Escolhendo o Caminho do Socorro de Deus

Escolhendo o Caminho do Socorro de Deus
Texto: Salmo 119:173

“Que a tua mão venha me socorrer, pois escolhi os teus preceitos” (NAA)
"Esteja pronta a tua mão para me socorrer, pois escolhi os teus preceitos" (NVI).
"Deixai a tua mão me socorrer, pois eu escolhi os teus preceitos" (KJV).
"Com tua mão vem ajudar-me, pois escolhi os teus preceitos" (NVI).
"Ó Deus, que a tua mão esteja sempre pronta para me ajudar, pois sigo os teus mandamentos" (NTLH).
"Venha a tua mão socorrer-me, pois escolhi os teus preceitos" (ARC).

Introdução: Nossa cultura prospera nas escolhas. As escolhas que uma loja disponibiliza aos seus clientes se tornam um dos seus maiores pontos de venda. A publicidade de automóveis faz grande uso da palavra "opções". A "escolha" se tornou algo que tem valor por si só - independentemente de quais possam ser as consequências dessa escolha.

Maria de Betânia fez uma escolha. Ela escolheu sentar-se aos pés de Jesus e ouvi-lo ensinar, em vez de ajudar na cozinha - uma escolha à qual sua irmã Marta se opunha. Mas Jesus disse a Marta: "Maria escolheu a melhor parte ..." (Lucas 10:42). As escolhas não são neutras. As consequências a que elas levam irão provar que essa escolhas são sábias ou tolas, boas ou ruins.

O salmista neste versículo declara uma escolha que ele fez. Ele escolheu os preceitos de Deus. E a expectativa confiante que ele tem como resultado dessa escolha - que a mão de Deus se tornaria seu socorro - prova que ele fez a escolha sábia e boa.

I. O Desejo Confiante do Salmista Pelo Socorro de Deus:

"Venha a tua mão socorrer-me..."

A. A "mão" de Deus em direção a um dos santos é um símbolo de várias coisas cruciais em um período de provação. Por exemplo, é um símbolo ...
1. Da transmissão da força de Deus (Gênesis 49:24).
2. Da possessividade de Deus (Isaías 49:6).
3. Da promessa de Deus de proteger (Isaías 62:8).
4. Do poder de Deus como defensor (Êxodo 15:6; Salmo 17:7).
5. Da orientação de Deus (Salmo 139:10).
6. Do apoio e ajuda de Deus (Salmo 73:23; Isaías 41:13).
B. Não há promessa maior que possamos ter em um período de provação do que Deus será nosso socorro e ajudador (Isaías 41:10). Nada pode prejudicar o homem ou a mulher a quem Deus ajuda (Isaías 50:9; Hebreus 13:6). O desejo expresso do salmista é que a ajuda de Deus, simbolizada por Sua mão, se tornaria sua.

II. A Escolha do Salmista Que Torna Este Desejo Possível:

"... pois escolhi os teus preceitos"

A. Os preceitos de Deus são Seus mandamentos e instruções específicas para situações particulares. O salmista não apenas os conhece, mas os escolheu acima de outras opções. Cinco coisas estão implícitas nessa escolha:
1. Deliberação (Lucas 14:25-33).
2. Preferência (Filipenses 3:7-11).
3. Inclinação (Lucas 10:38-42).
4. Resolução (Rute 1:16-17).
5. Contentamento (Salmo 16:5-8).
B. Ele vê essa escolha como a razão pela qual ele pode confiar e esperar com confiança a mão amiga de Deus em sua vida. Os preceitos de Deus são como a mão de socorro e ajuda de Deus estendida a nós; e cada vez que os escolhemos; escolhemos o socorro de Deus.

Conclusão: Escolhas. Fazemos centenas delas todos os dias. Desde o momento em que o despertador toca de manhã até fecharmos os olhos à noite, somos confrontados com inúmeras decisões - algumas minúsculas e outras que mudam a vida.

Antes de qualquer escolha de vida que fazemos sobre relacionamentos, emprego, saúde ou um caminho específico a seguir, precisamos da sabedoria de Deus, portanto, escolha os preceitos de Deus. Não ousemos tomar uma decisão sem ele.

Pr. Aldenir Araújo


Gostou? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postagem Anterior Próxima Postagem