A Páscoa e os Lombos Cingidos
Texto: Êxodo 12:11; 1 Pedro 1:13; Efésios 6:14

Introdução: Esta preparação para a Páscoa quase parece menor em comparação com as outras coisas. Eles deveriam estar com os "lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão" quando comessem a refeição da Páscoa. Parece um pedido estranho até você entender a dinâmica por trás dele.

As túnicas longas e esvoaçantes eram atraentes e práticos. Elas eram ótimas para eventos sociais ou para relaxar em casa, mas eram um incômodo quando você tinha que trabalhar ou lutar! A única maneira de trabalhar ou lutar sem tropeçar na túnica era removê-la ou amarrá-la na cintura. Se você estivesse se mudando de um lugar para outro sem perspectiva de retornar, nunca a removeria, apenas a amarrava na cintura.

Qual é o ponto? Para eliminar as pontas soltas para que não tropeçassem na túnica durante a fuga da escravidão! Estarem prontos para se mover quando o êxodo acontecesse. Seria horrível se eles não conseguissem se mover rápido o suficiente para escapar, os egípcios poderiam facilmente escravizá-los novamente se fossem lentos o suficiente durante a fuga.

Embora aparentemente sem importância na superfície, pedir-lhes que cingissem os lombos, colocassem os sapatos nos pés, e o cajado na mão eram coisas simples, mas essas coisas eram de grande importância para fazer uma fuga limpa. Muitas vezes, são as coisas simples que Deus usa para nos ajudar a escapar da escravidão. Com demasiada frequência complicamos a fuga por muitas pontas soltas.

A maioria dos cristãos são enganados por coisas simples, não grandes. As ideias ou coisas simples são geralmente as mais poderosas.

A Bíblia nos ensina a importância de não ficarmos presos com tantas pontas soltas que nem conseguimos andar bem ... "cingir nossos lombos" significa remover os obstáculos que podem nos fazer tropeçar, escapar da escravidão do pecado para nós podemos andar com Deus.

I. Autocontrole. Êxodo 12:11; 1 Pedro 1:13

A. As Prioridades. Êxodo 12:11
1. A maioria das refeições é feita sentando-se e relaxando, mas na noite da Páscoa Deus instrui Israel a fazer a refeição, apressadamente, com as túnicas presas na cintura, as sandálias nos pés e o cajado nas mãos ... e comer rapidamente, pronto para se mover!
a. As vestes normais e longas eram geralmente ornamentais e projetadas para serem práticas e bonitas. Elas eram "roupas exteriores" embora e não absolutamente necessárias.
b. Elas eram boas apenas para relaxar, mas poderiam criar um enorme problema ao trabalhar ou lutar ... elas facilmente atrapalhavam quando a pessoa precisava estar ativa.
c. Este era o ponto de Deus, ele queria que Israel as amarasse no cintura, porque a prioridade era escapar, não parecer bem!
2. Essa era uma questão de prioridade ... eles deveriam pensar em fugir da escravidão, não em se vestir para impressionar os outros.
a. Em um ambiente descontraído, as vestes ficavam soltas e penduradas, mas não aqui ... elas deveriam ser amarradas para que pudessem se mover rapidamente sem tropeçar nas vestes ... a prioridade era sair!
b. Normalmente, suas sandálias eram removidas em casa, mas não aqui, a prioridade era fugir da escravidão, então elas deveriam mantê-las.
c. Seus cajados normalmente eram colocados em um canto da casa, mas agora não, eles deveriam estar em suas mãos ... eles estariam viajando em breve.
3. Tudo o que eles fizeram aqui foi falar da prioridade de deixar o cativeiro ... então apenas as coisas que ajudaram esse processo eram importantes.
a. O mesmo acontece conosco, quando Deus nos chama para fora da escravidão do pecado, devemos priorizar nossa vida de tal maneira que as coisas que não nos ajudam a escapar sejam eliminadas ou colocadas em seu devido lugar.
b. Aqui não poderia haver compromisso com essas pequenas coisas ... ou poderia atrasá-los o suficiente para impedir sua fuga!
c. Existem coisas que o impedem de escapar da escravidão dos pecados em sua vida?
4. Devemos ter cuidado para ver claramente o que é importante, o fracasso pode fazer a diferença entre tropeçar e fazer uma fuga limpa!
5. A obediência a esses pedidos simples indicaria o nível de fé e compromisso com Deus e a saída do Egito.
a. Se eles levassem a sério a promessa de Deus de libertá-los, entenderiam o chamado para priorizar e seguir as diretrizes.
b. Cingir os lombos, usar as sandálias nos pés e segurar o cajado nas mãos enquanto comiam indicava que tinham fé em que Deus agiria em sua libertação.
6. Obedecemos a Deus nas coisas simples que sabemos que Ele nos chama como evidência de que levamos a sério Sua promessa de nos libertar da escravidão do pecado?

B. Estar Preparado. 1 Pedro 1:13
1. O chamado das Escrituras é preparar nossas vidas para a ação ... isto é realmente o que Deus lhes estava pedindo ... estar preparado para a ação!
a. Deve haver evidências reais de que estamos preparados para a ação ... examinar quais são nossas prioridades fornece uma evidência clara do que estamos preparados.
b. Pessoas espirituais devem refletir prioridades de natureza espiritual!
2. Esta não é uma questão de emoções cegas no trabalho, de fato, como Pedro diz neste versículo "cingindo os lombos do vosso entendimento..."
a. O que Pedro quer dizer? A mesma coisa que Moisés quis dizer em Êxodo ... priorize sua vida - AUTO-CONTROLE, esteja pronto.
b. Nosso pensamento deve ser organizado eliminando as pontas soltas ... precisamos ser claros em nosso pensamento, focados em Cristo.
3. Assim como Deus queria que os israelitas estivessem preparados para partir, Deus também quer que estejamos preparados para deixar para trás nossa escravidão pecaminosa.
a. Muitas vezes, como cristãos, vivemos mais por nossas emoções do que por nosso pensamento disciplinado!
b. Precisamos disciplinar nossas vidas para que façamos o que é certo, se queremos ou não!
4. O segredo para uma fuga bem-sucedida tem muito a ver com bons preparativos!
a. Se Israel não seguisse as diretrizes de Deus aqui, se eles escolhessem relaxar e comer sua refeição como sempre fizeram antes, teriam encontrado um Egito que rapidamente mudou de ideia e foi atrás dela novamente ... e com uma partida lenta, Israel teria sido um alvo fácil para voltar novamente.
b. Isso ainda é verdade, é de vital importância que, quando deixarmos para trás a escravidão do pecado, nos preparemos para afastá-lo rápido e completamente ... para que não nos alcance novamente e nos atraia de volta.
5. A ideia de comer com a túnica amarrada, sandálias nos pés e o cajado em suas mãos deve tê-los deixado apreendidos ... mas era melhor temer a Deus e obedecer e encontrar libertação do que ter medo do Egito.

II. Estabilidade. Êxodo 12:11; Efésios 6:14

A. Poder. Êxodo 12:11
1. O objetivo de pedir a Israel que coma preparado dessa maneira era colocá-los em uma posição de poder, e não de fraqueza.
a. Com pressa, seria fácil tropeçar em uma túnica comprida ou machucar os pés tentando escapar rapidamente de uma casa escura, e ficar sem o cajado de pastor no deserto seria um desastre para seus rebanhos e manadas.
b. Ao estarem preparados PRIMEIRO, eles estariam capacitados no momento da necessidade.
2. Nós também devemos manter nossas vidas espiritualmente preparadas para não sermos pegos de surpresa ou lidarmos com as coisas de uma resposta estritamente emocional.
a. A estabilidade vem de estarmos preparados antes da crise.
b. Disciplinar-nos com todos os pequenos princípios importantes do discipulado pode ser fundamental para uma caminhada bem-sucedida com Deus durante uma crise.
3. Frequentemente deixamos de ver essas pequenas questões de disciplina como importantes, deixamos de acreditar que todas essas "pequenas coisas" podem ser tão eficazes.
a. Essas "pequenas coisas" que Deus disse a Israel para fazer na noite de Páscoa poderiam fazer a diferença em sua liberdade!
b. Elas não poderiam ser descartadas como sem importância!
c. Também não devemos deixar de lado as coisas simples do cristianismo, as coisas básicas que realmente nos preparam para lidar com as dificuldades da vida.
4. Se eles não obedecessem a essas coisas menores, eles não obedeceriam a Deus nas coisas maiores.
5. E em nossas vidas, somos obedientes às coisas simples ou básicas da Palavra de Deus?
a. Essas são as coisas que dão poder à nossa fuga da escravidão do pecado.
b. Esses primeiros passos de fé com pequenas coisas nos ensinam a confiar em Deus durante os momentos de crise.

B. Pureza. Efésios 6:14
1. Paulo fala dos lombos cingidos como integridade: "Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade..."
a. A função simples de "cingir" era manter tudo junto o que o soldado usava na batalha ... .
b. Estava escondida - mas sua presença era facilmente vista por ela funcionar.
2. A obediência de Israel em cingir seus lombos e, assim, estar prontos para a jornada era um ato de pura fé ... evidência de sua convicção de que Deus estava dizendo a verdade sobre libertá-los.
a. Deve ter parecido bobagem comer uma refeição com os lombos cingidos, sandálias e o cajado na mão ... esse era o oposto de como alguém normalmente faria uma refeição.
b. A única razão para fazê-lo foi porque eles realmente acreditavam que Deus os libertaria exatamente como Ele disse, rapidamente e com mão poderosa.
c. Eles não se importavam com o quão tolo deveria parecer comer dessa maneira, eles apenas se importavam com o poder de Deus trabalhando através deles.
3. Para os soldados romanos, o cinto era o primeiro item colocado, tudo o mais dependia dele literalmente!
a. E isso ainda é verdade ... Paulo diz que o cinto é o cinto da verdade (que significa integridade, uma vez que a "espada do Espírito" é a "verdade" da Palavra de Deus)
b. Isso se tornou fundamental para todo o resto.
4. Para Israel ignorar os comandos simples encontrados no Êxodo 12:11 significava a probabilidade de eles não escaparem de seus cativos por muito tempo.
a. Quem jamais pensaria que coisas tão simples poderiam ser tão importantes?
b. Isso ainda é verdade hoje em dia, quem jamais pensaria que coisas tão simples de obediência à Palavra de Deus podem ter um efeito tão grande no sucesso de viver a vida cristã ... mas tem!
c. Se você estiver relaxado na presença do inimigo, provavelmente também será mantido em cativeiro por ele!
5. Você quer escapar da escravidão do pecado em sua vida?
a. Você se preparou para escapar?
b. Você eliminou todas as pontas soltas que podem fazer você tropeçar na sua caminhada com Deus?
c. Viver uma vida cristã bem-sucedida não é apenas o que Deus faz, é também o que fazemos!

Conclusão: Moisés é instruído a dizer a Israel para cingir os lobos, colocar sandálias nos pés e um cajado na mão como preparação para a Páscoa - porquê? Túnicas longas e esvoaçantes pareciam ótimas, mas podiam facilmente atrapalhar quando precisavam sair com pressa, de modo que deveriam eliminar todas as "pontas soltas" para que sua jornada não fosse prejudicada pelas vestes desnecessárias. A mensagem é - Mantenhamos nossas vidas organizadas com coisas de baixa prioridade quando precisarmos lidar com o inimigo.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Gostou? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.