A Páscoa e O Cordeiro Assado

Texto: Êxodo 12:1-13

Introdução: Após 430 anos de escravidão, Israel estava cansado e quase sem esperança. Sonhos de liberdade e fecundidade pareciam impossíveis. Eles clamaram a Deus por ajuda e Deus os ouviu. No entanto, eles nunca poderiam ter sonhado com o método que Deus usaria para libertá-los do poderoso Egito ... Deus usou um CORDEIRO ASSADO!

Toda a humanidade caiu em pecado, o poder do mal neste mundo é real e a história está cheia de histórias do mal. O mundo frequentemente clama a Deus por ajuda e libertação, e Deus ouviu ... de fato, Deus tinha um plano para salvar a humanidade mesmo antes de Adão e Eva pecarem no jardim do Éden ... e o plano era um "cordeiro" muito especial - o "Cordeiro de Deus", que é Cristo Jesus.

Jesus Cristo mudou toda a história humana. Ele pode mudar toda a humanidade. Ele é o "cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (João 1:29). Quando Cristo entra em nosso coração, tudo muda!

A libertação para os judeus começou com um cordeiro ... e ainda acontece hoje!

A Bíblia nos ensina que a libertação do pecado vem através do cordeiro de Deus, Jesus Cristo. Nada mais pode libertar a humanidade das garras do pecado, somente o sangue do cordeiro.

I. O Sacrifício Fornecido. V. 1-6

A. A Escravidão. V. 1-2
1. 430 anos de escravidão despojaram Israel de qualquer esperança de libertação por seu próprio poder!
a. O pecado é uma escravidão que não pode ser quebrada através de uma melhor educação ou uma melhor renda.
b. Israel estava clamando a Deus por ajuda ... um bom lugar para começar!
c. Deus sempre ouvirá o clamor dos necessitados.
2. Embora Israel já pertencesse a Deus, eles também pertenciam ao Egito, que os mantinha em cativeiro.
a. Eles descobriram o preço horrível da escravidão.
b. Eles precisavam de um salvador ... todos nós precisamos!
3. Deus estava prestes a libertá-los, Ele tem um plano ... e para Israel isso significaria a liberdade pela qual ansiavam ... e tudo seria novo!
a. Observe no texto que Deus lhes diz que a partir de AGORA será um novo ano: o primeiro mês, o primeiro dia de um novo ano!
b. O velho se foi, a partir de então tudo seria novo para Israel, porque Deus estava comprando a libertação deles do cativeiro ... Ele tem um plano e isso envolverá um cordeiro sacrificial.
4. Um relacionamento com Jesus Cristo tornará tudo em sua vida novo, é um novo ponto de partida, de libertação do pecado, da libertação da escravidão do pecado.

B. O Sacrifício. V. 3-5
1. Moisés e Arão dizem alegremente a Israel que em breve estarão livres, que tudo é novo para eles agora.
2. Qual é o plano?
a. Diga a cada israelita que consiga um cordeiro, um para cada casa.
b. Que tipo de plano militar para deixar o Egito é esse?
c. Deus não luta com o mundo com armas militares, Ele muda os corações e quando as pessoas são mudadas, o mundo é mudado.
3. Se a família deles fosse pequena demais para consumir um cordeiro inteiro, eles deveriam convidar seus vizinhos a se unirem a eles na festa do cordeiro de Deus!
a. O cordeiro de Deus encontrado em Cristo é tão grande que é suficiente para o mundo inteiro, estamos compartilhando esse cordeiro com os outros?
b. Nenhum israelita deveria ignorar a ordem de sacrificar e consumir o cordeiro de Deus ... aqueles que falhassem seriam mortos pelo anjo da morte quando ele passasse a noite escura no Egito.
4. O preço da liberdade deles envolveria um sacrifício de sangue ... isso foi verdade conosco e Cristo, Jesus morreu para nos libertar do pecado.
5. Eles não poderiam continuar esperando a libertação, a menos que houvesse um sacrifício; não havia outro caminho.
6. O sacrifício do cordeiro tinha que ser um cordeiro sem nenhum defeito!
a. Verdadeiramente, esta é uma figura do futuro cordeiro de Deus encontrado em Jesus Cristo, sem pecado.
b. Um sacrifício perfeito e inocente era necessário para pagar o preço dos pecados de Israel, para que Deus pudesse livrá-los do anjo da morte ... e isso ainda é verdade, e é encontrado no sacrifício perfeito de Jesus Cristo.
c. Em Cristo, temos a vida eterna.

C. O Substituto. V. 6
1. No crepúsculo da tarde, o cordeiro de Deus deveria ser morto no lugar de suas próprias vidas.
a. O pecado traz trevas ... e morte espiritual.
b. Somente um sacrifício poderia salvá-los, uma vida substituída por suas vidas.
2. Esta é a mensagem da cruz de Jesus Cristo. Ele se substituiu pelo nosso lugar na cruz. Ele levou nossos pecados, pagou o preço para nos libertar. Ele é o nosso cordeiro sacrificial que nos permite deixar para trás a escravidão do Egito e entrar na terra da promessa.
3. Não havia como escapar do preço da rebelião, era a morte ... mas para Israel seria um cordeiro perfeito inocente que pagaria o preço ... uma imagem clara do futuro Cordeiro de Deus que removeria o pecado do mundo. .
4. Não havia como escapar da escravidão sem o cordeiro sacrificial!
5. O Egito nunca poderia imaginar que um povo escravizado e empobrecido como Israel pudesse conquistar sua poderosa força militar através do sacrifício de um cordeiro!
a. Satanás nunca poderia ter imaginado que a morte de Cristo em uma cruz destruiria seu poder sobre a humanidade ... certamente Satanás pensou que ele havia vencido o dia em que Cristo morreu em uma cruz, mas foi precisamente este cordeiro sacrificial que destruiu Satanás e o poder do pecado.
b. O Egito foi destruído pelo cordeiro de Deus!
c. Enquanto o Egito proibiu Israel de ter armas como escravos ou qualquer outra coisa que Israel pudesse usar para conquistar o Egito, eles não sabiam que uma coisa que poderia libertar Israel era um simples cordeiro que Israel possuía em abundância.
d. Deus já havia dado a Israel o que eles precisavam para libertação ... e isso ainda é verdade hoje!

II. O Poder do Salvador. V. 7-13

A. A Segurança. V. 7-12
1. As instruções para que Israel fosse poupado da passagem do anjo da morte eram claras: "Tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambos os umbrais e na verga da porta, nas casas..."
a. Ironicamente, isso forma o desenho de uma CRUZ!
b. Não era suficiente matar o cordeiro, o sangue tinha que ser aplicado para que fossem poupados!
c. Não basta acreditar que Deus existe, devemos aplicar o sangue do cordeiro para que sejamos salvos!
2. O sangue deveria ser o sinal que afastaria o anjo da morte daquele lar.
a. Embora Israel tivesse circuncidado seus filhos como sinal da aliança ... de pertencer a Deus, não foi suficiente para salvá-los!
b. Somente se o sangue do cordeiro fosse aplicado, eles seriam poupados, não porque tivessem sido circuncidados!
c. Não é o batismo que nos salva, é apenas um sinal para o mundo de que pertencemos a Deus; é SOMENTE a aplicação do sangue do cordeiro que nos salva de nossos pecados!
1). O batismo quando criança ou como adulto não perdoa nossos pecados; somos batizados para MOSTRAR que aplicamos o sangue do cordeiro na entrada de nosso coração.
2). O ladrão da cruz não teve oportunidade de ser batizado, mas ele teve o sangue do cordeiro aplicado em seu coração quando pediu a Cristo que se lembrasse dele ... e ele foi salvo.
3. O anjo da morte destruiria o filho primogênito em todos os lares, egípcio ou israelitas, se eles deixassem de aplicar o sangue - a presença do sangue era a evidência de que já havia sido realizado um sacrifício adequado da morte, para que o anjo da morte pudesse simplesmente "passar por cima" daquela casa.
a. Algumas pessoas não gostam de cristãos falando sobre o sangue de Cristo ... mas é o sangue derramado no Calvário que é a prova de um sacrifício adequado pelos nossos pecados.
b. A presença do sangue de Cristo é a prova de que poderíamos ser redimidos.
4. Duas coisas tiveram que acontecer para sua liberdade:
a. O sangue ser aplicado à entrada de suas casas.
b. Eles tiveram que consumir o cordeiro completamente! Eles não podiam deixar nada do cordeiro como desperdício ... se não pudessem consumir cada pedaço dele, ele teria que ser queimado pelo fogo para que nada fosse deixado como lixo.
5. Não podemos participar apenas parcialmente de Cristo, Deus não tem um relacionamento casual com ninguém ... precisamos tomá-lo completamente em nossas vidas.
6. Eles deviam aplicar o sangue, participar completamente do cordeiro ... e depois se vestir para estarem prontos para sair às pressas!
a. Quando o cordeiro de Deus entrar em suas vidas e o sangue for aplicado, a libertação será rápida!
b. Quando aceitamos a Cristo como nosso Senhor e salvador, a libertação é rápida, é imediata, somos perdoados e libertados!

B. A Suficiência! V. 13
1. O sangue seria suficiente para salvar todo israelita do anjo da morte ... nada mais seria suficiente!
a. Não há nada neste mundo que possa purificar seus pecados, apenas o sangue do cordeiro!
b. Não há mais nada disponível que possa lhe dar um lugar no céu, somente o cordeiro de Deus - Cristo - pode lhe dar a vida eterna.
c. O primeiro filho de Faraó morreu naquela noite, embora o primeiro filho de Faraó fosse considerado um "deus", assim como Faraó.
d. Judeus e egípcios perderam seus filhos primogênitos se não aplicassem o sangue e aceitassem o sacrifício do cordeiro ... e a verdade é que todo ser humano se perderá em pecado e não conseguirá encontrar o céu se não aceitar o sacrifício de Deus encontrado em Cristo!
1). Não é a religião que o salvará.
2). Não é a associação a Igreja que o salvará.
3). Não é o batismo que o salvará.
4). Não é a educação que o salvará.
5). Não é a tecnologia que salvará você.
6). SOMENTE o Cordeiro de Deus pode salvá-lo, e somente quando você O tomar para a sua vida e aplicar o sangue do Seu sacrifício, você encontrará a vida eterna!
2. O pecado exigia um preço ... o preço da morte ... exigia um cordeiro perfeito e imaculado, e só houve UM! "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16)
3. O próprio Deus pagou a penalidade por nós, para que pudéssemos viver livres da penalidade e poder do pecado.
4. O preço horrível do pecado foi pago, Deus pagou o próprio preço em Cristo como o "cordeiro de Deus" - Deus levou nossos pecados, sofreu nossa penalidade e comprou nossa liberdade do pecado.
a. A única questão agora é "você aplicou o sangue do cordeiro à sua vida?"
b. Você conhece a liberdade do pecado que vem através de Cristo Jesus?
c. Por que você não aceita o sacrifício de Deus, o que você acha que pode ganhar se permanecer na escravidão para pecar?
d. Cristo aceitará todos aqueles que invocarem o seu nome.

Conclusão: Após 430 anos de escravidão, Israel não tinha como se libertar ... somente Deus poderia salvá-los. Eles não tinham nada com que se libertar, então Deus providenciou um cordeiro - sim, um cordeiro seria a provisão de Deus para vida e liberdade. Jesus Cristo é chamado "o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". (João 1:29). Você já recebeu o cordeiro de Deus ou ainda é escravo do pecado?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem