de música, e louvavam ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre; então se encheu duma nuvem a casa, a saber, a casa do Senhor, de modo que os sacerdotes não podiam ter-se em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus".

"E todo o povo levantou grande brado, quando louvaram ao Senhor, por se terem lançado os alicerces da casa do Senhor". O "Brado" tem sido normalmente praticado pelo mundo nos tempos antigos e modernos para celebrar alegria e regozijo. Entretanto, há uma diferença em "bradar" para a glória de Deus e bradar em eventos mundanos. O problema hoje é que as expressões verbais de alegria do povo de Deus não são muito diferentes do mundo. O mundo aplaude os homens e a igreja seguiu o exemplo do mundo. As respostas verbais que se concentram no que está acontecendo na frente de você em vez do Senhor acima de você não são uma resposta bíblica. Aplaudir uma equipe de louvor, um pregador, um cantor ou um artista não é o que está acontecendo em Esdras 3:11. O salmista nos ajuda a compreender o que está acontecendo quando escreveu: "Tributai ao Senhor, ó filhos dos poderosos, tributai ao Senhor glória e força. Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; adorai o Senhor vestidos de trajes santos" (Salmo 29:1-2).

Nota: Há momentos em que é apropriado reconhecer as realizações das pessoas. Mas nunca é apropriado responder a Deus da mesma maneira como respondemos ao homem.

"Bradar" é uma resposta apropriada à obra de Deus hoje? Sim. Mas não se esqueça de confundir emoções carnal incontroláveis com uma resposta bíblica adequada à presença de Deus. Há evidências claras de que o povo de Deus respondeu com "brados" ao Seu trabalho. Quando a arca da aliança foi levada para o arraial de Israel, perto de Afeque, "todo o Israel clamou com grande grito" (I Samuel 4:5). Quando Davi trouxe solenemente a arca de Quiriate-jearim para Jerusalém, houve "gritos" (2 Samuel 6:15). Gritos aparecem também nos Salmos (Salmo 47:5) e em Zacarias 4:7 em conexão com a obra de Deus entre Seu povo. É sempre indicativo de alegria religiosa. O povo do dia de Esdras "levantou grande brado" por "se terem lançado os alicerces da casa do Senhor". Se você gosta de "gritar", você deve saber por que você está gritando!

3. O Choro (Esdras 3:12-13)

Verso 12-13 "Muitos, porém, dos sacerdotes e dos levitas, e dos chefes das casas paternas, os idosos que tinham visto a primeira casa, choraram em altas vozes quando, a sua vista, foi lançado o fundamento desta casa; também muitos gritaram de júbilo; de maneira que não podia o povo distinguir as vozes do júbilo das vozes do choro do povo; porque o povo bradava em tão altas vozes que o som se ouvia de mui longe".

Esdras 3 fecha com uma cena estranha. De repente, no meio de todos os "brados" vitoriosos, havia alguns que "choravam em alta voz". Alguns sugerem que o "choro" dos "homens idosos" era a maneira de expressar alegria. Mas isso não parece ser o caso. A palavra hebraica para "chorar" e "pranto" é mais frequentemente usada para expressar tristeza. As profecias de Ageu e Zacarias sugerem também que o "choro" se deu devido à tristeza (Ageu 2:3, Zacarias 4:10).

Os "idosos", formados pelos "sacerdotes e dos levitas, e dos chefes das casas paternas" tinham talvez 70 anos de idade ou mais. Mesmo que o período de cativeiro começou em 605 a.C., o Templo de Salomão não foi destruído até 586 a.C. É agora 535 a.C., uns cinquenta e um anos mais tarde. Alguns desses homens ainda estavam vivos e tinham visto o Templo de Salomão antes de ser destruído. Para estes homens, o pequeno fundamento que foi construído não era nada comparado com a glória do Templo de Salomão. Essa era a causa do "choro". E até certo ponto o "choro" deles é compreensível. Eles estavam mostrando honestamente seus verdadeiros sentimentos.

Havia um período de dezesseis anos em que a construção do Templo teria sido suspensa. Quando a reconstrução recomeçou, Ageu se dirigiu ao problema dos "idosos" que choraram (Ageu 2:1-9). Suas palavras foram um incentivo para que Zorobabel e Jesuá continuassem trabalhando. Eles não deveriam parar de trabalhar no Templo, embora alguns pensassem que não era tão valioso quanto o primeiro Templo. Apesar da reação mista, o "o som se ouvia de mui longe". O ponto é que nossa reação ao trabalho do Senhor tem efeitos de longo alcance. Devemos sempre ser honestos sobre a nossa resposta ao trabalho de Deus, mas devemos sempre entender que os outros estão olhando.

Conclusão: Há várias lições importantes a aprender com o relato de Esdras sobre a construção da fundação do Templo. Precisamos ter cuidado com nossa atitude em relação às coisas que Deus nos chamou a fazer.

Às vezes somos tentados a pensar que estamos desperdiçando nosso tempo em coisas que não parecem muito importantes ou tão produtivas como eram há anos. Talvez você seja um pai solteiro e você lamenta que você não pode fazer todos os tipos de coisas que você gostaria de fazer, porque você tem que ficar em casa com seus filhos, enquanto as famílias de pais e mães parecem realizar muito mais. Talvez sua classe da Escola Dominical seja pequena e você sente vontade de chorar em vez de gritar quando pensa em classes maiores. Talvez você esteja em um relacionamento problemático ou situação de trabalho difícil e você quer saber por que você desperdiça seu tempo com essas pessoas sem esperança.

A restauração do Templo foi uma grande empreitada. Todos os que contribuíram devem ser elogiados por sua visão e trabalho. É compreensível que a geração mais velha com suas memórias do Templo de Salomão ficaria um pouco desapontada com a nova fundação mais pequena. Também é compreensível que a geração mais jovem, alguns dos que nunca pareciam o glorioso templo de Salomão, estariam tão excitados que gritaram.

Há espaço para gritos e choro na obra de Deus. Aqueles de nós que se lembram de dias em que a igreja estava unida, cheia do poder de Deus e alcançando um mundo perdido, não podem deixar de ficar entristecidos pelo clima espiritual desta hora. Aqueles que acabaram de ser introduzidos para a graça salvadora de Deus estão entusiasmados com uma nova vida e não podem deixar de se alegrar com a vida que agora têm em Cristo. De alguma forma, na sabedoria e no plano de Deus, Ele pode tomar os gritos alegres e os patriarcas chorosos e obter glória para Si mesmo.

Amém.
Postagem Anterior Próxima Postagem